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- A imprensa do séc. XV ao séc. XXIPublication . Narciso, Ana Carolina Viana; Santos, Maria João Bom Mendes dosO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Design Editorial pertencente ao Instituto Politécnico de Tomar. Este documento é um retratar de experiências relativas ao processo profissionalizante de estágio curricular no grupo Cofina, mais especificamente nas revistas Máxima e Sábado. Ao longo da extensão deste relatório estarão descritos os trabalhos realizados e as aprendizagens obtidas no mesmo, numa perspetiva que alia um registo enunciativo e, por vezes, analítico. Contém também um trabalho de investigação na área do design editorial num contexto de design aplicado à imprensa, assente no estudo de diversas publicações periódicas, expondo casos que demonstram a evolução da imprensa e do design nesse contexto ao longo dos tempos. A investigação acima referenciada teve como ponto de partida a experiência de seis meses de estágio, em que o conjunto de práticas fez despertar o interesse e consequentemente o estudo aplicado à cerca da génese da imprensa e da evolução do design editorial nesse sentido.
- A influência do suporte organizacional no stress ocupacional e no engagement no trabalhoPublication . Lopes, Cannanda Ferreira da Cidra; Silva, Ana Luísa JunçaO ambiente de trabalho é o local no qual os colaboradores passam a maior parte do seu tempo, portanto é necessário que neste ambiente eles se sintam felizes, apoiados e saudáveis. A perceção de suporte organizacional é essencial para que se sintam bem, engajados com o seu trabalho e, consequentemente, com elevados níveis de desempenho e menores de stress. O objetivo deste trabalho foi perceber se a perceção de suporte organizacional tem uma relação positiva com o desempenho e negativa com o stress, e se o engagement medeia estas relações. Para ser possível analisar foi utilizada a metodologia quantitativa, através da qual se recolheram dados junto de 200 participantes (N = 200). Os resultados mostraram que a perceção de suporte organizacional contribui para o aumento do engagement, e consequentemente, do desempenho. Esta relação também se mostrou significativa para o stress, ou seja, quanto maior a perceção de suporte organizacional, maior o engagement, e isso contribui para diminuir o stress dos colaboradores. Assim, todas as hipóteses foram suportadas pelos dados. As conclusões deste estudo prendem-se com as implicações práticas que contemplam a implementação de estratégias de suporte organizacional de forma a tentar reduzir ou até extinguir os efeitos do stress e aumentar o engagement e desempenho no trabalho.
- Design de catálogos de exposição: o caso da Fundação Calouste GulbenkianPublication . Nunes, Marta Maria Ferreira; Rolo, Elisabete RosadoA presente investigação tem como principal objeto de estudo os catálogos de exposição editados pela FCG, desde da sua formação. Encontra- se dividida em quatro momentos principais que se complementam. Num primeiro momento, e com um caráter teórico, são abordados, através de pesquisa bibliográfica, princípios importantes para a definição e contextualização do campo disciplinar do design editorial. Num segundo momento, é relatada a experiência do estágio curricular na FCG, descrevendo a instituição e os trabalhos desenvolvidos. Num terceiro momento, é feita uma análise a uma amostra significativa de catálogos de exposições da FCG. Num quarto e último momento, é feita uma reflexão sobre o design de catálogos, com base nos conhecimentos teóricos adquiridos, na experiência prática, na análise deste tipo de objetos e também na recolha de testemunhos de peritos, através de entrevistas. Palavras-Chave
- A importância do espaço negativo no Design EditorialPublication . Grácio, Laetícia; Carmo, Ana Isabel e Sousa doO relatório de estágio aqui apresentado insere-se no âmbito do Mestrado em Design Editorial, e tem como principal foco descrever e refletir sobre os projetos desenvolvidos durante o estágio curricular, de natureza profissional, realizado no Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Torres Novas, durante seis meses. Este documento tem ainda como finalidade o desenvolvimento de um trabalho técnicoteórico sobre uma temática relacionada com o Design Editorial, e que procuramos relacionar com as atividades desenvolvidas durante o estágio: a importância do espaço negativo. A experiência do estágio curricular fez surgir a vontade de aprofundar o estudo sobre as potencialidades do espaço negativo. De forma a realizar um enquadramento teórico ao tópico investigativo deste relatório, procedeu-se a uma revisão da literatura sobre o que é de facto o espaço negativo e como pode ser transformado num espaço com qualidades, no contexto do Design Editorial. Após a contextualização, foram ainda analisados casos de estudo de forma a apoiar a construção de um melhor entendimento desta temática.
- Recital de Música de Câmara ‐ Chamber Music in Practice: Professional Approach & Teaching InsightsPublication . Wakabayashi, PaulFor many musicians, professionals and students alike, our notions of chamber music are shaped by simple perceptions of the participants proficiency: the better the player, the better the performance. Thus, we value big names as a guarantee of excellence, as we assume that their technical facility assures good ensemble. However, in chamber music, technical proficiency of an individual is but one facet of a complex undertaking, consequently sensitizing students to the minutiae of subtleties of the genre, both musically and technically presents one of the biggest challenges to a teacher of chamber music.
- Padrões na creche e no jardim de infância: a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemáticoPublication . Reimão, Joana Valente; Mendes, FátimaO presente estudo surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e aborda os padrões e o modo como a sua exploração contribui para a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático, nos contextos de creche e jardim de infância. Identifiquei como principal objetivo da investigação compreender e analisar o modo como crianças de creche e de jardim de infância evidenciam aspetos da emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático no contexto de atividades com padrões. Deste objetivo decorreram as seguintes questões que orientaram todo o trabalho desenvolvido: (i) Que aspetos associados à emergência do pensamento algébrico se identificam em atividades com padrões realizadas por crianças da creche e do jardim de infância?; (ii) Que aspetos do raciocínio matemático associado ao pensamento algébrico se destacam em atividades com padrões realizadas por crianças da creche e do jardim de infância? A fundamentação teórica inclui a discussão e aprofundamento de temáticas essenciais, tais como: o pensamento algébrico e a sua relação com o trabalho com padrões; os padrões nas orientações curriculares para a educação de infância: o raciocínio matemático e o raciocínio matemático nos primeiros anos. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa de investigação-ação. Os participantes foram três crianças de creche e doze de jardim de infância, que se envolveram na realização de um conjunto de tarefas espontâneas e/ou selecionadas, para potenciar a temática em estudo. Os principais métodos de recolha de dados foram a observação participante, incluindo notas de campo, conversas informais e registos multimédia (vídeos e fotografias) e a pesquisa documental. Ainda na metodologia descrevo os contextos educativos, incluindo uma breve apresentação de cada instituição, as rotinas implementadas pelas educadoras e a caracterização das crianças envolvidas. A análise dos dados permitiu realçar que é possível envolver crianças de creche e de jardim de infância em tarefas de exploração de padrões, algumas espontâneas, outras propostas por mim. As crianças de creche evidenciaram ser capazes de lidar com padrões de repetição do tipo AB, destacando-se o inventar e continuar um padrão, e identificar a unidade de repetição de um padrão. No jardim de infância, todas as crianças envolvidas no estudo foram capazes de inventar e continuar um padrão, de identificar a unidade de repetição e de quantas vezes esta se repetia numa sequência. Por fim, uma criança do jardim de infância evidenciou ainda compreender o que é um padrão de crescimento e como continuá-lo. Relativamente ao raciocínio matemático, durante a exploração de padrões, as crianças evidenciaram utilizar processos, ainda emergentes, nomeadamente a generalização e a justificação. Em síntese, este estudo possibilitou perceber que o trabalho com padrões permite às crianças da creche e do jardim de infância desenvolver o seu pensamento algébrico e, simultaneamente, o raciocínio matemático.
- Caracterização e análise de empreendimento habitacional de custos controlados nas suas diferentes fasesPublication . Pinto, Carlos Augusto dos Santos Varela; Bártolo, Anaedifícios existentes são constituídos por elementos, componentes e materiais que apresentam durabilidades variáveis influenciadas em grande parte pela forma como são usados pelos seus utilizadores. Neste sentido, e sendo este relatório profissional focado no comportamento e durabilidade de empreendimentos de habitação de custos controlados sujeitos a grandes desgastes de utilização, torna-se imperioso prever de que forma o seu desempenho poderá afetar o ciclo de vida útil considerado para cada edifício em particular. Se no passado se observava uma construção massiva de edifícios, na atualidade os novos paradigmas do setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), que visam contemplar aspetos relacionados com alterações climáticas e questões económicas, levaram a que a estratégia adotada no setor da habitação passasse a ser orientada para a gestão, manutenção e reabilitação do património edificado existente. Este relatório profissional foi realizado com vista à obtenção do título de Mestre no âmbito do Mestrado em Engenharia Civil, um curso em parceria entre a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) e o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (ISE/UAlg), sob o tema “CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DE EMPREENDIMENTO HABITACIONAL DE CUSTOS CONTROLADOS NAS DIFERENTES FASES”. O objetivo deste relatório profissional, visa ilustrar o trabalho profissional desenvolvido durante os últimos 18 anos no Departamento de Habitação e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito da fiscalização de empreendimentos de habitação municipal através da abordagem de algumas das suas fases. Este relatório tem por base o trabalho do autor na área de habitação de custos controlados e nas diversas fases deste tipo de empreendimento de modo a proceder à leitura das condicionantes que estejam relacionadas com a qualidade e tipo de edifícios, com o objetivo específico de poder antecipar práticas incorretas a evitar no futuro e sugerir eventuais regras de boas práticas.
- O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infânciaPublication . Gonçalves, Alexandra Vilhena; Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante quatro momentos de estágio, dois em cada contexto. O estudo intitulado “O Nosso Dia a Dia – Rotina e Rotinas na Creche e no Jardim de Infância” tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizavam a rotina e rotinas das suas salas, de que forma promoviam uma rotina estável e flexível em creche e jardim de infância e desenvolver estratégias que futuramente me permitam gerir a rotina e rotinas de uma sala de educação de infância de forma a promover uma rotina estável e flexível adequada às necessidades e interesses das crianças. Foi, a partir dos objetivos anteriormente mencionados, que procurei responder à questão de investigação: “Como promover uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância?”. A metodologia de investigação utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação recorri à observação, às notas de campo, à fotografia e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das técnicas e instrumentos selecionados, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. O processo da investigação, durante e após os estágios, permitiu-me compreender a importância da organização da rotina e rotinas, sendo fundamental adequar a rotina ao grupo de crianças através de uma rotina estável que lhes promova segurança e autonomia e de uma rotina flexível que respeite as necessidades e os interesses de cada criança.
- Brincar sem portas na educação de infância: vivências e aprendizagens a partir da exploração do espaço exteriorPublication . Serrão, Ana Beatriz dos Santos; Correia, Isabel Maria TomázioO desenvolvimento do presente estudo teve como principal intento compreender as brincadeiras e, consequentemente, as aprendizagens que as crianças revelam durante a sua permanência nos espaços exteriores das instituições. No que respeita à abordagem metodológica, o presente estudo rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. O estudo empírico realizou-se em dois estabelecimentos educativos – creche e jardim de infância – e teve a participação de toda a comunidade envolvente, particularmente, as educadoras cooperantes, as auxiliares de ação educativa, o grupo de crianças e as famílias. Para recolher a informação, foram realizadas observações, notas de campo, entrevistas, registos fotográficos e audiovisuais e pesquisa documental. A análise e interpretação de toda a informação recolhida, permitiu compreender que tanto as crianças, como as educadoras cooperantes atribuem ao brincar no exterior uma pertinência incontestável. Com o cruzamento de toda a informação, compreendemos que o brincar influencia o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, sendo que o espaço exterior é um meio privilegiado para desenvolver essas capacidades. Foram ainda implementadas intervenções em ambos os contextos educativos que potencializaram melhorias significativas. Durante o processo interventivo ficou evidenciado que existem aspetos fundamentais como: (i) permitir a possibilidade de momentos de brincadeira; (ii) proporcionar situações de exploração, aliadas a atitudes de observação e curiosidade; (iii) organizar as zonas exteriores das instituições de acordo com o nível de desenvolvimento, permitindo vivências significativas e estimulantes para o seu processo de aprendizagem. Assim, o presente relatório percorre, de uma forma detalhada, todo o percurso traçado ao longo da investigação, mostrando e analisando realidades observadas e vivenciadas nos contextos educativos.
- A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?Publication . Carvalho, Joana Filipa Peixeiro De; Felício, Pedro Miguel RebeloO mundo que nos rodeia está envolvido em arte, e como tal, esta faz parte do dia-a-dia das crianças. As atividades que são realizadas em sala de pré-escolar submetem a criança para a sua criatividade e imaginação, como tal podemos dizer que ao realizarem uma atividade, as crianças estão a envolver a arte na sua realização. O que constatei no estágio, foi que na sua maioria, as crianças da sala de pré-escolar exploravam todas as áreas da mesma, mas apenas utilizavam a área da expressão plástica quando eram incentivadas a tal pela realização de alguma atividade proposta pela educadora. Sendo assim, quis com este relatório compreender como é que pudemos estimular a criança para a expressão plástica. Para a realização da questão-investigação, “Como promover o interesse da criança para a expressão plástica?», foi utilizada a metodologia de investigação-ação. Propus então na sala de pré-escolar, a sala de atividades 1, que o grupo alterasse a área da expressão plástica para poder melhor usufruir da mesma e realizar um trabalho em conjunto para identificar os materiais disponíveis na área. Esta metodologia presume que todo o seu processo e desenvolvimento, seja centrado quer na ação, quer na investigação. Pretende, fundamentalmente, ser uma metodologia que ajude a melhorar a prática onde a ação está a ser desenvolvida. Usando a metodologia de investigação-ação, foi indispensável, não só realizar a observação no contexto, mas também intervir de forma a poder atingir os objetivos subentendidos a este trabalho. Contudo, cheguei a algumas conclusões que irão facilitar o meu percurso como educadora, em relação à disposição dos materiais na área da expressão plástica. No entanto tenho consciência que estas conclusões poderiam ser diferentes se fossem realizadas em diferentes contextos, com diferentes grupos de crianças, podendo assim ter uma maior diversidade de observações e conclusões.