Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Azulejo na Ornamentação da Arquitectura nas Avenidas de Ressano Garcia: Entre o Romantismo e o ModernismoPublication . Monsalve, Maria Amália Simão Martins Del Valle; Carita, HélderEsta investigação dedica-se ao estudo da azulejaria de fachada relacionando-a com factores sociais, políticos, económicos e culturais, estabelecendo como barreiras cronológicas os finais do século XIX e inícios do século XX, e como barreiras geográficas o território compreendido entre os Restauradores e o Campo Grande. As alterações operadas em Lisboa de modo a facilitar as comunicações entre a cidade e as franjas rurais a norte, proporcionadas pelo plano de Ressano Garcia, permitiram a urbanização de uma vasta zona, cujo edificado seguiu as tendências dos movimentos artísticos dominantes, à época. A complementaridade estabelecida entre o azulejo e a arquitectura, fenómeno que em Portugal se instituiu desde muito cedo, teve na azulejaria de aplicação exterior a sua continuidade, já nos finais do século XVIII. Esta prática transformou a paisagem urbana, acrescentando à função decorativa um aspecto prático, traduzido em superfícies mais higiénicas e de maior durabilidade que em comparação com as superfícies rebocadas, não exigiam intervenções de manutenção tão frequentes. Se numa primeira fase se aderiu ao revestimento integral das fachadas, tal prática foi gradualmente sendo abandonada, adoptando-se a decoração azulejar como enfoque na marcação dos pisos, realce dos vãos ou remate dos edifícios. Inaugurando uma nova abordagem à cultura arquitectónica urbana, a azulejaria de fachada, foi transversal a todo o edificado construído entre os finais de oitocentos e inícios do século XX, passando também a integrar o conjunto de ferramentas que individualizam os projectos de autor.
- Neo-Psicadélia: uma exploração visualPublication . Quintanilha, Sara; Raposo, AnaOs anos 60 foram marcados pelo aparecimento do movimento Contracultura, que deu origem à Arte Psicadélica, usada em cartazes e capas de álbuns. Recentemente, os ideais e temáticas característicos da Arte Psicadélica têm-se tornado novamente populares na Arte Neo-psicadélica, que é o tema central do projeto. Começaremos por fazer um levantamento dos movimentos artísticos que influenciaram a Psicadélia clássica, seguindo-se uma descrição detalhada das suas características visuais, técnicas e temáticas, e um inventário dos principais artistas que a representaram. Prosseguiremos com o estudo da Neo-psicadélia, comparando-a com a Arte Psicadélica, e novamente analisaremos os artistas que a têm difundido. A vertente prática do projeto consistiu na elaboração de vinte capas Neo-psicadélicas para álbuns editados recentemente, não necessariamente dentro do Rock Psicadélico. As capas foram elaboradas com recurso à ilustração digital e colagem fotográfica. Pretendeu-se com este exercício explorar as técnicas e temáticas da Neo-Psicadélia, usando as principais ferramentas associadas a este estilo.
- Presença Templária em Tomar: Proposta para a Criação de um Centro InterpretativoPublication . Pereira, Inês Gonçalves Duque; Roque, Maria IsabelO turismo, enquanto atividade em constante crescimento, assiste a uma progressiva competitividade no seu mercado, exigindo dos destinos uma procura pela diferenciação. Torna-se necessário pensar produtos capazes de oferecer ao turista uma experiência, autêntica, longe de um turismo supérfluo. Este estudo analisa as variáveis que têm caracterizado a promoção da cidade de Tomar, enquanto destino turístico, ao realçar a incapacidade de valorização do seu legado templário em todo o seu conjunto. Assim, procedeu-se à análise do património material e imaterial, como o Convento de Cristo, a igreja de Santa Maria dos Olivais e a Festa dos Tabuleiros, enquanto marcos da presença templária e representativos da identidade do destino turístico. Neste sentido, a interpretação do património apresenta uma oportunidade para o delineamento de um produto turístico atento às necessidades do seu público, incluindo turistas e a comunidade envolvente. O objetivo principal do estudo foi, desta forma, a delineação do planeamento interpretativo para a criação de um Centro Interpretativo Tomar Templário, pretendendo vir a ser um produto turístico capaz de promover a experiência da verdadeira terra templária, através da interpretação do património templário.