Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Importância da Comunicação Digital no Âmbito das Relações Públicas

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A internet rapidamente transformou o mundo, aproximando pessoas e organizações, potenciando a globalização e promovendo uma mudança no paradigma comunicacional vigente que, rapidamente, se tornou numa poderosa ferramenta de comunicação à qual as Relações Públicas não poderão ser alheias (Brown, 2009). É neste sentido, que ao longo deste trabalho se pretende identificar a importância da comunicação digital numa perspetiva de Relações Públicas (Castells, 1999; Elias, 2007; Guedes 2012; Hallahan, 2000: 223-224; Hill & White, 2000), tendo em consideração que os pólos de poder foram alterados com a Web 2.0, e com o cada vez maior número de utilizadores de internet a nível global, dispostos a partilhar conhecimento e experiências (Breakenridge, 2012; Duhé, 2012; Pereira, 2015). As Relações Públicas deixam de ter controlo sobre a comunicação, pelo que será necessário adotar novas estratégias que permitam estabelecer relacionamentos de mútuo benefício com os seus públicos/stakeholders (Carrillo, Castillo &Parejo, 2017), fornecendo-lhes informação através de Press Release, uma das principais ferramentas das Relações Públicas (Kopplin & Ferratetto, 2001; Dilenschneider, 2010; Ribeiro 2014; Maat 2008; Vandenberghe, 2011; Kent & Taylor, 2003). Para tal, procedeu-se a elaboração do estudo dos Press Release disponibilizados pela Europcar, no ano de 2016, e que se encontram na Sala de Imprensa do seu site. Primeiramente, com base numa metodologia qualitativa, recorrendo também a uma entrevista à agência de comunicação responsável pela conta da Europcar e que serviu de ponto de partida para a formulação das hipóteses e posteriormente para análise dos Press Release divulgados e a respetiva publicação nos OCS Digitais. Os resultados comprovam a importância da internet no trabalho das Relações Públicas pois permite uma comunicação em tempo real com os diferentes públicos e possibilita a manutenção de uma sala de imprensa online. A análise da informação recolhida corrobora uma parte da revisão de literatura e ficou comprovado que os press releases da instituição estudada são considerados tipo padrão e foram publicados em imprensa digital e nos motores de busca analisados.

Description

Keywords

Internet; Comunicação; Relações Públicas; Públicos; OCS Digitais; Redes Sociais; Press Release; Europcar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License