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Abstract(s)
Nos últimos anos assistimos ao aparente triunfo do conceito de marca: desde
países, partidos políticos, passando pelos consumidores, organizações, todos são
motivados para se auto-identificarem como uma marca.
Sendo as marcas o principal capital de uma organização, pode dizer-se, que
surgem como fator diferenciador para os consumidores. Neste contexto as marcas
têm vindo a ser estudadas por diferentes autores (Keller, 2003; Clifton e Simmons,
2010; Kapferer, 2000; Olins, 2003; Kotler, 2003; Keller, 1993).
Vivemos atualmente numa teia de complexas redes de concorrência, de mercados
diferenciados e bastante competitivos. Do lado dos consumidores existe um nível
elevado de conhecimento dos serviços e produtos disponibilizados no mercado em
relação ao que existia num passado recente, o consumidor é cada vez mais
exigente e pouco fiel, toda esta mudança, este novo paradigma traduz-se num
grande desafio para os gestores, as suas organizações e marcas. Assiste-se a uma
evolução frenética na relação entre os consumidores e as marcas.
Assim, o valor das marcas torna-se numa das principais e mais poderosas
vantagens competitivas de qualquer organização. O conceito de Brand Equity
emerge no contexto organizacional, refletindo o conjunto de atributos que
contribuem, de forma positiva ou negativa, para a valorização da marca. Cada vez
mais as marcas têm uma importância fulcral no comportamento do consumidor no
momento de compra, assim o valor/património da marca deverá ser bem definido e
vincado para que as organizações se possam diferenciar da concorrência.
Este trabalho de investigação tem como principal objetivo elaborar uma análise
sobre a perceção gerada pelos consumidores da marca Renova, utilizando como
forma de análise o modelo de avaliação, Brand Equity de David A. Aaker, através
das cinco dimensões propostas pelo autor: Lealdade; Notoriedade, Qualidade
Percebida; Associações à Marca e outros Ativos / Vantagens Competitivas. Foi
aplicado um questionário que permitiu aferir que cerca de setenta por cento dos
consumidores considera a marca RENOVA como detentora de notoriedade, de
qualidade e de inovação.
Description
Keywords
Marca; Brand Equity; Valor de marca; Reputação de Marca; Construção de marcas; Renova