Publication
Brincar a sério
| dc.contributor.author | Pereira, Paula Colares | |
| dc.date.accessioned | 2013-09-23T09:54:48Z | |
| dc.date.available | 2013-09-23T09:54:48Z | |
| dc.date.issued | 2013-09 | |
| dc.description.abstract | A comunicação insere-se no âmbito da Educação Infantil e pretende sensibilizar os educadores e os pais para a importância do brincar e das brincadeiras para o papel na promoção de atividades diversificadas e estimulantes que promovam o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social da criança até aos seis anos. Vários autores destacam que a brincadeira não é uma atividade inata, mas sim o resultado de relações sociais e de condições concretas de vida; a partir delas, a criança, emerge como sujeito lúdico, sendo que a mediação tem um papel fundamental nesse processo. Com o objetivo de analisarmos a importância do brincar aplicámos um questionário a 942 crianças de 5 anos que frequentam as escolas João de Deus, por forma a conhecermos como brincam e quais as suas brincadeiras para que no seu dia a dia se possam desenvolver de forma integrada. Os resultados sugerem que as brincadeiras das crianças podem ser melhores e mais diversificadas quer em casa quer na escola e que devemos ajudar os educadores e os pais a apreciarem e a perceberem as dificuldades e tarefas que estão presentes em cada fase de desenvolvimento pois, o seu papel é fundamental se não for demais. | por |
| dc.identifier.citation | In: Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicooedagogia. 11-13 Setembro 2013. Braga: Universidade do Minho, 2013 | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4723 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Educação infantil | por |
| dc.subject | Desenvolvimento emocional | por |
| dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | por |
| dc.title | Brincar a sério | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
