Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Edulcorantes artificiais e sua influência na fome e saciedade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mateus, Ana Raquel.pdf888.12 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Enquadramento: Verifica-se uma associação entre a ingestão de ENN e a alteração da sensação de fome e de saciedade. Neste âmbito, o aspartame tem sido alvo de investigação. A adição deste ENN em alimentos pode traduzir-se numa alteração ao nível do mecanismo da fome e saciedade.
Objetivos: Determinar o efeito da ingestão de duas bebidas adoçadas com sacarose e aspartame, respetivamente na sensação de fome e saciedade, quando comparadas com uma bebida controlo (água com corante de morango), ao longo do tempo.
Materiais e métodos: O ensaio clínico consistiu na ingestão de uma bebida adoçada com sacarose e corante de morango, bebida adoçada com Aspartame e corante de morango e bebida controlo, apenas com corante de morango, uma hora após o pequeno-almoço padrão e durante o almoço padrão. A sensação de fome e saciedade foi medida através de uma EVA, aplicada em 6 momentos.
Resultados: Não existem diferenças, na sensação de fome e saciedade quando ingeridas as bebidas adoçadas com sacarose e aspartame comparativamente à bebida controlo. Verifica-se na sensação de fome um pico às 12:30 horas. Na sensação de saciedade, valores mais baixos verificam-se também às 12:30 horas.
Discussão e conclusões: Os resultados sugerem que os dois tipos de edulcorante exercem igual impacto na sensação de fome e saciedade.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Nutrição Clínica

Keywords

Aspartame Sacarose Fome Saciedade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

CC License