Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-09"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da saúde vocal de professores que atuam numa Faculdade Particular na Cidade de Imperatriz – MA.Publication . Melo, Conceição de Maria Aguiar Costa; Faria, Cristina Adriana ToscanoA voz é a ferramenta mais imediata e eficaz de comunicação que, sendo única e específica para cada indivíduo, assume um padrão próprio, inerente a cada ser humano. As definições de voz podem ser inúmeras e a sua produção está relacionada com fatores biológicos e genéticos, mas também culturais e psicossociais. Além disso, a personalidade, o estado emocional e a forma de expressar as emoções também difereciam a voz. A maioria dos docentes não possui conhecimentos sobre cuidados vocais e a voz é o seu instrumento de trabalho, sendo necessário intervir e consciencializá-los sobre a importância desses cuidados. Objetivos: Identificar possíveis sinais e sintomas vocais apresentados pelos professores; identificar fatores relacionados com os efeitos do mau uso da voz em sala de aula; Orientar os professores quanto aos cuidados vocais. Metodologia: Os dados foram analisados através da aplicação de questionários (questionário de informação inicial e final, QVV e gravação da voz (VoxMetria). Após essa análise, interveio-se através de palestras e workshops e realizaram-se sessões téorico-práticas com o grupo de docentes. Resultados: Percebeu-se melhora quanto aos sintomas e comportamentos vocais apresentados (fadiga, secura, voz fraca, rouquidão e dor ao falar), assim como melhoria nos comportamentos vocais saudáveis. Conclusão: as intervenções realizadas tiveram efeito positivo na saúde vocal desses indivíduos, bem como na melhora na qualidade de vida dos mesmos.
- Kit pedagógico de saúde mental : implementação e avaliação de uma ferramenta educacional sob o ponto de vista do professorPublication . Ramos, Daniel Lopes; Amaral, Ana PaulaA escola é um espaço com grande potencial para se implementarem medidas promotoras de saúde, pois as crianças e os jovens vivenciam uma etapa de desenvolvimento propicia a novas aprendizagens e grande parte do tempo do seu dia é passado no ambiente escolar. O movimento da Psicologia positiva tem desenvolvido e consolidado um conjunto de conhecimentos e práticas que podem ser utilizados por instituições de ensino na promoção da saúde mental e bem-estar dos alunos, assim como na melhoria do seu desempenho acadêmico. Este projeto teve como principal objetivo a criação, implementação e avaliação de um Kit pedagógico direcionado para a saúde mental, sob o ponto de vista dos professores. Participaram neste estudo 23 professores do sexo feminino, com idades compreendidas entre 24 e 45 anos. Estes educadores fazem parte do corpo docente de um Colégio de Brasília (Brasil) e são responsáveis por 24 turmas do berçário ao 5º ano do ensino fundamental, totalizando 345 alunos. O desenvolvimento e implementação do kit pedagógico decorreu durante 8 meses. As principais estratégias e processos para implementação do programa escolar de saúde mental consistiram em: formação dos professores, 16 planeamentos de aulas, 16 planeamentos de lição de casa, 1 guia para utilização de “forças de caráter” em sala de aula e apresentações temáticas direcionadas a professores e familiares dos alunos. Os resultados sugerem que a ferramenta pedagógica desenvolvida (kit pedagógico de saúde mental) teve uma boa aceitação e uma avaliação positiva por parte dos professores. Na visão dos professores participantes deste estudo é possível aumentar a capacidade de ensinar saúde de uma escola, sem gerar um alto impacto na carga diária de trabalho do professor. Vários fatores terão contribuido para o sucesso da implementação do Kit pedagógico de saúde mental, entre os quais a concepção dos planeamentos, cujas aulas foram simples, com informações claras, a necessidade reconhecida pelos professores, a adequação à faixa etária e o interesse despertado nas crianças. O elevado envolvimento dos gestores e o aproveitamento dos processos já existentes na instituição, também foi um fator relevante. Em conclusão, o kit pedagógico de saúde mental implementado constituiu uma importante mais-valia em enquanto ferramenta de educação para a saúde.
- Problemas e erros relacionados à auto-aplicação de insulinaPublication . Garcês, Fábio Fernandes; Cruz, Rui Santos, 1964-O Diabetes Mellitus (DM) configura-se hoje como uma epidemia mundial, cujo impacto no Brasil foi revelado no registro nacional de diabetes e hipertensão, SisHiperdia iniciado em 2002. O Diabetes Mellitus é uma condição crônica que requer gerenciamento contínuo, sendo caracterizado por hiperglicemia e ocasionado por uma deficiência absoluta ou relativa de insulina, influenciando o metabolismo dos glicerídeos, proteínas, lipídios, água e vitaminas. De sua evolução, na dependência do controle metabólico, podem advir complicações agudas e crônicas, micro e macrovasculares. Dessa forma, o tratamento do DM inclui diversas estratégias que incluem a educação, o uso de medicamentos e modificação do estilo de vida com alimentação saudável e exercício físico. O uso de insulina, além da indicação do DM1, esta cada vez mais sendo indicado para as pessoas com DM2 com o objetivo de aproximar o sujeito do perfil fisiológico da secreção pancreática de insulina normal. Um dos sérios problemas da insulinoterapia está relacionado à orientação deficiente e aos erros na administração da dose insulínica e por conseguinte a dificuldade de adesão ao tratamento com insulina. Diante disso, este estudo analisou os problemas e erros relacionados a auto-aplicação de insulina em pacientes com diabetes tipo 1 e 2, aferidos no Centro de Medicina Especializada em Hipertensão e Diabetes em São Luís-Maranhão. Realizou-se, portanto, um estudo exploratório, de natureza descritiva com o uso de um questionário para a coleta de dados. A população do estudo inclui 100 pacientes com faixa etária de 18 a 87 anos de ambos os sexos e em uso de insulinoterapia. Observou-se que, a maioria dos pacientes eram predominantemente do sexo feminino, com diabetes tipo 2, idade média de 56 anos e, em uso de insulina convencional. Dos vários problemas apontados sobre a modalidade de erros durante a auto-aplicação de insulina, certamente o aspecto mais grave detectado pelo estudo foi exatamente o erro do paciente ao aspirar do frasco a dose de insulina prescrita pelo médico. Logo, os resultados apontam para uma necessidade urgente de implantação de projeto de educação em diabetes diretamente relacionados com a técnica correta da auto-aplicação de insulina. Caso contrário, os pacientes continuarão aumentando os seus riscos de desenvolverem as complicações decorrentes do diabetes.
- A Importância da Comunicação Digital no Âmbito das Relações PúblicasPublication . Rui, Caetano; Lopes, PaulaA internet rapidamente transformou o mundo, aproximando pessoas e organizações, potenciando a globalização e promovendo uma mudança no paradigma comunicacional vigente que, rapidamente, se tornou numa poderosa ferramenta de comunicação à qual as Relações Públicas não poderão ser alheias (Brown, 2009). É neste sentido, que ao longo deste trabalho se pretende identificar a importância da comunicação digital numa perspetiva de Relações Públicas (Castells, 1999; Elias, 2007; Guedes 2012; Hallahan, 2000: 223-224; Hill & White, 2000), tendo em consideração que os pólos de poder foram alterados com a Web 2.0, e com o cada vez maior número de utilizadores de internet a nível global, dispostos a partilhar conhecimento e experiências (Breakenridge, 2012; Duhé, 2012; Pereira, 2015). As Relações Públicas deixam de ter controlo sobre a comunicação, pelo que será necessário adotar novas estratégias que permitam estabelecer relacionamentos de mútuo benefício com os seus públicos/stakeholders (Carrillo, Castillo &Parejo, 2017), fornecendo-lhes informação através de Press Release, uma das principais ferramentas das Relações Públicas (Kopplin & Ferratetto, 2001; Dilenschneider, 2010; Ribeiro 2014; Maat 2008; Vandenberghe, 2011; Kent & Taylor, 2003). Para tal, procedeu-se a elaboração do estudo dos Press Release disponibilizados pela Europcar, no ano de 2016, e que se encontram na Sala de Imprensa do seu site. Primeiramente, com base numa metodologia qualitativa, recorrendo também a uma entrevista à agência de comunicação responsável pela conta da Europcar e que serviu de ponto de partida para a formulação das hipóteses e posteriormente para análise dos Press Release divulgados e a respetiva publicação nos OCS Digitais. Os resultados comprovam a importância da internet no trabalho das Relações Públicas pois permite uma comunicação em tempo real com os diferentes públicos e possibilita a manutenção de uma sala de imprensa online. A análise da informação recolhida corrobora uma parte da revisão de literatura e ficou comprovado que os press releases da instituição estudada são considerados tipo padrão e foram publicados em imprensa digital e nos motores de busca analisados.
- A Perceção do Valor Gerado pela Marca RenovaPublication . Marco, Esteves; Paula, LopesNos últimos anos assistimos ao aparente triunfo do conceito de marca: desde países, partidos políticos, passando pelos consumidores, organizações, todos são motivados para se auto-identificarem como uma marca. Sendo as marcas o principal capital de uma organização, pode dizer-se, que surgem como fator diferenciador para os consumidores. Neste contexto as marcas têm vindo a ser estudadas por diferentes autores (Keller, 2003; Clifton e Simmons, 2010; Kapferer, 2000; Olins, 2003; Kotler, 2003; Keller, 1993). Vivemos atualmente numa teia de complexas redes de concorrência, de mercados diferenciados e bastante competitivos. Do lado dos consumidores existe um nível elevado de conhecimento dos serviços e produtos disponibilizados no mercado em relação ao que existia num passado recente, o consumidor é cada vez mais exigente e pouco fiel, toda esta mudança, este novo paradigma traduz-se num grande desafio para os gestores, as suas organizações e marcas. Assiste-se a uma evolução frenética na relação entre os consumidores e as marcas. Assim, o valor das marcas torna-se numa das principais e mais poderosas vantagens competitivas de qualquer organização. O conceito de Brand Equity emerge no contexto organizacional, refletindo o conjunto de atributos que contribuem, de forma positiva ou negativa, para a valorização da marca. Cada vez mais as marcas têm uma importância fulcral no comportamento do consumidor no momento de compra, assim o valor/património da marca deverá ser bem definido e vincado para que as organizações se possam diferenciar da concorrência. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo elaborar uma análise sobre a perceção gerada pelos consumidores da marca Renova, utilizando como forma de análise o modelo de avaliação, Brand Equity de David A. Aaker, através das cinco dimensões propostas pelo autor: Lealdade; Notoriedade, Qualidade Percebida; Associações à Marca e outros Ativos / Vantagens Competitivas. Foi aplicado um questionário que permitiu aferir que cerca de setenta por cento dos consumidores considera a marca RENOVA como detentora de notoriedade, de qualidade e de inovação.
- Violence against sex workers in Portugal. Differences between indoor and street sex workPublication . Cardoso, J.; Rolo, A.; Sani, I.
- Trabalho colaborativo entre o professor titular de turma e o professor de Educação Especial face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Figueira, Vanda de Jesus Sardinha; Panaças, LuísaEsta dissertação intitulada “Trabalho Colaborativo entre o Professor Titular de Turma e o Professor de Educação Especial face à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais” aborda as práticas colaborativas entre os professores titulares de turma e professores de educação especial, do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, num concelho do Alto Alentejo. A metodologia de pesquisa que norteou a recolha de dados foi a mista, com recurso ao inquérito por questionário, 36 docentes no total,18 docentes titulares de turma e 18 docentes de educação especial (9 de cada grupo de docência e de cada agrupamento), a aulas observadas, numa turma de um dos agrupamentos e à análise documental dos Regulamentos Internos e Projetos Educativos dos Agrupamentos do nosso estudo. Os resultados apontam que para além da inclusão há uma preocupação em colaborar, articular, adaptar as atividades em função dos alunos com necessidades educativas especiais, para a concretização real de uma Escola para Todos, admitindo que a troca de experiências, ideias e estratégias são importantes para o enriquecimento de todos. Os docentes titulares de turma necessitam de formação inicial e contínua, no âmbito das necessidades educativas especiais. É também necessário mais investigação em observação direta, em sala de aula, para se verificar se existe uma inclusão efetiva.
- A Gestão de Talentos como departamento autónomo nas OrganizaçõesPublication . Azevedo, Carla Zuraida Fernandes de; Lourenço, LuísO presente documento constitui a tese de dissertação a realizar no âmbito do 2º ciclo de estudos em gestão e estratégia empresarial. O mercado atual tornou-se bastante competitivo, o que levou as empresas a compreenderem que o investimento em pessoas é um diferencial competitivo e que se constitui como a solução mais pertinente para a estratégia da organização. Desde modo, a Gestão de Talentos, tornou-se num dos aspetos fundamentais no planeamento das empresas, sendo que muitas delas, empresas sentem a falta de um departamento autónomo de Gestão de Talentos. Desta forma, surgiu a problemática da presente investigação: “Gestão de Talentos – Como Departamento Autónomo nas Organizações”. Depois de construir o quadro teórico que sustenta toda a investigação, tendo em conta a problemática de Gestão de Talentos - Como Departamento Autónomo nas Organizações, desenvolvemos um estudo exploratório, no qual a amostra foram profissionais responsáveis pelo Departamento dos Recursos Humanos de três organizações. Para a recolha de dados utilizou-se o método qualitativo, recorreu-se ao instrumento de entrevista estruturada, desenvolvendo uma lista fixa de perguntas que obedecem a mesma ordem para os entrevistados. Para análise de dados foi utilizado o design de Ground Theory, para melhor comparação dos resultados organizacionais recolhidos, do qual emergiu um modelo que explica como as organizações identificam os seus talentos, as principais estratégias para reter os talentos e que áreas acham essenciais na eventualidade da implementação de um Departamento Autónomo de Gestão de Talentos nas organizações.