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Advisor(s)
Abstract(s)
É de conhecimento geral que a utilização de materiais manipuláveis influencia claramente o contexto de aprendizagem, tornando-a mais significativa. Contudo, as Dificuldades de Aprendizagem (DA) ainda estão bem presentes nas nossas escolas, e é um dever dos docentes tentar ajudar os alunos a superarem as mesmas, acompanhando os seus principais interesses e motivações.
Sabendo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas básicas da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação e que estas constituem uma das maiores motivações atuais para os discentes, com esta investigação visamos compreender as perceções dos professores da RAM acerca do potencial das TIC na evolução da aprendizagem de crianças com Discalculia.
A Discalculia, embora seja uma problemática pouco debatida, constitui uma das DA que lesa o desenvolvimento dos alunos portadores da mesma. É imprescindível que os professores estejam mais informados acerca desta problemática e procurem estratégias que permitam aos alunos superar ou pelo menos atenuar a sua condição.
Participaram neste estudo 168 professores de Matemática dos três ciclos do Ensino Básico e Secundário. Os dados foram recolhidos através de um questionário estruturado aplicado aos professores.
Nesta investigação foi notória alguma falta de formação/informação dos professores acerca da Discalculia, a falta de recursos tecnológicos nas escolas, mas também a existência de consciência da importância e da motivação que advém do uso das TIC em Educação Especial e especificamente para crianças com Discalculia.
Description
Keywords
Discalculia Aprendizagem Tecnologia da informação Matemática Motivação Dificuldade de aprendizagem