ESAD - PRO - Teses / Dissertações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD - PRO - Teses / Dissertações by Title
Now showing 1 - 10 of 89
Results Per Page
Sort Options
- Amplificador de guitarra eléctrica. Projecto de produtoPublication . Marques, DavidA atribuição de valor ao produto na era da produção industrial assenta em pressupostos que vão além da simples transformação da matéria-prima e a função específica do produto. Num contexto de produção industrial transladado para fora da Europa, a industria, hoje, enfrenta novos desafios na projectação de produtos para um mercado global e complexo. Este projecto, para além de configurar um amplificador de guitarra eléctrica em contexto de produção nacional, documenta a articulação entre design e unidade de produção, apresentando um processo específico de criação de valor, atribuindo ao papel do design a mediação entre projecto e utilizadores, assim como a avaliação de performance, projecto de produto articulado com o parque industrial e prototipagem de um objecto no contexto estético-funcional específico do mercado profissional local. O desenvolvimento do projecto assenta no estudo dos processos de produção, auscultação de tendências e referências do mercado, integração do utilizador no processo de geração de ideias, melhoria e optimização dos processos de produção específicas a este projecto.
- Auxiliar de locomoção para cães com paraplegiaPublication . Araújo, Hugo; Gomes, MarcoO presente trabalho tem como objetivo o estudo os auxiliares de locomoção para animais com paraplegia, destinado essencialmente para cães com limitações dos membros posteriores. No decorrer deste projeto foram desenvolvidos em simultâneo dois temas, design de produto que consistiu na elaboração de um novo auxiliar de locomoção e, na perspetiva de empreendorismo em que foi elaborado, um plano de negócio para esse mesmo produto. Design de produto foi um tema principal que teve como propósito a criação de um novo auxiliar de locomoção, em que se criaram diversos protótipos que foram melhorados gradualmente. Para garantir a funcionalidade de cada um deles, contamos com a colaboração de um cão com problemas de locomoção, o Lucky. Desde a fase inicial do projeto para os primeiros protótipos criados, a abordagem centrou-se na funcionalidade de cada um deles, cuja estetização do produto foi desenvolvida apenas na fase final, ou seja, após definidos os principiais benefícios e funcionalidades essenciais, isto é a vertente estÉtica passou a ser desenvolvida. Contar com a colaboração de um animal nestas condições, de paraplegia, como base de estudo foi primeiramente importante porque foi possível oferecer novamente mobilidade ao animal, e segundo porque, em termos de desenvolvimento de produto, foi fundamental para analisar a sua interação e melhorá-lo sequencialmente até à finalização do protótipo. Para assegurar que o produto desenvolvido respondia às necesidades dos tutores e animais com paraplegia foi importante começar por fazer uma análise de mercado e identificação do público alvo, fatores que impulsionaram o desenvolvimento de um plano de negócios na perspetiva do empreendedorismo. Foi projetada a criação de uma empresa especializada no desenvolvimento de auxiliares de locomoção para animais, em que foi definida a ideia de negócio, analisado o público alvo, e realizada uma análise de mercado que contribuiu essencialmente para identificar outros produtos e empresas existentes no mercado e análise o seu volume de negócio. Ainda na vertente de empreendedorismo foi incluído um plano de marketing da empresa, como estratégia de divulgação da empresa/produto para lhe dar visibilidade e fazer chegar ao consumidor final.
- Be 4.0 (conceito avançado)Publication . Carneiro, Jorge; Aston, JeremyO paradigma da mobilidade tem vindo a evoluir ao longo dos anos, esta evolução deve-se à sua importância na sociedade. Há diferentes conceitos de mobilidade que se adaptam a situações diversas, sendo que todas elas têm necessidades e limitações. A necessidade da deslocação é intrínseca ao ser humano, portanto torna-se uma área que está em constante evolução de modo a facilitar o dia a dia das pessoas. Na história da mobilidade, podemos verificar que desde a charrete até ao automóvel, surgiram vários tipos de soluções de transporte que transportaram o paradigma da mobilidade. Essa evolução nos meios de transporte diretamente ligada ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a melhorar e facilitar a utilização destes meios, melhorando a experiência de utilização do utilizador. este documento relata a criação e desenvolvimento de um conceito de um veículo elétrico autónomo destinado a um serviço de partilha. Este foi desenvolvido no âmbito de uma estágio curricular, onde foi possível explorar um conceito avançado com uma linguagem de design que definisse a equipa e os valores do CEiiA. O projeto contou com a orientação criativa do Jeremy Aston e Boris Fabris, estes são docentes da ESAD e têm experiência a nível profissional na área do design de produto e automóvel respetivamente. Estes permitiram que este projeto fosse desenvolvido da melhor forma sendo que as decisões mais relevantes relacionadas com o projeto foram tomadas com a devida consulta dos mesmo. O processo de design decorreu no Departamento de Mobilidade (Devices) do CEiiA, onde o projeto foi acompanhado por vários profissionais, especialmente pelo José Silva e pelo Luís Leitão que orientaram oficialmente o processo desde o início. O projeto foi concluído com um relatório de estágio e duas apresentações finais. A primeira apresentação do final num evento do CEiiA realizado para todos os colaboradores da empresa e mais tarde na ESAD Matosinhos, com o intuito de expôr o processo desenvolvido durante o estágio, explicando o conceito e as várias fases do projeto.
- Brincar hojePublication . Soares, Maria; Aston, JeremyBrincar hoje é um tema que poderá não estar tão distante do passado como o previsto. As tecnologias e inovações apresentadas num ritmo cada vez mais acelerado são abraçadas pelas crianças de uma forma natural e espontânea. No entanto, a Criança de hoje nasce com as mesmas necessidades primárias das dos séculos passados e assim como estas, o seu desenvolvimento saudável ainda implica correr, saltar, manipular objectos, estimular os sentidos e a socialização. Este documento relata o meu contributo direto na criação, desenvolvimento e lançamento comercial de uma marca - a elou cork toys, com a sua primeira coleção de brinquedos de cortiça. O projeto, com a orientação criativa da esad - idea, insere-se num contexto de estágio onde a aprendizagem se funde com um ambiente profissional em que a inter-relação com os parceiro industriais é crucial para uma conclusão do briefing, passando pela reunião e organização da informação dos temas apropriados e indispensáveis para uma base sólida de criação, até à conceção dos conceitos e concretização dos brinquedos finais. Também é descrita para cada peça através do esclarecimento junto dos produtores ou através da tentativa-erro no caso de peças dúbias. O relatório é concluido com a apresentação dos brinquedos em feiras internacionais e feedback do mercado.
- Um caso de estudo num estúdio de design português de mobiliário de luxoPublication . Quitério, Catarina; Loyens, DirkO design de luxo tem como pilar a criação de produtos intemporais com especial atenção ao detalhe e à qualidade dos materiais. A sua essência consiste no design personalizadoe refinado de forma a alcançar osentimento de autenticidade. No mundo do mobiliário de luxo e do design de interiores o ponto fulcral é a sua exclusividade na procura de vivenciar algo que não é atingível a todos. Posto isto, a ânsia de criar novos produtos num curto espaço de tempo resulta numa evidente saturação de mercado onde se verifica demasiada oferta para a procura existente. Os projetos que suportam o presente relatório de projeto não se focam apenas na disciplina do design, concentram-se também nas suas fases de criação desde a sua conceção até à sua implementação, produção e distribuição. Ao longo desta experiência, vivenciaram-se inúmeras tarefas que um designer de produto exerce no seu quotidiano profissional, desde a desenvolvimento até à apresentação da peça ao cliente. Entre vários produtos desenvolvidos, focar-se-á aprofundadamente as peças: “ Beth Stool”, “La Voix Armchair” e “Jeane Armchair”.
- CG ChairPublication . Pedro, CatarinaNeste relatório de estágio damos conta da nossa integração e actividades desenvolvidas e, mais especificamente, relativa ao projeto final da cadeira empilhavel denominada CG Chair. O estágio desenvolveu-se na empresa de mobiliário escolar e de escritório VS - Vereinigte Spezialmobelfabriken GmbH Co. KG, em Tauberbischöfsheim - Alemanha. É uma empresa que existe há 114 anos, domina o mercado mobiliário escolar na Europa e está a investir ainda no mobiliário para escritório. Iniciamos o estágio em Maio e terminamos em Agosto de 2012. No briefing foi-nos pedido para desenvolvermos uma nova interpretação das cadeiras LupoGlide e BasicGlide. Uma característica central do pedido consistiu em garantir um Design contemporâneo associado a uma boa qualidade de empilhamento numa cadeira ajustável aos diversos tipos de escolas e de anos escolares. As cadeiras foram analisadas cuidadosamente em termos de estrutura e do processo de produção. Foi feita uma ligação contínua entre a formação académica, a investigação sobre mobiliário e ergonomia escolares, as actividades desenvolvidas na empresa VS e a elaboração deste relatório de estágio para conclusão do Mestrado em Design de Produto na ESAD.
- Charlie 2.0 - design de diapositivos de cozinha promotora de alimentação saudávelPublication . Diana Inês Sousa TeixeiraOs alimentos que ingerimos têm um impacto direto na nossa saúde física e mental, pois, «nós somos o que comemos” (Alice Waters). Consequentemente, o que comemos define a nossa composição corporal. Por outro lado, os maus hábitos alimentares podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas já em criança. A obesidade infantil é uma das doenças crônicas muito presentes nas nossas sociedades e para a qual as entidades públicas trabalham quotidianamente para propor soluções inovadoras para a diminuição da propagação dessa doença “pandêmica” . Para travá-la, é importante compreender “o que é uma boa alimentação” e quais são os hábitos alimentares dos portugueses, para tentar identificar os problemas. Pois, os alimentos são consumidos e associados a vários contextos de consumo que vão influenciar diariamente na relação que a criança vai ter com a comida no futuro. O que sobressai da pesquisa, é um baixo consumo de frutos e hortícolas tanto nas crianças como nos adolescentes, assim como um consumo excessivo de alimentos hipercalóricos. Assim, orientei o meu trabalho em resposta ao problema seguinte: Como favorecer o consumo de frutos e legumes em crianças de 6 a 8 anos ? Para responder a essa questão, decidi focar na fase de confecção e preparação dos alimentos, repartida em 4 fases: através do conhecimento dos alimentos, da planificação das refeições, da preparação dos frutos e legumes e no empratamento. O projeto, pretende responder ao problema através duma experiência culinária positiva.
- Circular Design and development of footwear: a case of studyPublication . Morgado da Silva, Iolanda Filipa; Gomes, MarcoNum contexto global em rápida evolução, o campo do design de calçado enfrenta a necessidade urgente de reavaliar as suas práticas à luz dos desafios ambientais prementes e de abraçar a circularidade. Este projeto, focado no design de calçado dentro do enquadramento da Economia Circular, utiliza metodologias de Design Thinking para integrar princípios de Design Circular no desenvolvimento de um produto específico de calçado, o Circularstep. Esta iniciativa destaca a necessidade premente de reavaliar os recursos disponíveis, com forte ênfase na durabilidade do produto, potencial de reciclagem e capacidade de reparação. A indústria do calçado enfrenta o problema crescente de sapatos descartados que sobrecarregam aterros, exigindo uma mudança imediata em direção à sustentabilidade e circularidade. Este setor contribui para vários impactos ambientais adversos, incluindo o uso excessivo de combustíveis fósseis, obtenção insustentável de couro e promoção de uma cultura de calçado descartável. Para enfrentar esses desafios, o projeto visa um produto mais circular e consciente dos recursos. Enraizado no cenário sempre mutável dos desafios de sustentabilidade na indústria do calçado, orientado pela análise de fluxos de materiais circulares e envolvimento significativo das partes interessadas através de uma política de devolução e reeducação dos utilizadores. Quanto ao desenvolvimento do projeto, desenrola-se através da criação e exploração de conceitos, moodboards e fases iterativas de esboços, resultando num produto que incorpora estética e conforto, com um sentido de responsabilidade e compromisso com a economia circular.
- Conceção e desenvolvimento de uma coleção de homem: Senhor PrudêncioPublication . Ferraz, Alexandra; Silva, HelenaO presente relatório reporta a um estágio realizado na empresa João Pedro Filipe studio, onde foi desenvolvida uma coleção para a marca senhor PRUDÊNCIO. É feita uma abordagem teórica sobre o panorama do calçado português e a mudança de estratégia atualmente adotada por várias marcas no mercado nacional e mundial, denominada see now, buy now e refletida igualmente na marca a ser trabalhada. Explora-se o contexto, apresenta-se o seu fundador, conhece-se a marca fazendo uma contextualização da história, os valores e o conceito, compreende-se o público-alvo, a estratégia e o mercado. O processo criativo e o desenvolvimento de uma coleção estruturam-se metodologicamente, pelo que se apresenta a metodologia adotada. Expõe-se o processo de desenvolvimento da coleção através das suas várias fases: pesquisa e conceito, moodboard e paleta de cores, plano de coleção, brainsketching, seleção e desenvolvimento de fichas técnicas, modelação, prototipagem e produção. Finaliza-se retratando a importância da realização deste estágio, como rampa de lançamento para o mercado de trabalho, experiência, conhecimento e crescimento.
- Conceito modular de um veículo elétricoPublication . Soares, Pedro; Aston, JeremyHoje em dia surgem cada vez mais novas propostas relacionadas com os veículos elétricos. As tendências de mercado estão a apontar para uma mudança no paradigma do sector automóvel. Também o contexto urbano está a mudar,as cidades estão a crescer a um ritmo muito acelerado e problemas de espaço relacionados com infra-estruturas inadequadas começas a ser uma realidade. O presente trabalho académico faz uma análise do estado da arte destas temáticas e desenvolve um projeto que visa responder com um novo conceito para resolver problemas e antecipar soluções relacionadas com a experiência do utilizador. Tendo em conta a natureza do projeto a relação com o utilizador é dos aspetos mais relevantes . Em suma, este documento pretende descrever uma experiência de projeto no âmbito da conclusão do Mestrado em Design de Produto, com uma proposta de veículo elétrico.