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- A audiência de custódia no BrasilPublication . Caldeira, Fernanda Duarte; Fernandes, José Joaquim AntunesO presente estudo teve como escopo a conceituação, previsão legal e análise da audiência de custódia no cenário jurídico-político brasileiro. A partir da ratificação da Convenção Americana dos Direitos Humanos e do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos pela República Federativa do Brasil, ambos assinados e incorporados pelo ordenamento jurídico brasileiro por meio dos decretos nº. 678/1992 e 592/1992, respectivamente, o País muito pouco fez para dar efetividade às garantias e aos direitos humanos lá previstos e aderidos. De um modo geral, a legislação processual penal brasileira vem sofrendo mudanças diante da necessidade de conformação do octogenário Código de Processo Penal aos tratados internacionais por ele ratificados, bem como do acompanhamento da evolução da sociedade contemporânea. Na prática, décadas se passaram e a timidez do Brasil, para não dizer resistência, originou enormes discussões e divergências quanto à efetivação da proteção internacional da Convenção e do grande Codex dos direitos civis e políticos no plano interno. Neste contexto, em 2011, o projeto de lei do Senado Federal nº. 554, convertido posteriormente em Projeto de Lei nº. 6.620, de 2016, trouxe nova e polêmica alteração ao Código, a qual prevê a pronta apresentação de pessoa presa em flagrante à autoridade judicial, incorporando a audiência de custódia ao direito brasileiro. A partir das indefinições em âmbito legislativo, o Poder Judiciário brasileiro emitiu, via Conselho Nacional de Justiça, a Resolução nº. 213, de 2015, sobre a qual assentamos nossa análise, desde sua vigência até os dias atuais, referenciando a nova legislação, lei nº. 13.964/2019, a qual consolida a existência daquela no código processual penal brasileiro. Por fim, como técnica da investigação, utilizou-se a revisão bibliográfica qualitativa.
- Warburg effect in tumor bearing dogsPublication . Marquier, Anaëlle; Vilhena, Professor Doutor HugoTal como em medicina humana, a frequência de cancros apresenta uma tendência crescente nos animais de companhia, e apesar dos recentes avanços no diagnóstico e tratamento, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em cães e gatos. A descoberta de novos biomarcadores clinicamente úteis para triagem, diagnóstico, detecção precoce da progressão e prognóstico de doenças oncológicas, bem como a descrição de vias metabólicas que poderão ser potenciais alvos terapêuticos são de extrema importância em oncologia humana e veterinária. O efeito Warburg descreve a síntese de ATP por células tumorais através de uma via metabólica alternativa à fosforilação oxidativa, a glicólise aeróbica, mesmo em condições de normoxemia. A glicólise aeróbia poderá produzir alterações bioquímicas que podem ser utilizadas como biomarcadores clínicos. Na medicina humana, este fenómeno tem sido documentado em numerosos estudos em oncologia. No entanto, a informação relacionada com o efeito Warburg em oncologia veterinária é escassa. Por este motivo, este estudo visou investigar as alterações no metabolismo energético tumoral através do estudo das variações metabólicas associadas ao efeito Warburg, através da determinação da concentração sérica de glucose, fructosamina, lactato e lactato desidrogenase (LDH) em cães com diferentes neoplasias malignas. Foram avaliados neste estudo 36 cães diagnosticados com diferentes tumores malignos e em diferentes estadios clínicos (grupo de animais doentes) e 23 cães considerados saudáveis, que constituíram o grupo controlo. Os animais doentes apresentaram concentrações séricas de lactato e LDH significativamente superiores (P=0.009 e P=0.023, respetivamente), e de fructosamina significativamente inferiores aos animais do grupo controlo (P=0.007). As concentrações séricas de glucose foram também inferiores em cães com neoplasias do que nos cães saudáveis, mas as diferenças não foram significativas (P=0.174). Os cães doentes foram divididos em grupos de acordo com o tipo de tumor que apresentaram, nomeadamente nos grupos de cães com carcinoma (n=13), sarcoma (n=10), linfoma (n=8) e adenocarcinoma mamário (n=8). Não foram encontradas diferenças significativas nas concentrações séricas de glucose, fructosamina, lactato e lactato desidrogenase entre estes grupos, ou entre estes grupos e os animais saudáveis (P>0.05 em todos os casos). Os resultados obtidos neste estudo mostram a ocorrência de alterações metabólicas que poderão estar associadas ao efeito Warburg em cães com diferentes tumores malignos, sugerindo que a glicólise aeróbica pode estar implicada na carcinogénese de diferentes neoplasias caninas. Os resultados sugerem também que os metabolitos analisados, nomeadamente a fructosamina, o lactato e a LDH, poderão ser biomarcadores úteis na prática clínica para triagem, diagnóstico, detecção precoce da progressão e prognóstico de doenças oncológicas caninas. Sugerem ainda que as vias metabólicas implicadas no efeito Warburg poderão ser potenciais alvos terapêuticos de diferentes neoplasias caninas. No entanto, neste estudo foi analisado um grupo pequeno de animais, e com tumores diferentes e em diferentes estadios clínicos. Serão necessários estudos futuros, com um maior número de animais e com uma população mais homogénea, para avaliar a função biológica do efeito Warburg na carcinogénese e a sua aplicação clínica em cada tipo tumoral.
- Imunologia da Leishmaniose caninaPublication . Ratola, Regina Araújo; Vilhena, Hugo Corte-RealA Leishmaniose Canina é uma doença parasitária com grande importância devido à sua distribuição mundial e carácter zoonótico. Esta doença é causada por um parasita do género Leishmania e transmitida por flebótomos infetados. A forma como esta doença se manifesta no animal depende de vários fatores, no entanto está intimamente relaciona com os mecanismos de defesa do seu sistema imunológico. O sistema imunológico divide-se em mecanismos inatos e adquiridos, em que participam diferentes tipos de células. Na imunidade inata, apesar de todas as células envolvidas exercerem funções importantes, os macrófagos desempenham um papel fulcral, tendo em conta que é nestas células que ocorre a transformação de formas promastigotas da Leishmania spp. em amastigotas. Já a imunidade adquirida divide-se em imunidade mediada por células e imunidade humoral, mas são as células CD4+ que determinam a resistência ou suscetibilidade do animal à infeção. Esta doença tem uma prevalência elevada na população canina em várias zonas de todo o mundo, sendo fundamental a implementação de medidas de prevenção. A forma como o sistema imunológico tenta combater o agente invasor é importante para evitar a progressão da doença, a deposição de imunocomplexos e as manifestações clínicas em diferentes órgãos. Apesar dos mecanismos do sistema imunológico ainda não serem totalmente conhecidos, esta dissertação bibliográfica pretende reunir informações referentes a este tema.
- Charlie 2.0 - design de diapositivos de cozinha promotora de alimentação saudávelPublication . Diana Inês Sousa TeixeiraOs alimentos que ingerimos têm um impacto direto na nossa saúde física e mental, pois, «nós somos o que comemos” (Alice Waters). Consequentemente, o que comemos define a nossa composição corporal. Por outro lado, os maus hábitos alimentares podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas já em criança. A obesidade infantil é uma das doenças crônicas muito presentes nas nossas sociedades e para a qual as entidades públicas trabalham quotidianamente para propor soluções inovadoras para a diminuição da propagação dessa doença “pandêmica” . Para travá-la, é importante compreender “o que é uma boa alimentação” e quais são os hábitos alimentares dos portugueses, para tentar identificar os problemas. Pois, os alimentos são consumidos e associados a vários contextos de consumo que vão influenciar diariamente na relação que a criança vai ter com a comida no futuro. O que sobressai da pesquisa, é um baixo consumo de frutos e hortícolas tanto nas crianças como nos adolescentes, assim como um consumo excessivo de alimentos hipercalóricos. Assim, orientei o meu trabalho em resposta ao problema seguinte: Como favorecer o consumo de frutos e legumes em crianças de 6 a 8 anos ? Para responder a essa questão, decidi focar na fase de confecção e preparação dos alimentos, repartida em 4 fases: através do conhecimento dos alimentos, da planificação das refeições, da preparação dos frutos e legumes e no empratamento. O projeto, pretende responder ao problema através duma experiência culinária positiva.
- A importância do Marketing de Conteúdo no E-CommercePublication . Gonçalves, Inês Baptista; Rosinha, AntónioA presente dissertação tem como objetivo principal o estudo do impacto do marketing de conteúdo no e-commerce. Este tema foi escolhido tendo em conta a sua crescente importância do tema na sociedade e a falta de estudos específicos nesta área em contexto português. O estudo foca-se nos elementos do entretenimento, da confiança, do seu valor e do propósito do marketing de conteúdo e do seu impacto no uso do e-commerce. A investigação foi conduzida em formato de análise quantitativa através de questionário e os resultados foram analisados através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados desta investigação demonstram que a confiança é o elemento do marketing de conteúdo que mais influencia o uso do ecommerce, com repercussões na forma como as empresas e as agências devem apostar para induzir a compra online.
- What Can Affect Consumers Decision Making Process Regarding Gut Health Related Products?Publication . Virgi, Inaara Begam; Pacheco, NatáliaInterest and alternatives in the market catered towards gut-health and healthier lifestyle choices have been constantly on the rise. It could be argued that this was largely aggravated after the COVID-19 pandemic in which consumers became even more diligent with that they were choosing to purchase and consume. This internship reports aims to investigate what affects the consumers decision making process regarding gut health products. In order to achieve this, an interview with 12 participants took place in order to understand more of what variables made up their decision making process and what other factors were essential when choosing gut-related products. Through an analysis of primary and secondary data, it was possible to see that although there is a lot of knowledge already on the matter, there is still little offering directed towards the consumer. Based on these results, it was possible to develop a recommendation plan to Puratos to further learn and interact better with their consumer base in order to deliver more precise and convenient solutions. These solutions must also fit the current needs and demands of the audience whilst enhancing their understanding as well. The development of this plan and implementation of these strategies is then discussed and organized in the most efficient way possible.
- A importância do SEO na otimização do site e-commerce: caso Passion GoldPublication . Santos, Catarina de Oliveira; Rosinha, AntónioFoi no decorrer do desenvolvimento do Web Analytics que surgiram mudanças noutras áreas digitais, como é exemplo o SEO (Otimizador de Motores de Pesquisa), que, ao longo dos anos, ganhou muita relevância como otimizador de websites. Atualmente, é um fundamento essencial no marketing digital, pela capacidade que tem em fazer um site alcançar as primeiras posições de forma orgânica nos resultados dos motores de pesquisa. O presente relatório tem como objetivo otimizar os resultados obtidos nos sites e-commerce, através do SEO, especificamente no site Passion Gold. O estudo surge no âmbito do mestrado em Gestão de Marketing e pretende descrever as atividades desempenhadas no estágio curricular em Marketing, mais especificamente no departamento de e-commerce, na empresa Flamingo S.A, uma multinacional de ourivesaria. Das várias marcas da empresa, a Passion Gold, desenvolvida unicamente a partir de ouro, foi a marca analisada e estudada, sobretudo ao nível da comunicação desenvolvida no website da marca. Trata-se de um estudo de caso, onde foram analisadas métricas, tais como o fluxo de comportamento do consumidor, os canais principais, as páginas mais pesquisadas, a posição média das palavras-chave, as impressões e o nível de dificuldade das palavras-chave, com o propósito apenas de descrever o comportamento do consumidor. Este relatório permitiu concluir que mais de metade dos utilizadores que entram no site e-commerce da Passion Gold acedem por via orgânica. No entanto, percebe-se de imediato que a percentagem de desistência é elevada, o que revela que o site não atinge as expetativas do consumidor. Assim, é necessária a redefinição do menu superior do site e do website em si, de forma que se torne mais atraente para o consumidor.
- A otimização dos pontos de venda como meio de aumento das vendasPublication . Silvestre, Tchinossole Cheyenne António; Barbosa, JoãoO presente relatório enquadrado no estágio realizado, tem como objetivo compreender como a otimização dos pontos de venda podem gerar aumento das vendas da marca HASSU, mediante as atividades na empresa Flamingo S.A., no âmbito do cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Marketing do Instituto Superior Português de Administração em Marketing. O relatório é constituído por quatro temas importantes, Introdução, revisão da literatura, metodologia, apresentação, análise de resultados e por uma conclusão do relatório e das temáticas. A revisão de literatura compreendeu os seguintes temas: canais de distribuição, pontos de venda, merchandising, métricas de desempenho e estratégias de otimização. Para recolha de dados foi aplicada uma entrevista a Diretora de Marketing e Comunicação da Flamingo e aplicado um questionário aos responsáveis pelos pontos de venda da marca HASSU. Por último, foram feitas sugestões de melhoria, conclusões sobre os resultados e foram apresentadas as dificuldades durante a elaboração do relatório.
- A importância das redes sociais e do email marketing como otimização da comunicação da marca HassuPublication . Gramaço, Catarina Cravinho; Rosinha, AntónioNa sequência do estágio curricular realizado na Flamingo SA, empresa do ramo da indústria da ourivesaria, onde a principal ferramenta de trabalho foram as redes sociais e o email marketing, na a presente investigação, analisa-se a importância das redes sociais e do email marketing na otimização da comunicação da marca Hassu, uma das sete marcas da empresa. Perante os desafios que a marca Hassu apresenta na sua comunicação, o trabalho desenvolvido tem como objetivo apresentar as melhores práticas que otimizem a comunicação da marca Hassu através das redes sociais e do email marketing. A comunicação da marca é um dos aspectos desejados a melhorar pela empresa Flamingo SA. A metodologia adotada é de natureza mista: qualitativa, na qual foi elaborada uma entrevista à diretora de comunicação e marketing da Flamingo SA e quantitativa, através das posteriores análises de dados. A partir dos dados analisados concluiu-se a potencialidade da rede social facebook e a forma como os clientes estão envolvidos com as redes sociais e com o email marketing. Um importante aspeto a realçar é a importância da construção de estratégias para gerar notoriedade da marca nas redes sociais e estabelecer uma relação de confiança entre consumidor e marca, e que consecutivamente conduzam o cliente a escolher a marca.
- O papel dos Green Influencers nos hábitos de vida sustentável da Geração ZPublication . Andrade, Mónica Silvestre de Almeida; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeO conceito da sustentabilidade, associado ao marketing de influência, tem aumentado ao longo dos anos, tal como, a sua integração em campanhas publicitárias (Bentley et al., 2021). Este fator fez com que surgisse um novo perfil de influenciador digital que trata de temáticas relacionadas com a sustentabilidade: o green influencer (Vander & Parubaj, 2021). Estes influenciadores utilizam as plataformas de redes sociais para partilhar conteúdo sobre hábitos sustentáveis e chegar ao seu público-alvo (Yilmaz & Younggreen, 2016). Como público-alvo, destaca-se a presença da Geração Z nas redes sociais pela sua dependência perante a tecnologia e a sua necessidade de estar em constante contacto com o mundo digital (Salleh et al., 2017). Esta geração tem, cada vez mais, demonstrado preferência por adotar novos hábitos sustentáveis (Kirmani & Khan, 2016) e, por se tratarem de indivíduos que estão constantemente informados, os mesmos têm uma especial preocupação no que diz respeito a causas ambientais (Horton, 2016). Assim, a presente investigação estuda a relação entre os green influencers e a adoção de hábitos sustentáveis por parte da Geração Z. Foi adotada uma metodologia quantitativa, através de um questionário online direcionado para a Geração Z, onde foi possível analisar a influência dos green influencers sobre os indivíduos desta geração através da participação de 212 inquiridos. Os resultados demonstraram que este tipo de influenciadores se relaciona positivamente com a adoção de novos hábitos sustentáveis por parte da Geração Z. Esta pesquisa tem especial relevância para o desenvolvimento de estratégias de marketing de influência ligadas à sustentabilidade, mas também para o desenvolvimento da relação entre green influencers e o seu público-alvo.
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