Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As perceções dos professores da região autónoma da Madeira sobre o contributo das TIC na aprendizagem de alunos com paralisia cerebral

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Andreia_M_Resende.pdf3.19 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As TIC provocaram profundas alterações na nossa sociedade. As novas tecnologias, a partilha rápida e massiva da informação e a interatividade influenciam a nossa forma de pensar e de nos relacionarmos com os outros. Tais fenómenos exigem a construção individual, crítica e reflexiva do conhecimento de modo a que o indivíduo participe de forma ativa no meio em que se insere. Simultaneamente a sociedade caracteriza-se, cada vez mais, diversificada nos seus cidadãos, necessitando de encontrar soluções de proporcionar a todos as condições necessárias para poderem exercer o direito à cidadania. Nesta conjuntura emerge a necessidade de um novo referencial educacional que reclame uma abordagem multidimensional e inclusiva da aprendizagem do aluno. A elevação de uma escola mais democrática, reivindica que todos os alunos beneficiem das mesmas condições de acesso à tecnologia e que aprendam num ambiente onde as interações sociais se construam valorizando a diferença e identificando-a como fonte de riqueza do potencial humano. No presente estudo perspetivamos conhecer e compreender as perceções dos docentes das escolas da Região Autónoma da Madeira sobre o contributo das TIC na aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral, problematizando esta relação com a inclusão, uma vez que estes alunos, pela sua perturbação motora, poderão encontrar limitadas as suas oportunidades de aprendizagem. A investigação foi concretizada pela distribuição de um questionário on-line a uma amostra de 198 docentes. Com base nos resultados verificou-se o papel importante que os professores atribuem às TIC no processo de ensino-aprendizagem destes alunos, como também se observou a relevância das suas atitudes e conhecimentos para com as TIC e Inclusão no sucesso deste processo.

Description

Keywords

Paralisia cerebral Aprendizagem Tecnologia da informação Integração escolar

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue