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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação insere-se no âmbito da Educação Infantil e pretende
sensibilizar os educadores e os pais para a importância do brincar e das brincadeiras para o
papel na promoção de atividades diversificadas e estimulantes que promovam o
desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social da criança até aos seis anos. Vários
autores destacam que a brincadeira não é uma atividade inata, mas sim o resultado de
relações sociais e de condições concretas de vida; a partir delas, a criança, emerge como
sujeito lúdico, sendo que a mediação tem um papel fundamental nesse processo. Com o
objetivo de analisarmos a importância do brincar aplicámos um questionário a 942 crianças
de 5 anos que frequentam as escolas João de Deus, por forma a conhecermos como brincam
e quais as suas brincadeiras para que no seu dia a dia se possam desenvolver de forma
integrada. Os resultados sugerem que as brincadeiras das crianças podem ser melhores e
mais diversificadas quer em casa quer na escola e que devemos ajudar os educadores e os
pais a apreciarem e a perceberem as dificuldades e tarefas que estão presentes em cada fase
de desenvolvimento pois, o seu papel é fundamental se não for demais.
Description
Keywords
Educação infantil Desenvolvimento emocional Desenvolvimento cognitivo
Pedagogical Context
Citation
In: Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicooedagogia. 11-13 Setembro 2013. Braga: Universidade do Minho, 2013