Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
59.1 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os alimentos que ingerimos têm um impacto direto na nossa saúde física e mental,
pois, «nós somos o que comemos” (Alice Waters). Consequentemente, o que comemos
define a nossa composição corporal. Por outro lado, os maus hábitos alimentares podem
ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas já em criança. A obesidade
infantil é uma das doenças crônicas muito presentes nas nossas sociedades e para a qual
as entidades públicas trabalham quotidianamente para propor soluções inovadoras para a
diminuição da propagação dessa doença “pandêmica” .
Para travá-la, é importante compreender “o que é uma boa alimentação” e quais são
os hábitos alimentares dos portugueses, para tentar identificar os problemas. Pois, os
alimentos são consumidos e associados a vários contextos de consumo que vão influenciar
diariamente na relação que a criança vai ter com a comida no futuro. O que sobressai
da pesquisa, é um baixo consumo de frutos e hortícolas tanto nas crianças como nos
adolescentes, assim como um consumo excessivo de alimentos hipercalóricos. Assim,
orientei o meu trabalho em resposta ao problema seguinte: Como favorecer o consumo de
frutos e legumes em crianças de 6 a 8 anos ?
Para responder a essa questão, decidi focar na fase de confecção e preparação dos
alimentos, repartida em 4 fases: através do conhecimento dos alimentos, da planificação
das refeições, da preparação dos frutos e legumes e no empratamento. O projeto, pretende
responder ao problema através duma experiência culinária positiva.
Description
Keywords
Design de produto Educação alimentar Cozinha de brinquedo Hábitos alimentares saudáveis Mobiliário infantil