Repository logo
 
Publication

As perceções dos professores da região autónoma da Madeira acerca do potencial do recurso às TIC na evolução das aprendizagens de crianças com discalculia

dc.contributor.authorPereira, Bárbara Alexandra Vasconcelos
dc.date.accessioned2013-10-14T10:56:41Z
dc.date.available2013-10-14T10:56:41Z
dc.date.issued2013-09
dc.description.abstractÉ de conhecimento geral que a utilização de materiais manipuláveis influencia claramente o contexto de aprendizagem, tornando-a mais significativa. Contudo, as Dificuldades de Aprendizagem (DA) ainda estão bem presentes nas nossas escolas, e é um dever dos docentes tentar ajudar os alunos a superarem as mesmas, acompanhando os seus principais interesses e motivações. Sabendo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas básicas da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação e que estas constituem uma das maiores motivações atuais para os discentes, com esta investigação visamos compreender as perceções dos professores da RAM acerca do potencial das TIC na evolução da aprendizagem de crianças com Discalculia. A Discalculia, embora seja uma problemática pouco debatida, constitui uma das DA que lesa o desenvolvimento dos alunos portadores da mesma. É imprescindível que os professores estejam mais informados acerca desta problemática e procurem estratégias que permitam aos alunos superar ou pelo menos atenuar a sua condição. Participaram neste estudo 168 professores de Matemática dos três ciclos do Ensino Básico e Secundário. Os dados foram recolhidos através de um questionário estruturado aplicado aos professores. Nesta investigação foi notória alguma falta de formação/informação dos professores acerca da Discalculia, a falta de recursos tecnológicos nas escolas, mas também a existência de consciência da importância e da motivação que advém do uso das TIC em Educação Especial e especificamente para crianças com Discalculia.por
dc.identifier.tid201198347
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4782
dc.language.isoporpor
dc.subjectDiscalculiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.titleAs perceções dos professores da região autónoma da Madeira acerca do potencial do recurso às TIC na evolução das aprendizagens de crianças com discalculiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Final - Bárbara Pereira .pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: