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Kit pedagógico de saúde mental : implementação e avaliação de uma ferramenta educacional sob o ponto de vista do professor

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Abstract(s)

A escola é um espaço com grande potencial para se implementarem medidas promotoras de saúde, pois as crianças e os jovens vivenciam uma etapa de desenvolvimento propicia a novas aprendizagens e grande parte do tempo do seu dia é passado no ambiente escolar. O movimento da Psicologia positiva tem desenvolvido e consolidado um conjunto de conhecimentos e práticas que podem ser utilizados por instituições de ensino na promoção da saúde mental e bem-estar dos alunos, assim como na melhoria do seu desempenho acadêmico. Este projeto teve como principal objetivo a criação, implementação e avaliação de um Kit pedagógico direcionado para a saúde mental, sob o ponto de vista dos professores. Participaram neste estudo 23 professores do sexo feminino, com idades compreendidas entre 24 e 45 anos. Estes educadores fazem parte do corpo docente de um Colégio de Brasília (Brasil) e são responsáveis por 24 turmas do berçário ao 5º ano do ensino fundamental, totalizando 345 alunos. O desenvolvimento e implementação do kit pedagógico decorreu durante 8 meses. As principais estratégias e processos para implementação do programa escolar de saúde mental consistiram em: formação dos professores, 16 planeamentos de aulas, 16 planeamentos de lição de casa, 1 guia para utilização de “forças de caráter” em sala de aula e apresentações temáticas direcionadas a professores e familiares dos alunos. Os resultados sugerem que a ferramenta pedagógica desenvolvida (kit pedagógico de saúde mental) teve uma boa aceitação e uma avaliação positiva por parte dos professores. Na visão dos professores participantes deste estudo é possível aumentar a capacidade de ensinar saúde de uma escola, sem gerar um alto impacto na carga diária de trabalho do professor. Vários fatores terão contribuido para o sucesso da implementação do Kit pedagógico de saúde mental, entre os quais a concepção dos planeamentos, cujas aulas foram simples, com informações claras, a necessidade reconhecida pelos professores, a adequação à faixa etária e o interesse despertado nas crianças. O elevado envolvimento dos gestores e o aproveitamento dos processos já existentes na instituição, também foi um fator relevante. Em conclusão, o kit pedagógico de saúde mental implementado constituiu uma importante mais-valia em enquanto ferramenta de educação para a saúde.
Schools have great potential to implement health promotion strategies, since children and young people experience a stage of development conducive to new learning and much of the time of their day is spent in the school environment. The Positive Psychology movement has developed and consolidated a set of knowledge and practices that can be used by educational institutions to promote students’ mental health and well-being, as well as to improve their academic performance. This project had as main objective the creation and evaluation of the implementation of a pedagogical Kit directed to the mental health, from the point of view of the teachers. Twenty-three female teachers, aged between 24 and 45, participated in this study. These educators are part of the faculty of a School of Brasília (Brazil) and are responsible for 24 classes from nursery to the 5th year of elementary school, totaling 345 students. The development and implementation of the pedagogical kit lasted for 8 months. The main strategies and processes for the implementation of the mental health school program consisted of: teacher training, 16 lesson plans, 16 homework planning, 1 guide for the use of character strengths in the classroom, and thematic presentations for teachers and family members from the students. The results suggest that the pedagogical tool developed (pedagogical kit of mental health) was well accepted and evaluated positively by teachers. In the view of the teachers participating in this study it is possible to increase the capacity to teach health of a school, without generating a high impact on the daily workload of the teacher. Several factors may have contributed to the success of the implementation of the Mental Health Teaching Kit, including the design of simple lesson plans with clear information, the need recognized by teachers, the suitability of the age group and the interest aroused in children. The high involvement of managers and the use of existing processes in the institution was also a relevant factor. In conclusion, the pedagogical mental health kit implemented was an important asset in terms of health education tool.

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Psicologia positiva Saúde mental Professores

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