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- An effect of serotonergic stimulation on learning rates for rewards apparent after long intertrial intervalsPublication . Iigaya, Kiyohito; Fonseca, Madalena S.; Murakami, Masayoshi; Mainen, Zachary F.; Dayan, PeterSerotonin has widespread, but computationally obscure, modulatory effects on learning and cognition. Here, we studied the impact of optogenetic stimulation of dorsal raphe serotonin neurons in mice performing a non-stationary, reward-driven decision-making task. Animals showed two distinct choice strategies. Choices after short inter-trial-intervals (ITIs) depended only on the last trial outcome and followed a win-stay-lose-switch pattern. In contrast, choices after long ITIs reflected outcome history over multiple trials, as described by reinforcement learning models. We found that optogenetic stimulation during a trial significantly boosted the rate of learning that occurred due to the outcome of that trial, but these effects were only exhibited on choices after long ITIs. This suggests that serotonin neurons modulate reinforcement learning rates, and that this influence is masked by alternate, unaffected, decision mechanisms. These results provide insight into the role of serotonin in treating psychiatric disorders, particularly its modulation of neural plasticity and learning.
- Tecnologia Retmarker e suas aplicações : acompanhamento e exploração do uso em novos locais : estágio na RetmarkerPublication . Batalha, Mariana Alpoim; Vasconcelos, Verónica Maria Marques do Carreiro SilvaA Retinopatia Diabética é uma das complicações da Diabetes Mellitus que corresponde à principal causa de perda de visão no mundo. A recomendação para um acompanhamento e uma prevenção da sua evolução para estádios mais avançados, tais como: a Retinopatia Proliferativa e o Edema Macular Clinicamente Significativo, baseia-se num exame ocular anual, a retinografia. De modo a tentar examinar o maior número de pessoas com Diabetes Mellitus possível, são efetuados rastreios sistemáticos anuais em que é realizado esse exame ocular, posteriormente avaliado indicando os casos que necessitam de ser encaminhados para tratamento. Em 2011, foi implementado nos rastreios sistemáticos de Retinopatia Diabética a tecnologia Retmarker, desenvolvida pela empresa Retmarker S.A. baseada num sistema de diagnóstico automático capaz de detetar lesões na retina que são comuns em doentes com Retinopatia Diabética. A tecnologia Retmarker apresenta desempenhos na ordem dos 95% de sensibilidade e 70% de especificidade, o que o torna um sistema seguro. Deste modo, o número de casos em que é necessário ocorrer a intervenção humana é muito menor, fazendo com que seja possível avaliar mais casos com os mesmos recursos pois apenas cerca de 5% de todos os pacientes rastreados são os que necessitam de tratamento. O trabalho apresentado neste relatório baseia-se na aplicação da tecnologia Retmarker para além dos rastreios sistemáticos realizados em Portugal. Em 2015, a tecnologia Retmarker começou a ser implementada nas óticas. De modo a avaliar se seria possível reduzir os custos associados a um rastreio de Retinopatia Diabética, sem pôr em causa o desempenho da tecnologia, foram analisadas as retinografias tiradas nas óticas com câmaras não-midriáticas portáteis, estas câmaras apresentam valores mais reduzidos do que as câmaras usadas normalmente em rastreios. Obtiveram-se valores de sensibilidade de 100%, significando que nenhum caso foi perdido e valores de sensibilidade perto dos 70%. Concluindo-se que o uso destas câmaras de baixo custo não coloca em causa os valores de sensibilidade e especificidade da tecnologia Retmarker.
- Gestão de armazéns avançados numa indústria metalomecânica do setor automóvelPublication . Rodrigues, Beatriz Duarte; Domingues, David José da RochaNeste documento apresenta-se o reflexo sobre o trabalho de estágio desenvolvido entre 27 de Fevereiro e 27 de Outubro de 2017, nas instalações da Faurecia Sistemas de Escape Portugal, unidade industrial dedicada à produção de componentes de controlo de emissões para sistemas de escape, localizada em Bragança, num projeto final de conclusão do Mestrado de Engenharia e Gestão Industrial no âmbito de Gestão de Armazéns Avançados. O objetivo proposto foi a criação de sistema de alertas, sistemas de análise e sistemas visuais de máximos e mínimos nos armazéns avançados de modo a fazer face às alterações da produção assim como à falta de adesão às regras associadas ao funcionamento de armazéns avançados. O presente trabalho apresenta o esforço feito na gestão de armazéns avançados, pela diminuição das discrepâncias que surgiram diariamente influenciadas pela produção ou outros fatores que contribuíam para a não conformidade dos mesmos. Para alcançar o objetivo deste trabalho foram elaboradas análises de consumo nas diversas linhas de produção, criadas rotinas de trabalho para controlo dos armazéns avançados e dos seus componentes, quer armazenados quer em produção. Recorreu-se ainda à ferramente de gestão lean, 5S, para se atingir o objetivo. Foi elaborada uma base de dados em Access para dar seguimento aos registos de levantamento associados aos armazéns avançados, de modo a tornar o processo menos burocrático e mais dinâmico. Por fim, este projeto possibilitou a aplicação de conhecimentos adquiridos não só ao longo do curso de licenciatura e mestrado como também durante a realização do estágio, o conhecimento da realidade industrial, conhecimento dos indivíduos que trabalham diariamente no chão-de-fábrica e o enriquecimento técnico e pessoal.
- "Elaboração de um Plano de Marketing para a Empresa António Carlos Rocha, Construção e Obras Públicas, Lda"Publication . Regina Alves da Rocha, Sara; Manuel Neves Gomes Lopes, JorgeEste projeto tem como finalidade apresentar um Plano de Marketing para a empresa António Carlos Rocha, Construção e Obras Públicas, LDA com sede em Penafiel. A construção civil é a atividade que engloba a produção, confeção, demolição, reforma e ampliação de edificação ou qualquer outra estrutura ligada ao solo ou ao subsolo, sendo o marketing neste setor pouco explorado, por isso pretendo analisar as práticas de marketing realizadas e como estas práticas podem fortalecer a marca da empresa no mercado. Foram analisadas as variáveis ambientais que interferem na tomada da decisão de marketing, referentes ao ambiente externo e interno para entender a atual estratégia de marketing da empresa e destacar os diferenciais competitivos explorados por ela para ganhar participação de mercado. Além disso, a busca para se diferenciar dos concorrentes e se aproximar dos clientes, passa pelas práticas do CRM (Customer Relationship Management) e do marketing ativo, mantendo contacto através de redes sociais, patrocínios e distribuição de brindes. O projeto tem como principais objetivos o aumento de vendas bem como a manutenção de relacionamentos duradouros, mutuamente vantajosos, com associações de fornecedores e com clientes que operam nesta área. Inclui a, missão, objetivos, ramos de atividade, análise SWOT, análise de mercado, análise de relacionamentos, targeting e análise de resultados. Segue-se uma análise e proposta de marketing-mix que foca sete pontos: produto, preço, comunicação, distribuição, processos, pessoas e evidências físicas. A comunicação é o ponto mais importante deste plano pois é através dela que, desejavelmente, a empresa conseguirá atingir a maioria dos seus objetivos de marketing no próximo ano.
- COMO CONSTRÕEM AS EDUCADORAS A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPETRO DO AUTISMO?Publication . Ferreira, Angélica; Almeida, AnaA problemática do Transtorno do Espetro do Autismo (TEA) tem sido alvo de muita investigação ao longo dos anos. O DSM V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, em 2013, provocou modificações significativas no paradigma do autismo e respetivos Transtornos do Neurodesenvolvimento. A publicação do DSM-V é uma atualização da investigação/estudo sobre as várias perturbações, nomeadamente sobre o autismo, e teve, inclusivamente, como consequência a alteração da designação. O interesse pela temática deste trabalho de pesquisa surgiu no decorrer de um estágio curricular, numa sala de Jardim de Infância, que tinha no seio do seu grupo uma criança com TEA. Partindo deste interesse, estabeleceram-se como objetivos deste trabalho, compreender e conhecer as Práticas Pedagógicas Inclusivas das Educadoras de Infância com crianças com TEA. Este trabalho tem como objetivo entender o trabalho das educadoras de infância e a sua Prática Pedagógica com crianças com Transtorno de Espetro do Autismo. Para isso foi feito uma revisão da literatura e foram realizadas Entrevistas a educadoras de Infância no distrito de Santarém.
- Tecnologia Retmarker e suas aplicações : acompanhamento e exploração do uso em novas patologias : estágio na RetmarkerPublication . Costa, Ana Sofia Pereira da; Vasconcelos, Verónica Maria Marques do Carreiro SilvaO presente relatório descreve o trabalho realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Instrumentação Biomédica, efetuado entre 14 de Novembro de 2016 e 1 de Julho de 2017, na empresa Retmarker SA. No âmbito deste estágio foi proposto à aluna que adaptasse um sistema automático de apoio ao diagnóstico de retinopatia diabética ao diagnóstico da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A DMRI é uma patologia oftalmológica que afeta a área central da retina e que como o próprio nome indica é mais frequente na população com idade mais avançada. Esta patologia possui três fases: inicial, intermédia e avançada, sendo que as últimas duas fases evoluem rapidamente podendo levar a uma perda irreversível da visão central. Não sendo ainda conhecidos tratamentos para reverter ou melhorar a visão central, mas sim apenas para preservar a visão que o doente ainda tem, é determinante a deteção precoce desta patologia. A fase inicial da DMRI é caraterizada por pequenas alterações maculares e pelo aparecimento de drusen, pequenas lesões brancas que resultam de depósitos de resíduos de uma digestão incompleta dos elementos membranares pelos fotorrecetores. É importante detetar esta patologia na sua fase inicial e sabendo que o aparecimento de drusen está associado ao desenvolvimento desta patologia, seria de extrema importância adaptar o Retmarker Advanced, um sistema que deteta três tipos de lesões, brancas, microaneurismas e hemorragias à deteção de DMRI. Os melhores resultados deste processo experimental resultam da aplicação deste sistema após a alteração dos thresholds que são comparados com caraterísticas extraídas das imagens, ao conjunto de teste STARE resultando numa sensibilidade máxima de 93,33% e uma especificidade máxima de 91,67%. Estes resultados são apresentados e discutidos ao longo do presente relatório. Ao longo do estágio a aluna do Mestrado em Instrumentação Biomédica, participou com os restantes colegas de trabalho da Retmarker SA noutras tarefas necessárias à empresa.
- Brincar hojePublication . Soares, Maria; Aston, JeremyBrincar hoje é um tema que poderá não estar tão distante do passado como o previsto. As tecnologias e inovações apresentadas num ritmo cada vez mais acelerado são abraçadas pelas crianças de uma forma natural e espontânea. No entanto, a Criança de hoje nasce com as mesmas necessidades primárias das dos séculos passados e assim como estas, o seu desenvolvimento saudável ainda implica correr, saltar, manipular objectos, estimular os sentidos e a socialização. Este documento relata o meu contributo direto na criação, desenvolvimento e lançamento comercial de uma marca - a elou cork toys, com a sua primeira coleção de brinquedos de cortiça. O projeto, com a orientação criativa da esad - idea, insere-se num contexto de estágio onde a aprendizagem se funde com um ambiente profissional em que a inter-relação com os parceiro industriais é crucial para uma conclusão do briefing, passando pela reunião e organização da informação dos temas apropriados e indispensáveis para uma base sólida de criação, até à conceção dos conceitos e concretização dos brinquedos finais. Também é descrita para cada peça através do esclarecimento junto dos produtores ou através da tentativa-erro no caso de peças dúbias. O relatório é concluido com a apresentação dos brinquedos em feiras internacionais e feedback do mercado.
- "Marketing Relacional no contexto de uma entidade sem fins lucrativos - Associação Empresarial de Paços de Ferreira"Publication . Gomes Pimentel Pires, Carlos; Raimundo Schwab, LuísO presente estudo visa compreender a importância e o papel estratégico do Marketing Relacional para as organizações, no caso concreto, para a Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF). Defende-se uma nova Lógica Relacional, que tem por base a preocupação com os principais stakeholders (partes interessadas), sobretudo com os seis relacionamentos cruciais, de onde destacamos o relacionamento com os clientes. Pretendemos aferir o grau de importância de conceitos como a satisfação do cliente, o relacionamento, o compromisso, a confiança, a lealdade, a retenção de clientes, a probabilidade de interação futura, a qualidade do serviço, a reputação/imagem e qual o verdadeiro impacto destes construtos na área relacional, com vista ao aperfeiçoamento do desempenho da organização na égide relacional, a fim de conquistar a lealdade do cliente, a manutenção de relacionamentos a longo prazo que permitam potenciar criação de valor e obtenção de vantagem competitiva. Efetuou-se um estudo de caso, que incidiu na base de relacionamentos da AEPF, tendo-se optado pelo formato de investigação exploratório e os métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo. Sob o âmago qualitativo aferiu-se que a AEPF não se revê como uma prestadora de serviço, apresentando carência de uma lógica relacional e desvalorizando a sua imagem/reputação. Sob o âmago quantitativo, aferiu-se que, para o relacionamento, contribuem a satisfação, a confiança e a proximidade. A lealdade influencia a probabilidade de relação futura e, para além da qualidade do serviço do serviço/produto, os clientes ponderam a adequação do serviço/produto e o nível de assistência da AEPF após prestação do serviço.
- Adaptacíon cultural del mercado paraguayo de cara al consumo del vino de oportoPublication . Torres, Carla Maria Bozzano; Ferreira, MafaldaIntroducir una bebida con siglos de experiencia, con carácter y personalidad, originario del Viejo Continente, Europa, Portugal, a un mercado nuevo, joven e inexperto, perteneciente al Nuevo Continente, América, Paraguay; ¡es aquí donde se nos presenta el gran desafío! La aventura de comercializar el Vino de Oporto en el mercado paraguayo es lo que da inicio a este trabajo. Nos llevó a estudiar las culturas, a través de las dimensiones que nos ofrece Hofstede, y con ello, nos invita a mirar a la vida con una visión más amplia, a ser más tolerantes, por lo tanto, versátiles y adaptables, es la inteligencia cultural la que nos ayuda a resolver los intríngulis culturales, que a simple vista no detectamos. A continuación, comprender el marketing internacional, el marketing cros cultural, y el encuentro con la necesidad de adaptar un mercado a un nuevo/viejo producto Los datos obtenidos de las investigaciones y su correspondiente análisis son los que sustentan las recomendaciones finales. Palabras claves: Internacionalización, Vino de Oporto, Cultura, Dimensiones de Hofstede, Marketing Internacional, Marketing Cros cultural.