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Authors
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Abstract(s)
A internet rapidamente transformou o mundo, aproximando pessoas e organizações,
potenciando a globalização e promovendo uma mudança no paradigma
comunicacional vigente que, rapidamente, se tornou numa poderosa ferramenta de
comunicação à qual as Relações Públicas não poderão ser alheias (Brown, 2009).
É neste sentido, que ao longo deste trabalho se pretende identificar a importância da
comunicação digital numa perspetiva de Relações Públicas (Castells, 1999; Elias,
2007; Guedes 2012; Hallahan, 2000: 223-224; Hill & White, 2000), tendo em
consideração que os pólos de poder foram alterados com a Web 2.0, e com o cada
vez maior número de utilizadores de internet a nível global, dispostos a partilhar
conhecimento e experiências (Breakenridge, 2012; Duhé, 2012; Pereira, 2015). As
Relações Públicas deixam de ter controlo sobre a comunicação, pelo que será
necessário adotar novas estratégias que permitam estabelecer relacionamentos de
mútuo benefício com os seus públicos/stakeholders (Carrillo, Castillo &Parejo, 2017),
fornecendo-lhes informação através de Press Release, uma das principais ferramentas
das Relações Públicas (Kopplin & Ferratetto, 2001; Dilenschneider, 2010; Ribeiro
2014; Maat 2008; Vandenberghe, 2011; Kent & Taylor, 2003).
Para tal, procedeu-se a elaboração do estudo dos Press Release disponibilizados pela
Europcar, no ano de 2016, e que se encontram na Sala de Imprensa do seu site.
Primeiramente, com base numa metodologia qualitativa, recorrendo também a uma
entrevista à agência de comunicação responsável pela conta da Europcar e que serviu
de ponto de partida para a formulação das hipóteses e posteriormente para análise
dos Press Release divulgados e a respetiva publicação nos OCS Digitais. Os
resultados comprovam a importância da internet no trabalho das Relações Públicas
pois permite uma comunicação em tempo real com os diferentes públicos e possibilita
a manutenção de uma sala de imprensa online. A análise da informação recolhida
corrobora uma parte da revisão de literatura e ficou comprovado que os press releases
da instituição estudada são considerados tipo padrão e foram publicados em imprensa
digital e nos motores de busca analisados.
Description
Keywords
Internet; Comunicação; Relações Públicas; Públicos; OCS Digitais; Redes Sociais; Press Release; Europcar