Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Prática, reflexão e supervisão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Praticareflexaosupervisao.pdf1.82 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo consiste numa reflexão sobre a supervisão pedagógica na ESE JDEUS, no quadro do Processo de Bolonha. Surgiu da necessidade de introduzirmos alterações na iniciação à prática profissional do 1.º ciclo de estudos. Aplicámos um questionário aos alunos que frequentam a Licenciatura e Mestrados em Educação. A supervisão pedagógica emerge como uma ação que se pretende dinamizadora, reflexiva e contínua em que a aprendizagem, a integração de saberes e o desenvolvimento de competências requer diversas práticas colaborativas de trabalho, em que o supervisor é o mediador que promove o desenvolvimento dos formandos que se pretendem responsáveis, empenhados, conscientes da sua auto-(re)construção para benefício da construção da sua identidade profissional. O estágio permite um percurso com diversas experiências aos estudantes, promovendo a comunicação, interação, a colaboração, em que as múltiplas interações validam o conhecimento individual. Os resultados sugerem que é possível articular a experiência adquirida e implementar mais estratégias e dessa forma contribuirmos para uma melhoria da formação em contexto, tornando-a cada vez mais reflexiva e eficaz. Numa sociedade em constante mudança, é pertinente (re)pensar na formação e supervisão de docentes adequada aos sinais do tempo.

Description

Keywords

Supervisão pedagógica Processo de Bolonha

Citation

In: Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.11 - 13 Setembro 2013. Braga: Universidade do Minho, 2013

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections

CC License