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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo consiste numa reflexão sobre a supervisão pedagógica na ESE
JDEUS, no quadro do Processo de Bolonha. Surgiu da necessidade de introduzirmos
alterações na iniciação à prática profissional do 1.º ciclo de estudos. Aplicámos um
questionário aos alunos que frequentam a Licenciatura e Mestrados em Educação. A
supervisão pedagógica emerge como uma ação que se pretende dinamizadora, reflexiva e
contínua em que a aprendizagem, a integração de saberes e o desenvolvimento de
competências requer diversas práticas colaborativas de trabalho, em que o supervisor é o
mediador que promove o desenvolvimento dos formandos que se pretendem responsáveis,
empenhados, conscientes da sua auto-(re)construção para benefício da construção da sua
identidade profissional. O estágio permite um percurso com diversas experiências aos
estudantes, promovendo a comunicação, interação, a colaboração, em que as múltiplas
interações validam o conhecimento individual. Os resultados sugerem que é possível
articular a experiência adquirida e implementar mais estratégias e dessa forma
contribuirmos para uma melhoria da formação em contexto, tornando-a cada vez mais
reflexiva e eficaz. Numa sociedade em constante mudança, é pertinente (re)pensar na
formação e supervisão de docentes adequada aos sinais do tempo.
Description
Keywords
Supervisão pedagógica Processo de Bolonha
Citation
In: Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.11 - 13 Setembro 2013. Braga: Universidade do Minho, 2013