Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-08"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- O EFEITO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR NA PERCEÇÃO DE JUSTIÇA DOS POLÍCIASPublication . Silva, David de Almeida; Pissarra, Professor Doutor JoãoA avaliação curricular (AC) é o instrumento que ordena os candidatos aquando das promoções na PSP. A sua aplicação é um tema em discussão e um fator influente na perceção da justiça. O nosso trabalho discute o papel da AC e dos seus componentes na construção da perceção da justiça. Realizámos um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram 3 803 Polícias de todos os postos, com uma antiguidade média de 20 anos de serviço, distribuídos por todas as capitais de distrito portuguesas e ainda 201 participantes oriundos das ilhas. A idade média da amostra é 42 anos. Os resultados indicam que os Polícias detêm insuficiente informação sobre a AC e que a AC é um fator influente na perceção global da justiça sendo os louvores um fator moderador desta relação na justiça interpessoal e informacional, enquanto a antiguidade modera negativamente, de forma robusta, a justiça distributiva. Da análise dos resultados é notória a implicação prática da atribuição dos louvores, e da necessidade de reflexão sobre a gestão das carreiras de Agente e de Chefe de Polícia. O instrumento de avaliação em vigor carece de adaptação de modo a que não se verifiquem comparações inadequadas nos scores alcançados na AC pelos diferentes candidatos.
- O efeito da avaliação curricular na perceção de justiça dos políciasPublication . DAVID DE ALMEIDA SILVA, DAVID; Pissarra, João José da SilvaA avaliação curricular (AC) é o instrumento que ordena os candidatos aquando das promoções na PSP. A sua aplicação é um tema em discussão e um fator influente na perceção da justiça. O nosso trabalho discute o papel da AC e dos seus componentes na construção da perceção da justiça. Realizámos um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram 3 803 Polícias de todos os postos, com uma antiguidade média de 20 anos de serviço, distribuídos por todas as capitais de distrito portuguesas e ainda 201 participantes oriundos das ilhas. A idade média da amostra é 42 anos. Os resultados indicam que os Polícias detêm insuficiente informação sobre a AC e que a AC é um fator influente na perceção global da justiça sendo os louvores um fator moderador desta relação na justiça interpessoal e informacional, enquanto a antiguidade modera negativamente, de forma robusta, a justiça distributiva. Da análise dos resultados é notória a implicação prática da atribuição dos louvores, e da necessidade de reflexão sobre a gestão das carreiras de Agente e de Chefe de Polícia. O instrumento de avaliação em vigor carece de adaptação de modo a que não se verifiquem comparações inadequadas nos scores alcançados na AC pelos diferentes candidatos.
- Inovação em design de mobilidadePublication . Santos, André; Aston, JeremyA evolução tecnológica e do contexto social urbano auguram novos obstáculos logísticos tornando a mobilidade num dos maiores desafios da atualidade. As tecnologias da condução autónoma, propulsão elétrica, sensorização e IOT que entram agora na sua fase de amadurecimento, aparentam ser o canalizador de uma esperada disrupção nos transportes e logística urbana. Como tal, verifica-se também uma tendência para novos modelos de negócio baseados na mobilidade como um serviço e também a necessidade cada vez mais premente de desenvolver veículos fit-for-purpose. Procura-se com este documentos relatar o desenvolvimento de um projeto realizado no âmbito do MA em Design de Produto, integrado no CEiiA. Este processo teve um objetivo identificar e prover as necessidades dos utilizadores de um sistema de mobilidade urbana. Paralelamente, propôs-se um veículo modular configurado consoante as várias funções, tendo como base a arquitetura do sistema propulsão (skate) em desenvolvimento nesta empresa. Este veículo de carácter marcadamente meta projetual, busca também uma nova linguagem formal desafiante, incógnita e adaptada às tendências, necessidade e desejos dos utilizadores do futuro.
- Be 4.0 (conceito avançado)Publication . Carneiro, Jorge; Aston, JeremyO paradigma da mobilidade tem vindo a evoluir ao longo dos anos, esta evolução deve-se à sua importância na sociedade. Há diferentes conceitos de mobilidade que se adaptam a situações diversas, sendo que todas elas têm necessidades e limitações. A necessidade da deslocação é intrínseca ao ser humano, portanto torna-se uma área que está em constante evolução de modo a facilitar o dia a dia das pessoas. Na história da mobilidade, podemos verificar que desde a charrete até ao automóvel, surgiram vários tipos de soluções de transporte que transportaram o paradigma da mobilidade. Essa evolução nos meios de transporte diretamente ligada ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a melhorar e facilitar a utilização destes meios, melhorando a experiência de utilização do utilizador. este documento relata a criação e desenvolvimento de um conceito de um veículo elétrico autónomo destinado a um serviço de partilha. Este foi desenvolvido no âmbito de uma estágio curricular, onde foi possível explorar um conceito avançado com uma linguagem de design que definisse a equipa e os valores do CEiiA. O projeto contou com a orientação criativa do Jeremy Aston e Boris Fabris, estes são docentes da ESAD e têm experiência a nível profissional na área do design de produto e automóvel respetivamente. Estes permitiram que este projeto fosse desenvolvido da melhor forma sendo que as decisões mais relevantes relacionadas com o projeto foram tomadas com a devida consulta dos mesmo. O processo de design decorreu no Departamento de Mobilidade (Devices) do CEiiA, onde o projeto foi acompanhado por vários profissionais, especialmente pelo José Silva e pelo Luís Leitão que orientaram oficialmente o processo desde o início. O projeto foi concluído com um relatório de estágio e duas apresentações finais. A primeira apresentação do final num evento do CEiiA realizado para todos os colaboradores da empresa e mais tarde na ESAD Matosinhos, com o intuito de expôr o processo desenvolvido durante o estágio, explicando o conceito e as várias fases do projeto.
- FACS - Future automotive cockpit storagePublication . Pinto, João; Aston, JeremyA optimização do espaço no habitáculo do automóvel é, hoje em dia, uma das preocupações que as equipas de desenvolvimento e produção anseiam evoluir. Atualmente, as múltiplas opções de personalização ajudam a que cada vez mais o veículo se possa adaptar às necessidades individuais de cada utilizador e não o contrário. Hoje sabe-se que o automóvel já não é um mero veículo que transporta pessoas do ponto A ao ponto B, mas sim uma extensão imprescindível das necessidades do ser humano, tanto por questões de trabalho como de lazer. O projeto FACS (Future Automotive Cockpit & Storage) aborda, como o próprio nome indica, os espaços de armazenamento aplicados ao futuro do habitáculo automóvel tendo três áreas de foco, o dashboard, door panel e o roof shelf. Sendo a modularidade um fator preponderante deste projeto. Os veículos de transportes de mercadorias e de pessoas de média dimensão, nomeadamente os furgões, são a base dimensional do projeto. Neste documento é evidenciado o meu contributo em todas as etapas do processo, desde a pesquisa de informação, à criação e apresentação de uma proposta. A colaboração com a ESAD-Idea promoveu uma relação entre diferentes instituições, proporcionando assim um sentimento de profissionalismo e de entreajuda para que o projeto decorresse de forma natural e findasse com sucesso. Existiram vários momento durante o processo tendo começado naturalmente com o briefing onde se delineou as etapas, tendo passado pela procura das necessidades dos utilizadores e pela colheita desses mesmos dados, posteriormente a elaboração de conceitos base e, por fim a realização de três propostas com características diferentes. De salientar que durante estas etapas foram realizadas reuniões com as instituições envolvidas de forma a mostrar todo o processo e assim obter algum feedback.
- Crescer a Brincar - A Robótica no desenvolvimento motorPublication . Roque Mendes Casaca, Cláudia Sofia; Casal, João
- Necessidades, dificuldades e preocupações dos pais de crianças com perturbações do espetro do AutismoPublication . Céu Mestrinho, Maria do
- Como é que a História de Vida de uma Criança com Necessidades Educativas Especiais possibilita a compreensão das opções do Atendimento e do Processo EducativoPublication . Marques Varão Leal Cavalheiro, Maria João; Casal, João