Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Brincar a sério

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Brincaraserio.pdf1.34 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A comunicação insere-se no âmbito da Educação Infantil e pretende sensibilizar os educadores e os pais para a importância do brincar e das brincadeiras para o papel na promoção de atividades diversificadas e estimulantes que promovam o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social da criança até aos seis anos. Vários autores destacam que a brincadeira não é uma atividade inata, mas sim o resultado de relações sociais e de condições concretas de vida; a partir delas, a criança, emerge como sujeito lúdico, sendo que a mediação tem um papel fundamental nesse processo. Com o objetivo de analisarmos a importância do brincar aplicámos um questionário a 942 crianças de 5 anos que frequentam as escolas João de Deus, por forma a conhecermos como brincam e quais as suas brincadeiras para que no seu dia a dia se possam desenvolver de forma integrada. Os resultados sugerem que as brincadeiras das crianças podem ser melhores e mais diversificadas quer em casa quer na escola e que devemos ajudar os educadores e os pais a apreciarem e a perceberem as dificuldades e tarefas que estão presentes em cada fase de desenvolvimento pois, o seu papel é fundamental se não for demais.

Description

Keywords

Educação infantil Desenvolvimento emocional Desenvolvimento cognitivo

Pedagogical Context

Citation

In: Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicooedagogia. 11-13 Setembro 2013. Braga: Universidade do Minho, 2013

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections

CC License