Browsing by Issue Date, starting with "2013-09"
Now showing 1 - 10 of 177
Results Per Page
Sort Options
- A política externa e de segurança comum e o Conselho Europeu de Dezembro 2013Publication . Nunes, Isabel Ferreira
- As perceções dos professores da região autónoma da Madeira acerca do potencial do recurso às TIC na evolução das aprendizagens de crianças com discalculiaPublication . Pereira, Bárbara Alexandra VasconcelosÉ de conhecimento geral que a utilização de materiais manipuláveis influencia claramente o contexto de aprendizagem, tornando-a mais significativa. Contudo, as Dificuldades de Aprendizagem (DA) ainda estão bem presentes nas nossas escolas, e é um dever dos docentes tentar ajudar os alunos a superarem as mesmas, acompanhando os seus principais interesses e motivações. Sabendo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas básicas da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação e que estas constituem uma das maiores motivações atuais para os discentes, com esta investigação visamos compreender as perceções dos professores da RAM acerca do potencial das TIC na evolução da aprendizagem de crianças com Discalculia. A Discalculia, embora seja uma problemática pouco debatida, constitui uma das DA que lesa o desenvolvimento dos alunos portadores da mesma. É imprescindível que os professores estejam mais informados acerca desta problemática e procurem estratégias que permitam aos alunos superar ou pelo menos atenuar a sua condição. Participaram neste estudo 168 professores de Matemática dos três ciclos do Ensino Básico e Secundário. Os dados foram recolhidos através de um questionário estruturado aplicado aos professores. Nesta investigação foi notória alguma falta de formação/informação dos professores acerca da Discalculia, a falta de recursos tecnológicos nas escolas, mas também a existência de consciência da importância e da motivação que advém do uso das TIC em Educação Especial e especificamente para crianças com Discalculia.
- A escola e a família face à criança com NEE:processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtivaPublication . Antunes, Aurora Maria Barradas TelesA escola e a família são consideradas contextos determinantes no desenvolvimento da criança com papéis complementares no processo de aprendizagem. Com base neste pressuposto, o presente trabalho tem como principais objetivos averiguar a importância da relação e colaboração destes dois agentes na educação de crianças com necessidades educativas especiais, assim como pesquisar quais os processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtiva. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para obter uma fundamentação esclarecida sobre o tema em questão antes de se proceder à elaboração do trabalho. Na componente teórica, fez-se referência à evolução da educação especial, da conceção acerca das necessidades educativas especiais e da escola. De seguida, abordaram-se os papéis complementares da família e da escola e a sua importância face à inclusão das crianças com necessidades educativas especiais em turmas regulares. Na componente prática, foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário, a pais e professores de crianças com necessidades educativas especiais, com o objetivo de analisar a sua relação, as suas perspetivas e atitudes face à integração escolar de alunos com estas características. Com este estudo, pretende-se então averiguar quais as estratégias que possam contribuir para a promoção de uma relação eficaz estre a escola e a família. Com base nesta investigação, objetiva-se a construção de um instrumento a ser utilizado por pais e professores de educação especial que facilite e estreite a comunicação entre estes dois agentes educativos.
- Prática, reflexão e supervisãoPublication . Silveira-Botelho, Ana Teresa da; Pereira, Paula ColaresEste estudo consiste numa reflexão sobre a supervisão pedagógica na ESE JDEUS, no quadro do Processo de Bolonha. Surgiu da necessidade de introduzirmos alterações na iniciação à prática profissional do 1.º ciclo de estudos. Aplicámos um questionário aos alunos que frequentam a Licenciatura e Mestrados em Educação. A supervisão pedagógica emerge como uma ação que se pretende dinamizadora, reflexiva e contínua em que a aprendizagem, a integração de saberes e o desenvolvimento de competências requer diversas práticas colaborativas de trabalho, em que o supervisor é o mediador que promove o desenvolvimento dos formandos que se pretendem responsáveis, empenhados, conscientes da sua auto-(re)construção para benefício da construção da sua identidade profissional. O estágio permite um percurso com diversas experiências aos estudantes, promovendo a comunicação, interação, a colaboração, em que as múltiplas interações validam o conhecimento individual. Os resultados sugerem que é possível articular a experiência adquirida e implementar mais estratégias e dessa forma contribuirmos para uma melhoria da formação em contexto, tornando-a cada vez mais reflexiva e eficaz. Numa sociedade em constante mudança, é pertinente (re)pensar na formação e supervisão de docentes adequada aos sinais do tempo.
- Turismo acessível: oportunidades, desenvolvimento e desafiosPublication . Ferreira, Ana CarinaA evolução do sector turístico mundial, nomeadamente a sua extensão a franjas da população com algum grau de deficiência, veio trazer aos destinos turísticos com vocação de futuro, oportunidades de desenvolvimento de novas ofertas turísticas e ao mesmo tempo grandes desafios. Pretendeu-se com esta investigação aprofundar o conhecimento sobre a temática da Acessibilidade nos destinos Lisboa e Algarve, para se perceber qual a dimensão deste fenómeno, qual o nível de atenção oferecido por parte de alguns agentes-chave, quais as metas alcançadas, os planos para colocar em prática e a razão pela qual Portugal não é visto como um destino totalmente acessível. Constatou-se através de uma análise qualitativa que existe muita oferta turística parcialmente acessível por não abarcar todos os tipos de deficiência e porque os recursos não se encontram interligados entre si em rotas acessíveis. A falta de formação, consciência e sensibilidade nos meios humanos impede a prestação de serviços de excelência. A inexistência de políticas que implementem estratégias para eliminar barreiras existentes, tanto estruturais como comunicacionais, prejudica o desenvolvimento do Turismo Acessível.
- Plano de Negócios: Turismo em espaço rural na Serra de TomarPublication . Pires, Ana Sofia Pimentel CerdeiraO Plano de Negócios que se apresenta tem como principal objetivo a implementação e exploração de uma unidade de Casas de Campo – as “Casas de Santa Iria” – na região de Tomar. Sendo o Turismo sector fundamental para o desenvolvimento económico de um país, é pretendido através desta unidade de Turismo em Espaço Rural, estimular o desenvolvimento turístico da região, combatendo o abandono e a sazonalidade verificados nesta zona centro de Portugal. Através deste projeto empreendedor, que consiste na reabilitação casas rurais para utilização turística, é aspirado demonstrar o verdadeiro significado de ambiente rural em plena harmonia com a natureza, através da hospitalidade tipicamente portuguesa e atividades complementares oferecidas pelo estabelecimento de Turismo em Espaço Rural “Casas de Santa Iria”. Considerando o total de investimentos na ordem dos 220 mil euros, os fluxos de caixa previsionais e o custo de oportunidade do capital, o projeto apresenta um VAL de 913.749€, uma TIR de 57,41%% e um pay back period de quatro anos, critérios que garantem a sua viabilidade económico-financeira.
- A inclusão de crianças com paralisia cerebral em contexto educativo: percepções dos docentes do ensino regular, ensino especial e atividades de enriquecimento curricularPublication . Baltazar, Susana Maria PitaEste trabalho, tem por objetivo apresentar uma breve explicação do conceito de Paralisia Cerebral - qual e quais as suas origens, sua classificação e as dificuldades que lhe são associadas. Posteriormente, faz parte também, desta investigação, dar a conhecer a importância e a realidade da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente com Paralisia Cerebral, no ensino regular bem como o papel de todos os agentes educativos envolvidos em todo o processo. A escola inclusiva veio possibilitar a que todos os alunos com Necessidades Educativas Especiais possam desenvolver as suas capacidades e possam ter uma participação ativa em todo o seu processo educativo e na sociedade onde está inserido. Desta forma, procuramos entender como é que as escolas correspondem às exigências pedagógicas necessárias para a inclusão destes alunos. É de salientar que foi verificada a importância da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular, no entanto, averiguou-se um conjunto de fatores que se relacionam e que determinam a falta de êxito desta inclusão. As respostas desta investigação conseguiram-se através da realização de um questionário a 100 docentes da Região Autónoma da Madeira.
- As perceções dos professores da região autónoma da Madeira sobre o contributo das TIC na aprendizagem de alunos com paralisia cerebralPublication . Resende, Andreia MarquesAs TIC provocaram profundas alterações na nossa sociedade. As novas tecnologias, a partilha rápida e massiva da informação e a interatividade influenciam a nossa forma de pensar e de nos relacionarmos com os outros. Tais fenómenos exigem a construção individual, crítica e reflexiva do conhecimento de modo a que o indivíduo participe de forma ativa no meio em que se insere. Simultaneamente a sociedade caracteriza-se, cada vez mais, diversificada nos seus cidadãos, necessitando de encontrar soluções de proporcionar a todos as condições necessárias para poderem exercer o direito à cidadania. Nesta conjuntura emerge a necessidade de um novo referencial educacional que reclame uma abordagem multidimensional e inclusiva da aprendizagem do aluno. A elevação de uma escola mais democrática, reivindica que todos os alunos beneficiem das mesmas condições de acesso à tecnologia e que aprendam num ambiente onde as interações sociais se construam valorizando a diferença e identificando-a como fonte de riqueza do potencial humano. No presente estudo perspetivamos conhecer e compreender as perceções dos docentes das escolas da Região Autónoma da Madeira sobre o contributo das TIC na aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral, problematizando esta relação com a inclusão, uma vez que estes alunos, pela sua perturbação motora, poderão encontrar limitadas as suas oportunidades de aprendizagem. A investigação foi concretizada pela distribuição de um questionário on-line a uma amostra de 198 docentes. Com base nos resultados verificou-se o papel importante que os professores atribuem às TIC no processo de ensino-aprendizagem destes alunos, como também se observou a relevância das suas atitudes e conhecimentos para com as TIC e Inclusão no sucesso deste processo.
- O jogo e a literatura infantil: um meio para a comunicação aumentativa e alternativaPublication . Patrão, Marilene VidaO objetivo principal deste trabalho de investigação é apresentar e mostrar o contributo do jogo e da literatura infantil para o desenvolvimento e aprendizagem de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Por conseguinte, houve uma pesquisa científica cuidada para elaborar o enquadramento teórico, de forma, a realizar uma descrição de conceitos, ideias, sistemas e métodos. Procedeu-se, ainda, a um pequeno relato das caraterísticas de alguns métodos possíveis para a investigação e determinou-se qual seria o mais indicado. O método seleccionado foi a investigação-ação (I-A) com o auxílio da entrevista, pelo facto de ser possível observar diretamente o trabalho desenvolvido com a criança, bem como a opinião da educadora de infância sobre o contributo que o jogo e a literatura infantil teve na aprendizagem e no desenvolvimento da CAA em crianças com dificuldades de comunicação oral e/ou escrita. Ao analisar os dados, constatou-se que o jogo e a literatura infantil proporcionam momentos lúdico-pedagógicos positivos para a aprendizagem e para o desenvolvimento de um sistema de CAA, favorecendo o desenvolvimento pessoal e social da criança.
- Brincar a sérioPublication . Pereira, Paula ColaresA comunicação insere-se no âmbito da Educação Infantil e pretende sensibilizar os educadores e os pais para a importância do brincar e das brincadeiras para o papel na promoção de atividades diversificadas e estimulantes que promovam o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social da criança até aos seis anos. Vários autores destacam que a brincadeira não é uma atividade inata, mas sim o resultado de relações sociais e de condições concretas de vida; a partir delas, a criança, emerge como sujeito lúdico, sendo que a mediação tem um papel fundamental nesse processo. Com o objetivo de analisarmos a importância do brincar aplicámos um questionário a 942 crianças de 5 anos que frequentam as escolas João de Deus, por forma a conhecermos como brincam e quais as suas brincadeiras para que no seu dia a dia se possam desenvolver de forma integrada. Os resultados sugerem que as brincadeiras das crianças podem ser melhores e mais diversificadas quer em casa quer na escola e que devemos ajudar os educadores e os pais a apreciarem e a perceberem as dificuldades e tarefas que estão presentes em cada fase de desenvolvimento pois, o seu papel é fundamental se não for demais.