EM - IUEM - Nutrição Clínica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EM - IUEM - Nutrição Clínica by Title
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do estado nutricional do doente oncológico submetido a nutrição entérica prolongada por gastrostomiaPublication . Pereira, Marta Alexandra Correia; Fonseca, JorgeIntrodução: A desnutrição é um problema recorrente em doentes com cancro cervicofacial. Em doentes disfágicos a gastrostomia endoscópica (PEG) é o acesso nutricional preferencial. A Avaliação Global Subjetiva – Gerada pelo Doente (AGS-GD) é um método específico para avaliação do estado nutricional dos doentes oncológicos. A albumina e a transferrina podem ser usadas como biomarcadores para a desnutrição nestes doentes quando conjugadas com outras ferramentas. Objetivos: Avaliar o estado nutricional de doentes oncológicos submetidos a PEG, com recurso ao questionário AGS-GD com pontuação. Testar a hipótese que a classificação do estado nutricional se associa com a albumina e transferrina séricas destes doentes. Materiais e Métodos: Estudo observacional descritivo-correlacional. Avaliaram-se doentes oncológicos adultos submetidos a Nutrição Entérica por gastrostomia há pelo menos um mês, com recurso à AGS-GD com pontuação. Para a AGS-GD os doentes foram classificados em AGS-GD A (bem nutridos) ou AGS-GD B+C (moderadamente ou gravemente desnutridos). Registaram-se os valores de albumina e transferrina séricas dos doentes e compararam-se com os valores de referência para a normalidade. Resultados: Incluíram-se 42 doentes, 38 homens e 4 mulheres, com idades compreendidas entre os 47 e os 87 anos. A distribuição topográfica foi: 14 neoplasias da faringe, 11 da boca, 8 da laringe, 3 do esófago cervical e 6 metástases cervicais. A AGS-GD mostrou uma prevalência de desnutrição de 59,5%. A prevalência de perda de peso foi de 50%. A albumina encontrava-se baixa em 31% dos doentes e a transferrina em 45,2%. Discussão: A prevalência de desnutrição nos doentes oncológicos gastrostomizados foi elevada. Encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre a média de albumina e transferrina dos doentes bem nutridos e dos desnutridos. Conclusões: A AGS-GD mostrou-se uma ferramenta útil e exequível, permitiu identificar desnutrição e a necessidade de intervenção nutricional. A classificação do estado nutricional associou-se com a albumina e transferrina séricas.
- Avaliação nutricional precoce nos doentes gastrostomizados: perímetro braquial, índice de massa corporal, albumina, transferrina, pré-albumina, e proteína C-reativa no primeiro mês após gastrostomiaPublication . Borges, Maria Filomena Parreira Jacinto Pereira; Fonseca, Jorge; Bernardo, Maria AlexandraIntrodução: A avaliação do estado nutricional nos doentes disfágicos gastrostomizados, no 1º mês após gastrostomia percutânea endoscópica (PEG), é uma importante ferramenta para uma abordagem terapêutica nutricional, eficaz. Torna-se assim um desafio, a procura de novas ferramentas exequíveis e fiáveis que possam fornecer precocemente informação credível sobre o estado nutricional e que possam ter um impacto significativo na monitorização do tratamento destes doentes, nos primeiros 30 dias após a gastrostomia.
- Caracterização da atividade antioxidante de sumos verdes comerciais e os seus equivalentes manufaturados, ao longo do tempoPublication . Cavaco, Joana Kouprianoff Damas; Bernardo, Maria AlexandraEnquadramento: As preocupações com a saúde e a procura de novos produtos têm crescido por parte de um consumidor mais exigente e informado. No entanto, a informação quantitativa nos rótulos das embalagens, respeitante à capacidade antioxidante, é frequentemente insuficiente. Objectivos: Caracterizar e comparar o efeito do tempo na capacidade antioxidante de um sumo verde comercial e o seu equivalente manufaturado. Métodos: 7 amostras independentes de um sumo comercial (C) e 7 amostras independentes do sumo verde equivalente manufaturado (M) foram sujeitas a uma extração hidro-metanólica (1:2). As amostras foram sujeitas a análise para determinar o teor de Fenóis Totais (FT) e a atividade antioxidante através do teste FRAP (Ferric Reducing Antioxidant Potential) e do teste de DPPH (2,2-diphenyl-1-picryl-hydrazyl-hydrate). Os testes foram realizados em triplicado, em 3 momentos: após abertura/confecção (t0), após 24h (t1) e após 72h (t2). Foi aplicado ANOVA de medições repetidas e avaliada a interação entre os fatores independentes e os fatores de medições repetidas. Resultados: Para os valores de FT e DPPH foi obtida uma interação significativa entre o fator independente do sumo e o de repetição no tempo (p <0.001), logo as comparações devem ser feitas com cuidado. Mesmo assim a potência observada (superior a 80%) sugere que os efeitos observados não se devem ao acaso. Assim o tratamento estatístico sugere, para FT que os valores de sumo comercial são significativamente superiores e para o DPPH, os são valores significativamente superiores no sumo comercial apenas para (t1). Sugere ainda que tanto para FT como para DPPH existe um comportamento significativamente diferente entre os dois sumos ao longo do tempo. Em relação ao FRAP, a ausência de interação entre os fatores legitima a comparação entre os sumos e entre os momentos, de forma independente. Neste caso foram observadas diferenças entre os sumos, com valores de FRAP superiores para o sumo comercial (p<0.001). Conclusão: Os parâmetros analisados para os sumos comerciais e manuais revelaram diferenças para os 3 momentos estudados e sugerem vantagens nas propriedades antioxidantes do sumo verde comercial.
- Caracterização da atividade antioxidante de um sumo comercial (maçã, morango e infusão de tomilho-limão) e o seu equivalente manufaturadoPublication . Silva, Eugénia Isabel da Costa Carvalho da; Bernardo, Maria AlexandraEnquadramento: A preocupação com a saúde e hábitos de vida saudáveis estão na base da crescente procura e oferta de sumos naturais onde as propriedades antioxidantes se destacam. No entanto o processamento da fruta fresca em sumo de fruta pode alterar algumas destas propriedades. Por outro lado a informação presente nos rótulos dos sumos comerciais deve permitir uma escolha consciente, mas na maioria dos sumos a informação disponível é escassa e pouco esclarecedora. Objetivos: Comparar o teor em fenóis totais (FT) e a atividade antioxidante (AA), entre um sumo comercial de fruta (morango, maçã) e infusão (tomilho-limão) e o seu equivalente manufacturado. Métodos: Foram usadas 10 amostras independentes de sumo comercial e 10 amostras independentes de sumo manufaturado com constituição equivalente. As amostras foram sujeitas a uma extracção hidro-metanolíca (1:2). Na determinação do teor em fenóis totais (FT) foi usado o teste de Folin Cioccalteu. A actividade antioxidante foi avaliada através de dois testes (FRAP e DPPH). Na análise estatística dos resultados foi aplicado o teste ANOVA two way, complementado com a análise de contrastes planeados, foi ainda aplicado o teste de correlação de Ró de Spearman. Resultados: Os valores médios de FT do sumo comercial (SC) e do sumo manufaturado (SM), são significativamente diferentes (p<0,001), sendo SC (938,3±29,3 mg/L eq.ac. gálico) significativamente mais elevado que SM (178,8±8,4 mg/L eq. ac. gálico). O teste FRAP revelou diferenças significativas (p <0,001) entre os sumos, obtendo-se um valor para SC = 9617,5±389,7 eq. Trolox μmol/L, mais elevado que SM =1328,4±60,1 eq. Trolox μmol/L. Também o teste DPPH, revelou diferenças significativas (p <0,001), sendo SC =6161,4±260 eq. Trolox μmol/L, mais elevada que SM=942,5 ±45,1 eq. Trolox μmol/L. Finalmente os Coeficientes de Correlação de Spearman obtidos para a associação entre FT e AA por FRAP e DPPH revelaram-se iguais para SM, R=0,891, indicando que existe uma forte correlação entre FT e a AA para os dois métodos com significado estatístico pois p <0,01. Para o SC os Coeficientes de Correlação de Spearman obtidos foram inferiores a 0,5 o que indica uma fraca correlação entre FT e AA em ambos os métodos, e sem significado estatístico pois p>0,01. Conclusão: Os parâmetros FT e AA (FRAP e DPPH) analisados neste trabalho revelaram diferenças significativas entre os dois sumos, comercial e manufacturado, sugerindo vantagem para o sumo comercial no que diz respeito às suas propriedades antioxidantes.
- Caracterização da atividade antioxidante de um sumo comercial de maçã, cenoura, gengibre e goji e do seu equivalente manufaturadoPublication . Braga, Ana Filipa de Sousa; Bernardo, Maria AlexandraEnquadramento: Os sumos de fruta comerciais, uma opção disponível no mercado com uma oferta em variedade crescente, têm vindo a ganhar protagonismo pelas suas alegadas propriedades antioxidantes. Têm, no entanto, sido descritos alguns fatores que influenciam as propriedades antioxidantes dos alimentos, tais como o processamento, armazenamento, temperatura e os compostos usados como conservantes. Torna-se assim pertinente conhecer as suas propriedades antioxidantes e compará-las com os seus equivalentes manufaturados. Objetivos: Avaliação e comparação do teor em fenóis totais (FT) e atividade antioxidante entre sumos comerciais e seus equivalentes manufaturados. Métodos: Foram avaliadas dez amostras independentes de um sumo comercial e dez amostras independentes de um sumo equivalente manufaturado. Avaliou-se a atividade antioxidante através dos métodos de DPPH e FRAP e o teor de FT através do método de Folin-Ciocalteau. Para a análise estatística, foi aplicado o teste t-student para comparação de médias do teor em FT, o teste ANOVA two-way para comparação da atividade antioxidante dos dois sumos em ambos os métodos e o coeficiente de Spearman para verificar a correlação entre teor em FT e atividade antioxidante. Resultados: Observaram-se diferenças significativas nas médias do teor em FT (p-value<0,001) de ambos os sumos. Existem diferenças significativas entre a atividade antioxidante de ambos os sumos, em função de DPPH (p-value=0,002) e FRAP (p-value<0,001). Existem diferenças significativas entre a atividade antioxidante obtida pelos métodos de FRAP e DPPH nos sumos comerciais (p-value<0,001) e não significativas nos sumos manufaturados (p-value=0,658). O teor em FT está associado à atividade antioxidante proveniente dos sumos em questão. Conclusão: Globalmente, o presente estudo revelou que as propriedades antioxidantes dos sumos comerciais estudados são significativamente superiores às dos sumos equivalentes manufaturados, em todos os métodos. A atividade antioxidante varia conforme o sumo (comercial ou manufaturado) e conforme o método (FRAP e DPPH).
- Caracterização da ingestão alimentar em doentes com psoríasePublication . Pinto, Bernardo Maria Duarte; Ramalho, Renata; Pereira, Paula CardosoObjetivo: A psoríase é uma doença crónica de manifestação dermatológica, com componente imunológico, que parece ser influenciada pelo estado nutricional e pela alimentação. O conhecimento das caraterísticas da alimentação destes indivíduos poderá servir de base ao delineamento de estratégias preventivas e acompanhamento nutricional/alimentar. Os objetivos deste trabalho foram avaliar a ingestão alimentar em indivíduos com diagnóstico de psoríase e comparar esta ingestão com os valores de referência. Materiais e Métodos: Tratou-se de um estudo observacional descritivo que analisou a ingestão alimentar de uma amostra obtida da população de associados da Associação Portuguesa de Psoríase, através da aplicação de questionário de frequência alimentar validado para a população Portuguesa. Os dados das frequências de consumo alimentar foram transformados em quantidade de alimentos/nutrientes (g/dia ou mg/dia) através da Tabela de Composição dos Alimentos Portuguesa (INSA) e com recurso à lista europeia de porções alimentares como referência, de acordo com procedimentos já descritos em estudos anteriores. A ingestão de nutrientes/grupos de alimentos foi comparada com os valores recomendados para a população adulta. Resultados: Ao comparar com as RDA, foram observados valores de média de consumo, independentemente do sexo ou idade da população estudada, baixos para micronutrientes como o Retinol, Folato (B9), Ácido Pantoténico (B5), Vitamina D, Vitamina E, Vitamina K, Cálcio, Potássio, Biotina, Crómio, Flúor, Iodo e Molibdénio. No que refere a macronutrientes, independentemente do género e idade da população estudada, foi determinado que o valor da média de consumo de Gordura Total, baseado na ingestão calórica diária, estava ligeiramente elevado, quando comparado com a AMDR da Gordura. Conclusão: De todos os achados deste estudo, o consumo reduzido de vitamina E, folato ou ácido fólico, retinol e vitamina D, e o consumo aumentado de gordura são de extrema importância devido à sua, cientificamente provada, ação na psoríase. Mais estudos são necessários para determinar o efeito de um controlo nutricional, realizado por um nutricionista, na melhoria da severidade da psoríase e na qualidade de vida destes doentes.
- Caracterização do estado nutricional de adultos submetidos a transplante hepático no Centro Hospitalar Lisboa Central - Hospital de Curry Cabral, através de duas ferramentas de rastreio nutricionalPublication . Aniceto, Ana Rita Tomé; Silva, Maria Leonor; Perdigoto, Rui; Bernardo, Maria AlexandraIntrodução: A desnutrição tem uma elevada prevalência nos doentes submetidos a transplante hepático. Este estudo teve como objetivo caracterizar o estado nutricional neste grupo de doentes. Material e métodos: Este estudo, do tipo observacional e longitudinal, incluiu 47 doentes submetidos a transplante hepático, na Unidade de Transplante do Hospital de Curry Cabral, entre 27 de outubro de 2018 e 28 de junho de 2019. As ferramentas de rastreio nutricional aplicadas foram o Subjective Global Assessment (SGA) e o Nutritional Risk Screening (NRS). A avaliação foi complementada com Índice de Massa Corporal (IMC), parâmetros bioquímicos, composição corporal e perímetro abdominal. Foram realizadas duas avaliações após o transplante, a primeira na admissão na Unidade de Transplante e a segunda avaliação após 4 dias. A análise estatística foi realizada através do programa SPSS® Statistics (Statistical Package for Social Sciences) versão 26.0. Resultados: O SGA revelou uma percentagem de indivíduos com desnutrição de 85,2% e 77,8% nas duas avaliações, respetivamente. Esta ferramenta revelou uma elevada sensibilidade (86,7%) no diagnóstico de desnutrição, no entanto tem uma baixa especificidade (16,7%). O NRS demonstrou que todos os indivíduos estavam em risco nutricional (100%), tendo uma elevada especificidade (75%) embora com uma baixa sensibilidade (20%). Na segunda determinação do SGA e do NRS obteve-se uma variabilidade de 33,3% e 14,8% no estado nutricional dos doentes, respectivamente. A análise da concordância nos dois momentos de avaliação de cada ferramenta demonstrou concordância de estado nutricional no referido periodo de tempo (Kappa=0.514, p=0.006 e Kappa=0.786, p<0.001, respectivamente). Conclusões: A realização do rastreio nutricional a todos os doentes internados é crucial. O estudo demonstrou que o SGA é a ferramenta mais sensivel e adequada aos doentes submetidos a transplante hepático, embora não deva ser aplicada isoladamente.
- Caracterização do estado nutricional pré e póscirúrgico dos doentes submetidos a bypass gástrico de anastomose única e análise da percentagem de remissão das comorbilidades associadasPublication . Tavares, Inês; Pereira, Paula Cardoso; Santos, Zélia; Ribeiro, RuiIntrodução: O objetivo deste estudo é a caracterização do estado nutricional dos doentes submetidos a bypass gástrico de anastomose única (OAGB) e a análise da percentagem de remissão das comorbilidades associadas. Dada a relativa imaturidade do OAGB em cirurgia bariátrica e a existência de poucos estudos sobre as implicações nutricionais especificas, este trabalho ajudará a clarificar a sua eficácia e segurança. Metodologia: Aceitaram participar neste estudo observacional retrospetivo uma amostra de conveniência de 50 indivíduos submetidos a OAGB. Os dados foram recolhidos através da consulta dos processos clínicos, nomeadamente, os dados antropométricos, análises bioquímicas e observações das consultas registadas pelo nutricionista e/ou cirurgião no momento pré-cirúrgico e posteriormente nos momentos 3, 6, 12 e 24 meses após a cirurgia. Resultados: A mediana da percentagem de excesso de peso perdido (%EPP) 24 meses após a cirurgia foi de 91,1% e 57,1% dos doentes atingiu um índice de massa corporal (IMC) entre 18,5-24,9 kg/m2. 53,3% dos indivíduos fez remissão da prédiabetes e diabetes nos 24 meses após a cirurgia, 44,4% fê-lo na dislipidemias e 33,3% na hipertensão arterial. No momento pré-cirúrgico foram observados défices nutricionais de Vitamina D (60%) e ácido fólico (33,3%). Em 24 meses após a cirurgia, observaram-se défices de ferro (10%), vitamina B12 (10,8%) e cálcio (12,1%), hipoalbuminemia (12,1%) e uma diminuição das proteínas séricas totais (3%). Não foram encontradas diferenças significativas nas concentrações séricas de cálcio, fósforo, albumina, ferro, ferritina, ácido fólico, vitamina B12 e vitamina D entre o momento pré e pós-cirúrgico. Conclusões: O OAGB assegura uma perda de peso marcada em indivíduos obesos. Permite uma melhoria muito expressiva do perfil metabólico e das principais comorbilidades e a remissão de diabetes, dislipidemias e hipertensão arterial. A componente malabsortiva/disabsortiva não parece provocar carências nutricionais graves.
- Contributo para a validação da versão portuguesa do questionário "Barriers to enterally feeding critically ill patients" e sua aplicação em contexto hospitalarPublication . Abade, Mário Rui Manteigas; Lopes, Noémia; Rocha, JoséIntrodução: A Nutrição Entérica (NE) pode ter um impacto significativo na redução da mortalidade dos doentes críticos. Para tal é importante evitar tanto a subalimentação como a sobrealimentação desses doentes. Percebendo quais são os obstáculos à NE, podem ser criados protocolos mais adaptados às necessidades e particularidades de cada Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), e otimizar a NE. Em Portugal não existe ainda nenhum questionário validado para avaliar os obstáculos à administração da NE ao doente crítico. Objetivos: A presente dissertação procurou validar o questionário “Barriers to Enterally Feeding Critically Ill Patients” (BEFIP) para uma versão portuguesa, e caracterizar as perceções dos profissionais de saúde sobre os obstáculos à administração da NE. Metodologia: Aplicou-se o questionário BEFIP a uma amostra (n = 165) composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas que trabalham em UCI de hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Os dados recolhidos foram analisados no SPSS versão 27, com o qual se procedeu a uma análise descritiva, bem como à análise fatorial exploratória e da consistência interna da escala do questionário BEFIP. Resultados: Os obstáculos que são entendidos pelos profissionais de saúde como mais prejudiciais são três: (i) o atraso na iniciação de agentes de motilidade em pacientes que não toleram a NE; (ii) o atraso e dificuldade em obter acesso ao intestino delgado em pacientes que não toleram a NE; (iii) o pouco tempo dedicado ao ensino e formação em matéria da correta alimentação dos pacientes. Os enfermeiros consideram o atraso na iniciação de agentes de motilidade como um obstáculo mais prejudicial, e os médicos e os enfermeiros categorizam o pouco tempo dedicado à formação como um obstáculo de maior impacto sobre a administração da NE. A partir do modelo fatorial final da versão portuguesa do questionário BEFIP resultaram 16 obstáculos à NE divididos em 4 dimensões, com valores de alfa de Cronbach satisfatórios que variam entre 0.77 e 0.84. Conclusões: A presente dissertação demonstra que a versão portuguesa do questionário BEFIP é uma ferramenta fiável e consistente na medição do que se propõe a avaliar, e revela a existência de discrepâncias entre as perceções dos três grupos de profissionais de saúde sobre os obstáculos à administração da NE aos doentes críticos.
- Desejabilidade social, perceção de competência e tipo de motivação no sucesso da perda de pesoPublication . Moreira, Mariana Serrano Nunes; Mesquita, Maria Fernanda deIntrodução: A procura constante de soluções e de apoio de profissionais de saúde, por parte de indivíduos com excesso de peso e obesidade, justifica intervenções a nível individual nas quais se estudem as características psicológicas e de autorregulação dos comportamentos inerentes ao controlo de peso, tais como a motivação, perceção de competência e desejabilidade social. Objetivos: Avaliar a relação da desejabilidade social, da perceção de competência para a dieta e do tipo de motivação na perda de peso em indivíduos com excesso de peso e obesidade. Materiais e Métodos: Este estudo contou com uma amostra de 44 indivíduos, seguidos em consulta de nutrição. O período de recrutamento decorreu em Outubro de 2016. Os participantes tinham entre 18 e 65 anos e excesso de peso ou obesidade. Foram recolhidos os dados antropométricos dos indivíduos e aplicados os seguintes questionários: Escala de Perceção de Competência, Questionário de Auto-regulação e Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne. Após quinze dias foram recolhidos novamente os dados antropométricos dos indivíduos e realizado o tratamento estatístico dos resultados. Resultados e Discussão: A pontuação média na escala de desejabilidade social neste estudo foi de 18,55. Os scores da desejabilidade social e autorregulação foram superiores em indivíduos mais velhos, ao contrário da regulação externa, que sofreu uma diminuição. Apenas foi possível aplicar um modelo de regressão linear à variável independente desejabilidade social. Verificamos que os indivíduos com uma maior percentagem de perda de peso obtiveram uma pontuação de desejabilidade mais elevada. Conclusões: Foi possível concluir que existe uma correlação fraca entre as variáveis perda de peso e desejabilidade social.