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- O início, o fim e o meio: projeto visual sobre o vínculo entre imagem digital e identidade pessoalPublication . Fernandes, Inês de Mendonça Eiró Marques; Côrte-Real, EduardoA presente investigação procurou tocar nos assuntos da cultura digital e de massas, na compreensão das repercussões socioculturais agregadas à imagem digital e como as criações produzidas numa dada sociedade podem moldar, de forma negativa, o modo como o observador perceciona a realidade que o rodeia; o fim último da presente investigação, e projeto, centrar-se-á: 1) nos fatores que podem ajudar a quebrar o círculo vicioso de manipulação e controlo — a apatia social — provenientes da imagem digital; 2) na utilização da imagem digital como meio de expressão da identidade pessoal. A conclusão define-se através da criação de um livro de artista digital/website, para a fundamentação das respostas alcançadas, acerca do modo como o criador e o observador podem obter o controlo outrora perdido. Cada indivíduo deve sentir-se capaz de colocar no mundo as suas ideias e identidade, expressar o que lhe vai na mente — a sua imaginação; apenas deste modo se consegue mudar a mentalidade da sociedade.
- Estudo da qualidade de ovosPublication . Basílio, Sonya Neves; Pinho, Henrique; Nunes, ValentimO objetivo do presente relatório consiste no estudo da qualidade dos ovos provenientes de três sistemas de criação de galinhas poedeiras (gaiola, solo e ar livre), a fim de identificar se o tipo de sistema afeta um conjunto de parâmetros de requisitos de qualidade dos ovos. Para tal, analisaram-se 6 ovos durante 24 semanas resultando num total de 144 ovos de cada tipo de produção. Realizaram-se análises físico-químicas no laboratório interno da Zêzerovo, tais como, dimensão da cavidade do ar, altura do albúmen, unidades de Haugh, peso do ovo cor da gema e pH do ovo. Os valores obtidos foram registados e processados recorrendo ao programa informático “QMC + EggWare”. Através do software IBM ® SPSS, procedeu-se ao tratamento estatístico dos dados recorrendo ao teste da ANOVA, e a comparações múltiplas através do teste de Tukey. Para completar o estudo, analisaram-se também resultados físico-químicos, organoléticos, microbiológicos e nutricionais determinados em laboratórios externos à Zêzerovo, S.A. Concluiu-se, do conjunto de dados analisados pelo teste ANOVA, que o tipo de sistema de criação apenas afeta a dimensão da cavidade de ar e o peso dos ovos, sendo o valor médio destes parâmetros significativamente inferior quando a criação se realiza no solo. Não se procedeu à análise estatística aos parâmetros disponibilizados pelos laboratórios externos, mas entre estes, observou-se que os parâmetros nutricionais possam ser afetados pelo sistema de criação, cuja verificação poderá ser objeto de um trabalho futuro.
- Paradigm shift in Design education: contributions for a new design competencies framework to foster strategic innovations, sustainable solutions and social changePublication . Rocha, Hugo Reis; Ferreira, Ana Margarida; Azevedo, Jefferson Manhãs deEnfrentamos hoje crises sem precedentes na história contemporânea. Sejam elas sociais, económicas ou ambientais, tais crises assolam o mundo e desafiam o equilíbrio dos sistemas. O crescimento da população mundial, crises sanitárias, imigração, aumento da violência, terrorismo e crises de privacidade são alguns dos problemas complexos que a sociedade tem de enfrentar para construir um futuro desejavelmente mais sustentável. Em 2020, o mundo se deparou com uma das pandemias mais agressivas da era contemporânea. A eclosão da COVID-19 expôs as fragilidades do sistema atual e pôs em causa a capacidade de resiliência da sociedade. Hospitais lutaram para superar a falta de profissionais de saúde. Setores prósperos, como o turismo, a aviação civil e o retalho, viram uma quebra de receita inesperada e significativa. Na educação, a necessidade repentina de encerramento das escolas forçou a rápida mudança para ambientes de elearning que, por vezes, negligenciaram uma parcela marginalizada da sociedade que ainda não tem acesso a computadores ou conexão adequada à internet. Ainda antes da situação pandémica da COVID-19, a Organização das Nações Unidas (ONU) já havia reivindicado uma resposta para estas assimetrias por parte dos governos. Ao definir, em 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os países membros concordam em trabalhar em conjunto no sentido de atingir um mundo melhor e mais justo para todos. Esses objetivos são parte de uma visão ambiciosa de um mundo no qual a sociedade pode prosperar sem comprometer os mais fracos e os recursos naturais, proporcionando oportunidades iguais ou semelhantes para um máximo número de pessoas. Todavia, esta situação pode ser entendida mais do que um momento de crise, como um momento de oportunidades, também para o Design e para o Ensino da profissão. Há décadas que o Design se tem focado em atender às necessidades do mercado e em servir de ferramenta estilística para impulsionar o consumo. Compreender o papel do Design neste cenário de crise é, na nossa perspectiva, essencial para redefinir o seu ensino e preparar os futuros designers para assumirem posição de destaque na gestão de processos complexos como agente de mudança. Tal premissa permeia o desenvolvimento deste estudo que procura identificar como o Ensino do Design se deve adaptar para formar futuros designers aptos a resolver problemas complexos. Para esse efeito, foi necessário identificar as novas competências a promover juntos dos Designers para que sejam capazes de atuar de forma mais efetiva para um futuro sustentável. Este estudo foi desenhado em três momentos de investigação, iniciado com a revisão da literatura. Após este processo, tornou-se factualmente evidente o cenário de crises apresentado anteriormente. Ao mesmo tempo, foi possível identificar iniciativas de Designers, que começam a compreender o papel ativo do Design neste novo paradigma, traduzindo numa nova abordagem e mentalidade para Design. Esse diagnóstico tornou clara a necessidade de se repensar o Ensino do Design como, entre outras coisas, um impulsionador da mudança desejada. O primeiro momento da investigação também identificou duas lacunas principais que se apresentaram como oportunidades para o desenvolvimento deste estudo. A primeira, fez emergir a necessidade de identificar as competências específicas para que o designer se torne um agente ativo de mudança. A falta de um conjunto claro de competências enfraquece a capacidade do Ensino do Design de atuar, pois não fornece de uma forma clara ou direta, um caminho que ajude a desenhar programas educacionais focados na resolução de problemas complexos, entre outros. A segunda lacuna remeteu para a oportunidade de propor um Framework que facilitasse aos professores de Design a identificação de métodos e ferramentas que promovessem a aprendizagem pretendida,e em consequência, e que contribuam para a formação de designers preparados e agir e liderar a mudança de forma ativa numa nova direção. O segundo momento do estudo centrou-se na hipótese da investigação, o que permitiu definir os instrumentos a utilizar para a recolha de dados junto a um público mais amplo. No que diz respeito à metodologia utilizada durante esta investigação, foi desenvolvido, tendo em atenção o estudo exploratório que se pretendia. Seguindo uma filosofia pragmática com uma metodologia de investigação mista, o estudo baseia-se na abordagem abdutiva para o desenvolvimento do conhecimento. A estratégia de recolha de dados foi realizada com métodos qualitativos e quantitativos. Os instrumentos adotados foram inquérito por questionários e workshops participativos. Dois questionários permitiram recolher opiniões de estudantes de design em quatro países diferentes, nomeadamente Brasil, Portugal, Espanha e Chipre. Os questionários foram concebidos e aplicados de forma sequencial, a fim de recolher informações complementares. Em seguida, foram realizados três workshops participativos facilitados com estudantes de design em Espanha, Chipre e Brasil. Cada instrumento utilizado na recolha de dados serviu de base para a identificação das competências necessárias para que futuros designers possam atuar como agentes ativos de mudança já num novo enquadramento sustentável. Durante o terceiro e último momento de investigação, foram analisados os dados recolhidos durante o segundo momento de investigação, juntamente com as informações do primeiro momento de investigação. A análise dos dados oriundos das diferentes fontes culminou no desenvolvimento do Design Competencies Framework, uma ferramenta que tem como intuito servir de suporte aos professores de Design para que possam abordar a mudança no Ensino do Design. Para a construção do framework foi necessário delinear a sua estrutura e sequência, para facilitar a compreensão e utilização deste recurso. O Design Competencies Framework desenvolvido e apresentado nesta Tese consiste num modelo construído para facilitar o desenvolvimento de competências de Design que se tornaram cruciais para que os futuros designers. Tais competências devem equipar os profissionais no sentido de os ajudar a enfrentar o número crescente de problemas complexos emergentes na sociedade. A construção do Design Competencies Framework foi baseada em três dimensões: Área, Competência e Enablers. As áreas agrupam competências por afinidade ou clusters. Catorze competências foram identificadas pelo estudo e são apresentadas neste modelo conceptual. Por fim, os Enablers são ferramentas, métodos e técnicas de Design que podem impulsionar o desenvolvimento de uma ou mais Competências. Os Enablers foram identificados pela análise de Design Toolkits disponíveis publicamente e devidamente referenciados. A versão inicial do Design Competencies Framework apresentado neste estudo, contempla 185 Enablers. Na parte final deste trabalho de investigação o modelo desenvolvido foi validado, assim como a hipótese desta tese. Esta atividade foi fundamental para a avaliação e otimização dos resultados do estudo. A validação do instrumento foi realizada em dois momentos distintos, com recurso a dois métodos de investigação complementares e contou com a participação de dois tipos utilizadores. O primeiro momento foi realizado durante o workshop participativo com estudantes de Design. O segundo momento de validação teve como foco a apresentação do framework e o feedback de especialistas das áreas de Design, Ensino do Design e Sustentabilidade. Os resultados de ambos os momentos mostraram que o Design Competencies Framework está construído sobre uma base sólida e suportou a hipótese equacionada e ligada à necessidade de tal ferramenta para auxiliar a Ensino do Design no presente. Finalmente, o processo de validação revelou oportunidades para futuras iterações da dinâmica do modelo com base no rico feedback recebido de ambos os momentos de colaboração e validação. Por fim, é importante relembrar que o objetivo desta Tese passou por identificar um conjunto de novas competências de Design para que os designers se mantenham relevantes e, mais importante, abram o caminho para um futuro desejavelmente melhor. Além disso, procurou-se entender como o Ensino do Design pode integrar tais competências nos seus currículos para que os alunos tenham as experiências e os estímulos necessários ao novo desenvolvimento. Tais objetivos, conforme descrito, foram cumpridos com o do Design Competencies Framework. Um instrumento que resultou do trabalho colaborativo e que contou com a participação de estudantes de Design de quatro países diferentes, de investigadores e de especialistas da área de Design, com foco em Educação, Inovação Social ou Sustentabilidade.
- Why design matters? Making the case for the smaller companies in the automotive industryPublication . Santos, Ricardo Paulo da Silva Cameira dos; Camacho, José Ferro; Marcelino, José RuiThis research focuses on industrial design and strategic management and more specifically on the way the development of design capabilities can influence the strategic product market position of the Portuguese small and medium supply companies for the automotive industry. Industrial design is not usually highlighted as a cornerstone skill of most small-scale automotive supply companies. Instead, it is usually established as a process in resource-capability combinations due to the highly dynamic environments that characterize this industry. Practice suggests a double bias either in the definition of design, sometimes emphasized as style and associated with carmakers, or in design’s role in developing the position of small and medium enterprises in supply networks. This line of reasoning supports the lead research question: why design matters for smaller companies in the automotive industry? The theoretical constructs and context field supported through the literature and the automotive industry profile (international and Portuguese) review reveal a research procedure supported on an interdisciplinary work process. The exploratory nature of this study calls for a qualitative type of research to be conducted as the use of case studies is the most appropriate research strategy. Three firms from the Portuguese automotive cluster were selected for the case study representing an appropriate automotive industry supplier sample for cross-case analysis. The analysis of the gathered data required three phases: analysis and report of individual cases; analysis and report of cross cases; and the conclusions and implications of the cross cases for both theory and practice. As a result, it is revealed the importance of the development of design capabilities for a determined business strategy. The development of design capabilities is key for the development of high added value products for the supply of complex parts or modules. Hence, a list of suggested positive and negative industrial design practices are proposed.
- Concerto para violino e orquestra Op.61 L. V. BeethovenPublication . Pereira, José João FernandesApós a maravilhosa e enriquecedora experiência de interpretar a solo o Concerto para violino e orquestra de Beethoven com a Orquestra Metropolitana de Lisboa que senti a necessidade de abrir os meus horizontes para o contexto pedagógico e pertinência desta obra. Neste trabalho, propus-me enquadrar este concerto no âmbito do repertório do ensino superior, recorrendo a uma breve analise factual de composições da época e através da recolha de alguma informação sobre interpretações de violinistas contemporâneos de Beethoven. De certa forma, tento afastar-me do mito da complexidade da obra, fundamentando com factos e exemplos que poderão encontrar ao longo do trabalho e ainda tentando encontrar uma forma mais holística de a interpretar e ensinar.
- O que é a guerra : a falácia do conceito de guerra híbrida : breve excursoPublication . Fernandes, António HortaCom o presente artigo pretende-se equacionar a validade do sintagma conceptual guerra híbrida e com ele também a validade do sintagma paralelo ameaça híbrida. Ambos os sintagmas conceptuais parecem padecer de uma enorme debilidade teórica, levantando mais aporias do que aquelas que pretendem resolver, sejam numa versão estrita, no campo militar, seja numa versão mais ampla em termos estratégicos. Na prática, a guerra híbrida pretende recobrir o espaço da guerra subversiva ou insurrecional, embora com muito mais limitações e insuficiência para dar conta da complexidade do fenómeno subversivo ou insurrecional.
- Relações Europa-ÁfricaPublication . Seabra, Pedro; Amaral, Filipa; Serra, João Pedro Saldanha; Mbiyozo, Aimée-Noël; Xavier, Ana Isabel; Ferreira, SusanaNesta introdução estabelecemos os principais contornos do debate sobre as relações UE-África, com destaque para os desenvolvimentos institucionais mais recentes e para as ramificações mais significativas daí decorrentes ao nível da segurança humana e do nexo segurança-desenvolvimento. Numa primeira parte, procedemos à definição da problemática subjacente a esta temática, seguido de uma apresentação dos artigos selecionados que constituem este número da Nação e Defesa
- Documentos estratégicos de segurança e defesaPublication . Seabra, Pedro; Soller, Diana; Noivo, Diogo; Simão, Licínia; Cruz, Bernardo Ivo; Daehnhardt, Patrícia; Nunes, Isabel Ferreira; Xavier, Constantino; Magalhães, Nuno Pereira de; Rato, Vasco; Fernandes, SandraOs últimos três anos foram caraterizados por uma proliferação de documentos estratégicos, quer sejam focados em questões de segurança e defesa no sentido mais estrito, ou na projeção externa mais ampla. Na sequência da organização de um ciclo de workshops sobre o tema, este IDN Cadernos visa proporcionar uma sistematização que contextualize as principais prioridades estratégicas de diferentes países e organizações. Os casos selecionados abarcam, assim, um conjunto de documentos estratégicos dos EUA, Espanha, França, Reino Unido, União Europeia, NATO, Japão, China e Rússia, com o objetivo de analisar as principais opções e inovações propostas, bem como explorar a sua adaptabilidade face ao contexto envolvente.
- Aerodynamic detailed design of an Unmanned Aerial Vehicle with VTOL capabilitiesPublication . Coelho, VascoEsta tese está integrada num projeto de desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado capaz de efetuar descolagem e aterragem vertical, e tendo hidrogénio como principal fonte de energia utilizando para tal uma célula de combustível. A dissertação foca-se nas fases de desenvolvimento preliminar e detalhada no que diz respeito a estudos aerodinâmicos e desempenho em voo. A fase preliminar abrange a conceção da asa e da cauda, recorrendo ao software XFLR5, em conjunto com uma estimativa da resistência aerodinâmica total da aeronave, recorrendo a expressões semi-empíricas. Para a análise detalhada, foi utilizado o software de mecânica de fluidos computacional Fluent. A escolha do modelo de turbulência SST, em conjunto com o modelo de transição y_Re0 , é validada pelas simulação 2D do perfil SG6042, apresentando resultados consistentes com os dados experimentais. A polar aerodinâmica da asa é obtida através da simulações 3D da mesma para vários ângulos de ataque. Por forma a melhorar as propriedades aerodinâmicas da asa, foi aplicada torção à ponta da asa, movendo a região inicial da perda da ponta da asa para a raiz. O impacto do sistema de propulsão vertical na resistência aerodinâmica em voo cruzeiro é avaliado através da realização de testes em túnel de vento e simulações em Fluent. Simulações de toda a aeronave concluem que, dependendo do alinhamento dos rotores, a resistência aerodinâmica da aeronave varia entre 16.32 e 19.22 N para voo cruzeiro, resultando num tempo total de voo entre 3H05 e 3H25.
- Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy systemPublication . Alves, BernardoPara explorar a utilização de células de combustível a hidrogénio como alternativa viável aos combustíveis nocivos em veículos aéreos não-tripulados, um conceito de UAV de classe I foi desenvolvido no Centro de Investigação da Força Aérea (CIAFA). Este trabalho foca-se nos estudos trade-off realizados durante a sua conceção e na subsequente otimização. Primeiro, uma abordagem de otimização multi-objetivo foi utilizada com o auxílio do algoritmo genético NSGA-II para balancear dois objetivos em conflito: peso reduzido; e elevada autonomia. Conclui-se que é possível voar mais de três horas com um peso máximo à descolagem de 21,6 kg, uma célula de hidrogénio de 800 W e 148 g de hidrogénio. Uma configuração mais pesada com maior potência nominal e mais combustível foi descartada devido a um constragimento na envergadura. Posteriormente, com um conceito que satisfaz os requisitos impostos, uma abordagem multi-disciplinar (MDO) foi utilizada para maximizar a autonomia. O software utilizado foi o OpenAeroStruct, método dos elementos finitos (FEM) e o método da malha de vórtices (VLM) para modelar superfícies sustentadoras. Inicialmente, uma condição de cruzeiro e de carga foram utilizadas com torção geométrica da asa como variável de projeto. Posteriormente, maior complexidade foi introduzida atrav´es da utilização de afilamento, corda e envergadura. Finalmente, uma terceira condição de voo foi introduzida com o intuito de garantir o requisito de perda. Com a utilização de MDO foi possível aumentar a autonomia em 21% satisfazendo todos os requisitos. Este trabalho marca um passo importante no desenvolvimento de um futuro protótipo no Centro de Investigação.