CI - ESAD - Escola Superior de Artes Decorativas - Encerrou em 31 de dezembro de 2018
Permanent URI for this community
Criada pela Portaria 105/89, publicada a 10 de Fevereiro de 1990, a ESAD, Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, herdou a experiência de quase meio século da antiga Escola de Artes Decorativas (EAD) criada como Museu-Escola em 1953. A experiência acumulada pela ESAD, na sua íntima ligação ao Museu, ao Instituto de Artes e Ofícios e às Oficinas da FRESS, ao longo destes anos, tem sido fundamental para definir o seu papel nas áreas de formação e investigação em que se tem vindo a afirmar, com especial incidência na área das Artes Decorativas, do Design de Interiores e da Conservação e Restauro.
Browse
Browsing CI - ESAD - Escola Superior de Artes Decorativas - Encerrou em 31 de dezembro de 2018 by Title
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Atelier Gráficos À LapaPublication . Cernei, Anastasia; Pedroso, Graça; Moreira, PauloO presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer a experiência profissional da aluna Anastasia Cernei num estágio que teve lugar no Atelier Gráficos À Lapa, entre o mês de fevereiro de 2017 e o mês agosto de 2017. Desde modo, apresenta o percurso percorrido pela aluna, de forma a atender aos objetivos traçados por esta, pela sua orientadora na constituição desses objetivos e pelo seu tutor na entidade de acolhimento, bem como todos os métodos e técnicas aprendidos e utilizados durante a realização dos projetos a que foi submetida. Ao longo de todo o relatório serão apresentados: uma pesquisa sobre o cubismo e a região de Olhão, de onde a maioria dos projetos surgiram; apresentação do atelier onde foi realizado o estágio; o estágio em si – primeiro, os projetos finalizados e posteriormente, as propostas de projetos. Os projetos apresentados refletem a situação em que a estagiária fez parte da equipa durante o seu plano de estágio, bem como todas as tarefas realizadas pela mesma. Através dos conteúdos apresentados, pretende-se demonstrar quais os principais objetivos traçados inicialmente e a forma como a estagiária conseguiu cumprir esses mesmos planos e requisitos para a obtenção do Grau de Mestre em Design de Interiores.
- Atelier Up Flat RemodelaçõesPublication . Sousa, Patrícia Dionísio de; Pedroso, GraçaO presente relatório representa o culminar de um longo caminho e tem como principal objetivo relatar a experiência profissional da aluna Patrícia Sousa no estágio curricular, no Atelier Upflat, no período decorrido entre 14 de Fevereiro e 16 Outubro de 2017. A opção de realizar o estágio, que deu origem a este relatório, decorreu do facto de estar entre as visões delineadas no plano de estudos da ESAD mas acima de tudo por acreditarmos que iria permitir uma aprendizagem efetiva, dado que são áreas de conhecimento que se complementam. Este relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos e uma reflexão final. Na introdução será descrita a estrutura do relatório e a importância da sua elaboração. Ao longo dos cinco capítulos é apresentada uma súmula da pesquisa efetuada para contextualizar e levar a cabo o desenvolvimento dos projetos, efetuados no Bairro de Alvalade, realizados durante o período de estágio. Por último, nas considerações finais, são apresentados os principais objetivos alcançados ao longo do estágio, bem como uma reflexão sobre toda a prática, evidenciando os benefícios e as limitações sentidas.
- O Azulejo na Ornamentação da Arquitectura nas Avenidas de Ressano Garcia: Entre o Romantismo e o ModernismoPublication . Monsalve, Maria Amália Simão Martins Del Valle; Carita, HélderEsta investigação dedica-se ao estudo da azulejaria de fachada relacionando-a com factores sociais, políticos, económicos e culturais, estabelecendo como barreiras cronológicas os finais do século XIX e inícios do século XX, e como barreiras geográficas o território compreendido entre os Restauradores e o Campo Grande. As alterações operadas em Lisboa de modo a facilitar as comunicações entre a cidade e as franjas rurais a norte, proporcionadas pelo plano de Ressano Garcia, permitiram a urbanização de uma vasta zona, cujo edificado seguiu as tendências dos movimentos artísticos dominantes, à época. A complementaridade estabelecida entre o azulejo e a arquitectura, fenómeno que em Portugal se instituiu desde muito cedo, teve na azulejaria de aplicação exterior a sua continuidade, já nos finais do século XVIII. Esta prática transformou a paisagem urbana, acrescentando à função decorativa um aspecto prático, traduzido em superfícies mais higiénicas e de maior durabilidade que em comparação com as superfícies rebocadas, não exigiam intervenções de manutenção tão frequentes. Se numa primeira fase se aderiu ao revestimento integral das fachadas, tal prática foi gradualmente sendo abandonada, adoptando-se a decoração azulejar como enfoque na marcação dos pisos, realce dos vãos ou remate dos edifícios. Inaugurando uma nova abordagem à cultura arquitectónica urbana, a azulejaria de fachada, foi transversal a todo o edificado construído entre os finais de oitocentos e inícios do século XX, passando também a integrar o conjunto de ferramentas que individualizam os projectos de autor.
- Casa dos Passarinhos: projecto modelo de residência temporária para crianças não residentes, inseridas em tratamentos oncológicos no distrito de LisboaPublication . Gaivão, Marta Ramos de Magalhães Gonçalves da Cunha de Orey; Pedroso, GraçaEsta dissertação surge como resposta à problemática associada à necessidade de deslocação de algumas crianças e respetivas famílias para fora da sua área de residência, quando inseridas em tratamentos de oncologia pediátrica. A elaboração deste projeto visa proporcionar a estas crianças e respetivas famílias uma maior segurança, conforto e bem-estar na sua estadia durante esta fase de tratamentos fora da sua área de residência. Tendo como objetivo ser readaptado para outras áreas de Portugal, esta proposta funciona como projeto modelo, sendo que o apresentado nesta dissertação apresenta um modelo que contém o mínimo indispensável para que esta proposta possa ser funcional. Aqui foram tidos em conta fatores como a reabilitação e reutilização de um edifício sem função aparente; e a localização do mesmo que requere uma envolvência e contacto físico com a natureza. Posto isto, este projeto desenrola-se num edifício residencial do século XX, que é um antigo chalet dos anos 30 no Monte Estoril. O mesmo encontra-se privilegiadamente localizado perto do mar e com toda a envolvência da natureza deste local. Na elaboração de um projeto coerente e adaptado a estas crianças e às suas famílias, foram tidas em conta teorias projetuais ligadas a espaços de saúde, e regras para utilização de uma paleta de cores coerente e materiais adequados, não só adaptada à temática do projeto mas também ao bem-estar seus hóspedes. Todo este projeto e o programa envolvido foram pensados para as crianças e respetivas famílias, desde a melhoria dos tratamentos, à ideia de conseguir proporcionar o conforto “em casa, fora de casa”.
- Conhecer São Miguel: um mar inteiro de sensaçõesPublication . Silva, Beatriz Borges e; Gomes, Ana Cristina da CostaA dissertação de mestrado intitulada “Conhecer São Miguel: Um mar inteiro de sensações” apresenta a proposta de um projecto para renovar o interior da embarcação “Expresso do triângulo” com vista a prepara-la para efectuar viagens pela costa de São Miguel e, ao mesmo tempo, divulgar as paisagens e os produtos desta ilha. O intuito é criar três modalidades diferentes de viagens: modalidade “Descobrir São Miguel”, modalidade “Passeios temáticos” e por fim modalidade “Eventos especiais”. Esta embarcação encontra-se de momento inactiva porque foi substituída por outras duas que fazem a mesma trajectória. Construída nos Estaleiros Fjellstrand, na Noruega, em 1983, começou a operar nos mares dos Açores em Agosto de 2001. Em Dezembro desse ano, entrou ao serviço da Transmaçor/ Atlanticoline fazendo as ligações entre as ilhas do triângulo: Faial, Pico e São Jorge. Nesta embarcação que se passará a designar “Conhecer São Miguel”, o objectivo prioritário é conseguir criar um interior confortável, em que a funcionalidade, a flexibilidade e a ergonomia subordinem todo o seu espaço. Simultaneamente pretende-se promover a ilha e a gastronomia Açoriana. O ponto de partida assenta numa análise sistemática do público-alvo, avaliando-se as tendências do sector náutico e turístico, complementando com uma análise dos possíveis consumidores e dos concorrentes directos. Mas, também da embarcação em questão, percebendo o espaço, a envolvente, e como se pode tornar mais apelativa. O design de comunicação, aparece com a função de dar resposta ao modo como a marca gráfica e a publicidade interage como o público, de modo a promover a embarcação e as suas viagens. Para que no final, se consiga aumentar o seu valor e promover a visita à ilha de São Miguel.
- Construção do Habitat através do Slow LivingPublication . Santo, Rita Alexandra de Sousa; Pedroso, GraçaOs espaços que habitamos, com o passar do tempo, têm sido contaminados por uma “velocidade”. Esta velocidade, ponto focal do estilo de vida contemporâneo, causa em nós a sensação de que 24 horas não são suficientes para fazer tudo o que queremos. Podemos identificar a revolução industrial como ponto de viragem, quando o aparecimento da máquina e a celeridade que esta trouxe tiveram um forte impacto no nosso quotidiano. Para contrariar este processo é necessário assegurar a qualidade dos ambientes que habitamos, a qualidade dos espaços, qualidade de vida e da imagem. É necessária uma apropriação por parte dos moradores para que entendam as habitações como uma extensão de si próprios. Slow Living, que significa algo pessoal para cada um de nós, demonstra que uma maneira forte de nos expressarmos é através das nossas casas. Este conceito propõe que se trabalhe somente com o mínimo indispensável à vida, no entanto, e esse é dos pontos referidos com mais veemência pelos seus precursores, defende ainda que se viva com intenção e com alma.
- Costa do Sol: Recuperar o Turismo de Saúde de Acesso a TodosPublication . Santos, Ana Patrícia Botelho dos; Pedroso, GraçaO presente Trabalho de Projeto “Costa do Sol: Recuperar o Turismo de Saúde de Acesso a Todos” tem como intenções reabilitar um dos muitos edifícios abandonados da região de Cascais e recuperar o termalismo popular dos “Banhos da Poça”, que pertenciam à Santa Casa da Misericórdia de Cascais. Na região de Cascais existe um Turismo de Saúde direcionado à população em geral que, nos dias de hoje, não é valorizado, tornando-se em Turismo de Saúde e Bem-Estar: Spas, que não são acessíveis ‘a todas as carteiras’ – as terapêuticas naturais deveriam, por norma, ser acessíveis, e este torna-se um dos principais objetivos deste projeto de reabilitação. O Estudo do Objeto centra-se na análise ao edifício Chalé S. Pedro, no Estoril, e tem por objetivo conhecer a sua arquitetura e reabilitá-lo, respeitando os seus limites e espaços e dar-lhe uma nova função. O Estudo da Temática pretende conhecer que terapêuticas naturais existentes, os tipos de tratamento, a classificação química das águas, as patologias que podem ser tratadas por meio de termalismo, bem como as nascentes existentes no território nacional. Houve, também, a necessidade de estudar a história da arquitetura termal e analisar dois casos de estudo de nascentes existentes.
- O Espaço Rural -As Aldeias do Xisto da Serra da LousãPublication . Batista, Joana Patrícia Matias Marques; Pedroso, Graça; Rodrigues, PedroEsta dissertação faz uma reflecção sobre o espaço rural onde são abordados novos conceitos de ruralidade e identificados diferentes modelos de intervenção aplicados nos processos de recuperação de espaços rurais mais fragilizados com vista ao seu desenvolvimento sustentável. No enquadramento da problemática, direciona-se essa reflecção a várias aldeias rurais espalhadas na região centro do país, onde são identificados diferentes programas e ações executadas nestes territórios. As considerações e conclusões são direcionadas a um caso estudo em concreto, o aglomerado de xisto pertencente ao Municio da Lousã, avaliando os aspetos positivos e negativos associados á aplicação destes conteúdos programáticos e de que forma poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável destes territórios. É executado um estudo sobre a Vila e Serra da Lousã bem como uma analise individual a cada uma das suas aldeias do xisto, tendo como objetivo principal, interpretar/perceber a evolução destes agregados serranos até aos dias de hoje com o objetivo de definir um conjunto de princípios programáticos a implementar nos difíceis processos de recuperação e reabilitação destas aldeias com vista ao seu desenvolvimento sustentável. As conclusões e perspetivas são aplicadas numa pré existência localizada na aldeia do Casal Novo denominada de Casa da Eira.
- EstágioPublication . Teixeira, João Piedade; Carita, HélderÉ no âmbito do segundo ano do Mestrado em Design de Interiores da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva que integro a Empresa de Arquitectura e Design de Interiores Empatias, sediada no Porto, enquanto estagiário, com o principal objectivo de fundamentar os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico.
- A Gruta - Um Espaço de Reflexão para o Aluno - Reabilitação do Antigo Armazém de Sucatas e o Edifício da ESADPublication . Nunes, Nuno Alexandre de Oliveira Cláudio; Carita, HélderO presente projecto final de mestrado, tem como título A Gruta - Um Espaço de Reflexão e Introspecção para o Aluno, e consiste além da reabilitação dos interiores da Escola Superior de Artes Decorativas, o prolongamento da mesma, com a também reabilitação de um antigo armazém de sucatas, onde é desenvolvido o projecto da gruta, o centro nevrálgico do projecto final de mestrado. A gruta é um objecto arquitectónico, desenvolvido e explorado apenas como um estudo espacial, relativamente à sua forma e função. Teve-se como ponto de partida, a ausência de espaços lúdicos e de reflexão para os alunos, no interior das instituições de ensino superior. Actualmente, é cada vez mais difícil de encontrar espaços dentro das universidades, que se adeqúem apenas aos alunos, sendo cada vez mais a universidade uma segunda casa para quem lá estuda e ensina. O aluno necessita cada vez mais de um espaço de reflexão e de descompressão, após longas horas de trabalho e de investigação. De modo a facilitar a compreensão destes espaços de reflexão e introspecção, foram explorados temas tais como a pedagogia Waldorf, a sua arquitectura e a sua base antroposófica, permitindo assim um melhor desenvolvimento espacial, no que diz respeito à gruta, e a sua implantação, no edifício do Espaço Armazém. A gruta surge como um elemento necessário ao aluno, e de modo a complementar os novos espaços alusivos ao edifício do Espaço ESAD, e ao Espaço Armazém.