EM - IUEM - Nutrição Clínica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EM - IUEM - Nutrição Clínica by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Efeito da ingestão de duas bebidas de cacau na pressão arterial de adultosPublication . Estêvão, Odete; Bernardo, Maria Alexandra; Reis, Roberto Palma dosEnquadramento: O efeito benéfico da ingestão de cacau nos valores da pressão arterial tem sido associado à presença de compostos bioactivos (polifenóis) com poder antioxidante, aos quais se atribuem propriedades vasodilatadoras. O cacau passa por diversos processos de tratamento, originando produtos com diferentes teores de polifenóis e características organolépticas.
- Avaliação do estado nutricional do doente oncológico submetido a nutrição entérica prolongada por gastrostomiaPublication . Pereira, Marta Alexandra Correia; Fonseca, JorgeIntrodução: A desnutrição é um problema recorrente em doentes com cancro cervicofacial. Em doentes disfágicos a gastrostomia endoscópica (PEG) é o acesso nutricional preferencial. A Avaliação Global Subjetiva – Gerada pelo Doente (AGS-GD) é um método específico para avaliação do estado nutricional dos doentes oncológicos. A albumina e a transferrina podem ser usadas como biomarcadores para a desnutrição nestes doentes quando conjugadas com outras ferramentas. Objetivos: Avaliar o estado nutricional de doentes oncológicos submetidos a PEG, com recurso ao questionário AGS-GD com pontuação. Testar a hipótese que a classificação do estado nutricional se associa com a albumina e transferrina séricas destes doentes. Materiais e Métodos: Estudo observacional descritivo-correlacional. Avaliaram-se doentes oncológicos adultos submetidos a Nutrição Entérica por gastrostomia há pelo menos um mês, com recurso à AGS-GD com pontuação. Para a AGS-GD os doentes foram classificados em AGS-GD A (bem nutridos) ou AGS-GD B+C (moderadamente ou gravemente desnutridos). Registaram-se os valores de albumina e transferrina séricas dos doentes e compararam-se com os valores de referência para a normalidade. Resultados: Incluíram-se 42 doentes, 38 homens e 4 mulheres, com idades compreendidas entre os 47 e os 87 anos. A distribuição topográfica foi: 14 neoplasias da faringe, 11 da boca, 8 da laringe, 3 do esófago cervical e 6 metástases cervicais. A AGS-GD mostrou uma prevalência de desnutrição de 59,5%. A prevalência de perda de peso foi de 50%. A albumina encontrava-se baixa em 31% dos doentes e a transferrina em 45,2%. Discussão: A prevalência de desnutrição nos doentes oncológicos gastrostomizados foi elevada. Encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre a média de albumina e transferrina dos doentes bem nutridos e dos desnutridos. Conclusões: A AGS-GD mostrou-se uma ferramenta útil e exequível, permitiu identificar desnutrição e a necessidade de intervenção nutricional. A classificação do estado nutricional associou-se com a albumina e transferrina séricas.
- O efeito da ingestão de um café com e sem canela na glicémia pós prandial em adultos saudáveisPublication . Fernandes, Sara Raquel Soares; Pereira, Paula CardosoIntrodução: A canela é uma das especiarias mais conhecidas e de uso generalizado. Estudos anteriores demonstraram que a sua ingestão reduz tanto a glicemia pós-prandial como os níveis de stress oxidativo, o que parece estar subjacente à resistência à insulina. A maioria dos estudos sobre a canela procura verificar seus efeitos em doentes diabéticos de tipo 2, mas estudos em indivíduos saudáveis são raros.
- Effect of the ingestion of a mousse with cinnamon C. Burmannii on the postprandial blood glucose response of healthy subjects and its antioxidant powerPublication . Amaral, Catarina Medeiros; Bernardo, Maria AlexandraBackground: Cinnamon has been shown to reduce postprandial glycaemia and enhance insulin sensitivity in healthy adults.
- Efeito da adição de 3g de canela (C.Burmannii), em pó, a um pastel de nata nos níveis de glicemia pós-prandial de adultosPublication . Jorge, Ana Rita Torrinha Vicente; Maia, PauloEnquadramento: Verifica-se uma associação entre a hiperglicémia e, consequente, hiperinsulinemia e o aumento da incidência de diabetes mellitus tipo 2. Neste âmbito, a canela tem sido alvo de investigação por apresentar benefícios no metabolismo da glucose, associados a compostos polifenólicos. A sua adição a alimentos ricos em hidratos de carbono simples pode traduzir-se no controlo dos níveis de glicémia pós-pradial.
- Efeito da ingestão de uma infusão de boldo em alguns parâmetros bioquímicos e antropométricos numa população institucionalizada de idososPublication . Palma, Marília Gomes; Pereira, Paula CardosoIntrodução: A maioria dos estudos efectuados têm vindo a demonstrar que os alimentos ricos em antioxidantes, como o chá de Boldo, onde existem alcalóides (boldina e catequina) que podem prevenir o desenvolvimento da Diabetes Mellitus, devido à inativação dos radicais livres de oxigénio e inibição da peroxidação lipídica nos microssomas hepáticos, podendo assim a sua ingestão ter um efeito benéfico na glicemia venosa, no colesterol total e a nível do funcionamento hepático.
- Relação entre a ingestão alimentar e a composição corporal em idosos intitucionalizadosPublication . Carreira, Tânia Vieira; Pereira, Paula CardosoIntrodução: são poucos os estudos científicos existentes sobre a relação entre a ingestão alimentar e a composição corporal em idosos institucionalizados, sendo que existe uma grande controvérsia de resultados. Esta controvérsia pode ser causada pelas alterações fisiológicas ocasionadas pelo envelhecimento, nomeadamente a redistribuição do tecido adiposo, bem como o aparecimento de patologias que podem gerar factores de confundimento.
- Avaliação nutricional precoce nos doentes gastrostomizados: perímetro braquial, índice de massa corporal, albumina, transferrina, pré-albumina, e proteína C-reativa no primeiro mês após gastrostomiaPublication . Borges, Maria Filomena Parreira Jacinto Pereira; Fonseca, Jorge; Bernardo, Maria AlexandraIntrodução: A avaliação do estado nutricional nos doentes disfágicos gastrostomizados, no 1º mês após gastrostomia percutânea endoscópica (PEG), é uma importante ferramenta para uma abordagem terapêutica nutricional, eficaz. Torna-se assim um desafio, a procura de novas ferramentas exequíveis e fiáveis que possam fornecer precocemente informação credível sobre o estado nutricional e que possam ter um impacto significativo na monitorização do tratamento destes doentes, nos primeiros 30 dias após a gastrostomia.
- Relação entre a composição corporal e os hábitos alimentares em trabalhadores por turnosPublication . Coelho, Marta Andreia Gomes Leal; Pereira, Paula CardosoIntrodução: O trabalho por turnos representa uma forma de trabalho cada vez mais realizada na sociedade dos nossos dias. Grande parte das consequências associadas ao trabalho por turnos está relacionada com a perturbação da sincronização dos ritmos circadianos que desencadeiam alterações em diversas funções no organismo nomeadamente, distúrbios patológicos, doenças crónicas e alterações a nível da ingestão e hábitos alimentares. Afectando de igual forma a relação destes trabalhadores com a organização onde trabalham assim como seu meio social e familiar.
- Edulcorantes artificiais e sua influência na fome e saciedadePublication . Mateus, Ana Raquel; Pereira, Paula Cardoso; Ramalho, RenataEnquadramento: Verifica-se uma associação entre a ingestão de ENN e a alteração da sensação de fome e de saciedade. Neste âmbito, o aspartame tem sido alvo de investigação. A adição deste ENN em alimentos pode traduzir-se numa alteração ao nível do mecanismo da fome e saciedade.