Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-20"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Os Passos de um Gigante - ORQUESTRA SINFÓNICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Neves, Pedro Miguel Pires de OliveiraBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Sinfónica Metropolitana a 20 de Dezembro de 2022 no TEATRO SÃO LUIZ em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Beethoven e Brahms. O concerto foi dirigido pelo Maestro Pedro Neves. A integração dos alunos da Orquestra Académica da Metropolitana à Orquestra Metropolitana de Lisboa, formando uma orquestra sinfónica, permite aos alunos da ANSO beneficiarem de uma experiência regular de trabalho, lado a lado com profissionais que guiam o desempenho do aluno, sob a direção de maestros de referência no panorama nacional e internacional.
- Smart Metering utilizando o PLC Prime na E-RedesPublication . Gomes, Nuno Filipe Ferreira; Lopes, Fernando José PimentelO setor energético está em rápida mudança devido ao aparecimento de legislação, em muitos países industrializados, que obriga à substituição dos tradicionais contadores estáticos por Equipamentos de Medição Inteligente (EMIs), num reduzido espaço de tempo. Esta legislação serve não só para tornar a rede elétrica mais eficiente, reduzir os impactos ambientais e manter a estabilidade da rede, mas também para enfrentar os novos desafios que surgem nos dias de hoje como a produção distribuída, o armazenamento de energia e a mobilidade elétrica. Por estas razões, os Operadores das Redes de Distribuição (ORD) de cada país, no caso de Portugal, a E-Redes, viram-se obrigadas a adotar a tecnologia que consideram mais adequadas para transformar a rede elétrica convencional numa rede inteligente. Atualmente, grande parte do sistema de energia elétrica em Portugal já se encontra em rede inteligente. Uma vez que este tipo de rede requer dispositivos de comunicação à distância, as perturbações nos canais de comunicação são um tópico importante, pois estas comunicações podem sofrer várias perturbações, como ruído e variações de atenuação. As perturbações associadas ao ruído podem ocorrer através da utilização de equipamentos comuns que se encontram praticamente em todas as habitações como carregadores de computadores portáteis e telemóveis, iluminação LED/fluorescente e até boxes de televisão. Ocorrendo estas perturbações a rede inteligente deixa de conseguir comunicar de forma fiável, tornando-se assim “inútil”. Neste trabalho foi apresentada a metodologia utilizada na E-Redes que permite analisar a rede de distribuição em busca destas fontes de problemas, de ruído sendo ainda propostas várias formas de resolução destes problemas. Por fim, foram desenvolvidos alguns casos de estudo com várias fontes de ruído, para perceber como os seus efeitos são minimizados pela utilização de diferentes tipos de filtros PLC Prime, utilizados atualmente pela E-Redes. Este trabalho permitiu concluir que a metodologia apresentada funciona, uma vez que foi aplicada em dois exemplos reais na rede de distribuição, os quais foram solucionados. Permitiu concluir ainda que os filtros de fase seccionada com ligação ao neutro de indutância em série e capacidade em paralelo, para estes testes revelaram-se os mais adequados, quer com ruídos de baixa intensidade, quer com ruídos de alta intensidade para os casos analisados, uma vez que permitiram solucionar da melhor forma todos os tipos de ruído testados.
- Diferenciação Pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Faria Areias, Joana Maria; Farinho, Paula
- Mastication Observation and Evaluation (MOE): aplicabilidade, fidedignidade e validade da versão portuguesa em crianças de 4 anosPublication . Castro, Filipa; Guimarães, IsabelIntrodução: Um desenvolvimento eficiente da mastigação em idades precoces pode conduzir a diversos benefícios na idade adulta. Desta forma, a identificação de dificuldades na mastigação é necessária para prevenir alterações no processo de desenvolvimento. Objetivo: Estudo da fidedignidade e validade da versão portuguesa do instrumento de observação e avaliação da mastigação (MOE) em crianças com 4 anos de idade. Métodos: Quatro terapeutas da fala aplicaram o MOE, itens da secção de mastigação da Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Expandido (AMIOFE-E) e a segunda versão do protocolo de avaliação orofacial (PAOF-2) a crianças, com idade compreendida entre os 4 anos e 4 anos e 11 meses. A aplicabilidade foi determinada através do tempo de aplicação em minutos. A fidedignidade foi analisada através da consistência interna (alfa de Cronbach) e do acordo intra e inter-examinadores (Coeficiente de Correlação Interclasse, ICC). A validade foi analisada através da validade de conteúdo (correlação de Spearman), validade convergente (correlação de Spearman) e validade discriminante (Teste de Mann-Whitney). Resultados: O MOE foi de aplicação rápida (média de 6,5 minutos) nas 39 crianças avaliadas (56,4% meninos). Obtiveram-se níveis bom a moderado de fidedignidade intraexaminadores (ICC = 0.827) e inter-examinadores (0.706>ICC< 0.878). A validade de conteúdo mostra que existe correlação forte entre os itens do instrumento. A validade convergente demonstrou correlação significativa boa entre os totais do MOE e o total e subtotais do PAOF-2 e significativa fraca a moderada entre os itens do MOE e os da secção da mastigação do AMIOFEE. As crianças que são seguidas em terapia da fala apresentam resultados significativamente inferiores no MOE do que as crianças não são seguidas em terapia da fala provando existir validade discriminante. Conclusão: O MOE mostrou ser aplicável, fidedigno e válido para crianças de 4 anos, contudo, sugerem-se, estudos futuros, numa amostra de dimensão superior para maior robustez dos resultados.
- Validação da versão portuguesa do Mastication Observation and Evaluation (MOE) em crianças de 5 anosPublication . Ferreira, Madalena; Guimarães, IsabelObjetivo: Validação da versão portuguesa de um instrumento de observação e avaliação da mastigação designado de Mastication Observation and Evaluation (MOE) em crianças de 5 anos. Método: Quatro terapeutas da fala avaliaram crianças com desenvolvimento típico entre os 5;00 e 5;11 anos de idade, da região de Porto, Gondomar, Arruda dos Vinhos e Leiria. Estudaram-se as seguintes propriedades clinimétricas do MOE: aplicabilidade (tempo em minutos), consistência interna (alfa de Cronbach), fidedignidade intra e inter-examinadores (coeficiente de correlação intraclasse, CCI), validade de conteúdo (índice de validade de conteúdo, IVC), validade convergente e validade discriminante. Resultados: A amostra total em estudo é de 57 crianças (54.4% do sexo feminino). O instrumento com 8 itens foi de fácil aplicabilidade (5.9 minutos em média), apresentou uma forte consistência interna para o total da sua pontuação (α = 0.855) e uma forte fidedignidade intra e inter (CCI>0.70). A validade de conteúdo obteve uma concordância entre peritos de 100% apenas numa ronda para todos os itens, a validade convergente demonstrou que o MOE se correlaciona significativamente com o instrumento de motricidade orofacial (PAOF-2). Na validade discriminante verificou que crianças com hábitos orais nocivos apresentam resultados significativamente distintos de crianças sem hábitos orais nocivos. Conclusão: O MOE demonstrou ser um instrumento de rastreio aplicável, fidedigno e válido para crianças da faixa etária em estudo, porém é aconselhável a exploração de outras propriedades clinimétricas que evidenciem o seu potencial para a aplicação clínica.
- Design circular: a criação de um calçado sustentável para a GEN-ZPublication . Sampaio, Renata; Loyens, DirkNo âmbito da conclusão do Mestrado em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, o presente documento apresenta como base a realização de um estágio que tem como objetivo a exploração e aplicação de novas abordagens teóricas e estratégias de Design de Calçado que promovam práticas de economia circular. Este projeto de estágio, tem como objetivo, responder às necessidades da Geração Z, e do mundo que nos rodeia, que está em constante mudança. Enquanto designer, é necessário redesenhar o mundo em prol de um equilíbrio entre as necessidades do homem, do ambiente, sociedade e economia. O paradigma da sustentabilidade e os conceitos de Economia Circular apresentam uma alternativa ao modelo atual linear, promovendo um sistema produtivo circular, onde os materiais se mantêm valiosos e em circulação. Neste sentido, surgem novos modelos de negócio que interagem de forma a prolongar e tornar os sistemas mais eficientes. Com base no Guia de Design Circular, através dos seus métodos/ferramentas, irão ajudar na metodologia do projeto e auxiliar na transição do modelo económico.Enquanto designer, este projeto permite explorar conceitos e práticas sobre a sustentabilidade e EC, mas também como o designer pode atuar neste contexto económico sendo este o modelo ideal atualmente. Deste modo, foi desenvolvido um projeto e um protótipo através de uma metodologia de design circular, de forma a demonstrar diferentes possibilidades das ferramentas metodológicas do Design Circular.
- Esad-idea, comunicação através do Design: Estudo do departamentoPublication . Neves, Maria; Bártolo, JoséOs designers possuem uma metodologia de trabalho caracterizada pela investigação, experimentação, testes finais, produção e consequente implementação, semelhante ao método científico. Sabendo que todas as decisões tomadas no momento de dar forma à informação produzida afetam o modo como o conhecimento é transmitido e que através do Design esta transferência é entendida por um público mais abrangente, torna o conceito de designer-investigador, bem como a existência de centros de investigação em Design, importantes e necessários. Aliando Design e Investigação, o conhecimento alcança um público para além da disciplina de Design, comparativamente com outras disciplinas. Com a integração no departamento de Design e New Media, através da realização do estágio na esad—idea, centro de investigação da ESAD, foi possível presenciar o processo de tratamento de conteúdos e a sua transferência através do design. Com a participação em três projetos, um de investigação de referências numa fase inicial, outro referente à escolha de formatos adequados para inserção de material no interior e informação no exterior de uma embalagem e, o projeto com maior destaque relativo a uma proposta final de identidade gráfica expositiva, adquiriu-se um entendimento direto sobre a dinâmica entre departamentos e funcionamento de um centro de investigação de Design.
- Um caso de estudo num estúdio de design português de mobiliário de luxoPublication . Quitério, Catarina; Loyens, DirkO design de luxo tem como pilar a criação de produtos intemporais com especial atenção ao detalhe e à qualidade dos materiais. A sua essência consiste no design personalizadoe refinado de forma a alcançar osentimento de autenticidade. No mundo do mobiliário de luxo e do design de interiores o ponto fulcral é a sua exclusividade na procura de vivenciar algo que não é atingível a todos. Posto isto, a ânsia de criar novos produtos num curto espaço de tempo resulta numa evidente saturação de mercado onde se verifica demasiada oferta para a procura existente. Os projetos que suportam o presente relatório de projeto não se focam apenas na disciplina do design, concentram-se também nas suas fases de criação desde a sua conceção até à sua implementação, produção e distribuição. Ao longo desta experiência, vivenciaram-se inúmeras tarefas que um designer de produto exerce no seu quotidiano profissional, desde a desenvolvimento até à apresentação da peça ao cliente. Entre vários produtos desenvolvidos, focar-se-á aprofundadamente as peças: “ Beth Stool”, “La Voix Armchair” e “Jeane Armchair”.