Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-20"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização do processo produtivo da cerveja artesanal PraxisPublication . Santos, Celso Martins; Botelho, Goreti Maria dos AnjosResumo Neste relatório de estágio estão descritas as etapas de processamento da produção da cerveja artesanal Praxis, desde a recepção das matérias-primas e matérias subsidiárias até ao produto final, a cerveja artesanal Praxis. Toda a produção é realizada de modo bastante artesanal desde a moagem do malte, à expedição, passando por toda a produção, as trasfegas entre os fermentadores para os maturadores, os enchimentos e lavagens de barris e garrafas, até às limpezas e desinfecções dos fermentadores e maturadores. O controlo dos tempos e temperaturas (binómio chave) desde a elaboração do mosto, durante as várias fases de fermentação, e durante a maturação da cerveja é um ponto crítico que será focado. A grande diferença que existe entre as cervejas artesanais e as cervejas industriais é a variação que se encontra nas primeiras por serem o resultado de um processo controlado manualmente. É frequente dizer-se que, no sistema produtivo das cervejas artesanais, “cada lote é um lote e não há dois lotes iguais”, apesar de haver um esforço para existirem diferenças mínimas e, por isso, o mercado de cervejas artesanais é tão rico e vasto. O presente estágio constituiu uma excelente oportunidade de adquirir novos conhecimentos na área cervejeira, mais concretamente na cervejeira artesanal e que serão certamente muito úteis no meu futuro profissional. Palavras-chave: cerveja artesanal; controlo do binómio tempo/temperatura; fermentação alcoólica; processos de produção.
- Atelier Up Flat RemodelaçõesPublication . Sousa, Patrícia Dionísio de; Pedroso, GraçaO presente relatório representa o culminar de um longo caminho e tem como principal objetivo relatar a experiência profissional da aluna Patrícia Sousa no estágio curricular, no Atelier Upflat, no período decorrido entre 14 de Fevereiro e 16 Outubro de 2017. A opção de realizar o estágio, que deu origem a este relatório, decorreu do facto de estar entre as visões delineadas no plano de estudos da ESAD mas acima de tudo por acreditarmos que iria permitir uma aprendizagem efetiva, dado que são áreas de conhecimento que se complementam. Este relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos e uma reflexão final. Na introdução será descrita a estrutura do relatório e a importância da sua elaboração. Ao longo dos cinco capítulos é apresentada uma súmula da pesquisa efetuada para contextualizar e levar a cabo o desenvolvimento dos projetos, efetuados no Bairro de Alvalade, realizados durante o período de estágio. Por último, nas considerações finais, são apresentados os principais objetivos alcançados ao longo do estágio, bem como uma reflexão sobre toda a prática, evidenciando os benefícios e as limitações sentidas.
- Costa do Sol: Recuperar o Turismo de Saúde de Acesso a TodosPublication . Santos, Ana Patrícia Botelho dos; Pedroso, GraçaO presente Trabalho de Projeto “Costa do Sol: Recuperar o Turismo de Saúde de Acesso a Todos” tem como intenções reabilitar um dos muitos edifícios abandonados da região de Cascais e recuperar o termalismo popular dos “Banhos da Poça”, que pertenciam à Santa Casa da Misericórdia de Cascais. Na região de Cascais existe um Turismo de Saúde direcionado à população em geral que, nos dias de hoje, não é valorizado, tornando-se em Turismo de Saúde e Bem-Estar: Spas, que não são acessíveis ‘a todas as carteiras’ – as terapêuticas naturais deveriam, por norma, ser acessíveis, e este torna-se um dos principais objetivos deste projeto de reabilitação. O Estudo do Objeto centra-se na análise ao edifício Chalé S. Pedro, no Estoril, e tem por objetivo conhecer a sua arquitetura e reabilitá-lo, respeitando os seus limites e espaços e dar-lhe uma nova função. O Estudo da Temática pretende conhecer que terapêuticas naturais existentes, os tipos de tratamento, a classificação química das águas, as patologias que podem ser tratadas por meio de termalismo, bem como as nascentes existentes no território nacional. Houve, também, a necessidade de estudar a história da arquitetura termal e analisar dois casos de estudo de nascentes existentes.
- A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de AmarantePublication . Manuel Augusto da Costa QueirósA temática deste trabalho centra-se no ensino do instrumento trompete, tendo como plano central a motivação para a prática de música a solo e em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário. Neste contexto, e seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos da classe de Trompete das escolas que eu lecciono, que são o Conservatório do Vale do Sousa e o Centro Cultural de Amarante. Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidencia a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música. O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem.
- Método de Iniciação à Flauta Transversal: novas perspectivas de ensinoPublication . Diana Christelle RodriguesO presente Relatório Final insere-se na área de Mestrado em Ensino de Música, pretende fazer uma abordagem crítica dos vários métodos de iniciação de Flauta Transversal, tendo como propósito, determinar pontos, aspectos e questões por meio de uma análise detalhada, expondo assim através das técnicas de ensino, a sua influência no desenvolvimento do indivíduo face ao instrumento. No entanto, posto isto, o principal foco desta dissertação, é criar um Método de Iniciação para Flauta Transversal com novas perspectivas de Ensino, de modo a motivar e inspirar os alunos utilizando temas conhecidos e ideias pessoais, compiladas e adequadas da melhor forma, para poder desenvolver todas as capacidades e particularidades dos pequenos flautistas. Pelo que, para poder personalizar e inovar o próprio método foi necessário investigar e recolher dados de outros. “A performance musical é provavelmente a mais complexa de todos as habilidades motoras porque combina criatividade artística, expressão emocional e interpretação musical com um elevado nível de controle sensório-motor, destreza, precisão, competência muscular, velocidade e estresse de performance” (Wilson, 1989). Inseriu-se esta citação, para transmitir que de modo eloquente o ato de tocar um instrumento musical é complicado, logo é fundamental criar motivos e razões de inspiração para que os educandos tenham paixão pelo instrumento, e não se deixem desmotivar à primeira dificuldade, pois qualquer instrumento, principalmente numa fase inicial, é complexo. Posto isto, ser professor é estar sempre à procura da perfeição, para desempenhar com maior eficácia as funções que lhe foram atribuídas. Ou seja, procurando desta forma oferecer aos seus educandos o que este tem de melhor. É tentar descobrir em cada aluno o seu universo de potencialidades, cativar a sua atenção, motivar o seu estudo individual e ajudar a desenvolver as suas capacidades. Enfim, esta P.E.S visa investigar e procurar formas de cativar e motivar os alunos, pois é por eles que nos devemos dedicar ao máximo aproveitando todas as suas capacidades, e ultrapassando todas as suas dificuldades.
- Qual a importância das ciências experimentais no programa curricular do 1.º ciclo?Publication . Alves, Cláudia; Gonçalves, Ana CristinaEste relatório final apresenta as caraterizações das práticas profissionais desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Através do estágio de 1º ciclo, surgiu a problemática do estudo realizado. O presente relatório final tem como principal objetivo saber qual a importância das ciências experimentais no 1º ciclo. O método de recolha de informação utilizado foi o inquérito por questionário a professores do 1º ciclo. Com estes pretendeu-se perceber a importância que os professores do 1º ciclo dão às ciências experimentais e se as utilizam na sua prática. Com este estudo pode-se concluir que na opinião dos professores de 1º ciclo inquiridos é muito importante a utilização das ciências experimentais na sua prática, pois deste modo os alunos têm melhores resultados. Permite também a resolução de problemas e o desenvolvimento do espírito crítico. Pode-se constatar também que os mesmos as utilizam na sua prática, na sua grande maioria as que se encontram no programa curricular do 1º ciclo.
- A influência da poesia no despertar do gosto pela leitura e pela escritaPublication . Carraça, Ana Rita; Couto, JoséNeste trabalho vai ser apresentado se existe uma relação entre a poesia e gosto de ler e escrever, abordando assim o tema da poesia na escola a partir de um contexto de estágio. Existe uma abordagem inicialmente do ambiente do estudo em causa, como caracterização do colégio onde incidiu o estudo e dos intervenientes da realização do mesmo, de seguida uma abordagem teórica dos conceitos de poesia e de tudo aquilo que ela abrange, no final uma investigação científica com uma discussão dos resultados e análise de dados tratados em Excel. A conclusão mais pertinente foi que a amostra em causa não se sente motivada com a poesia no geral, não gostando de escrever poesia essencialmente, no entanto, gostam de ler poemas e de livros de poesia.
- A importância do Ensemble de Flautas na motivação e nodesenvolvimento musical dos alunos -Um estudo de caso na Academia de Música de Castelo de PaivaPublication . Sérgio Daniel de Lemos BotelhoO presente relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu. Para além de descrever a prática pedagógica realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, apresenta, também, o projeto de investigação que procura analisar a importância da prática de música de câmara na motivação e desenvolvimento musical e pessoal dos alunos de flauta transversal. Para tal, constituiu-se um ensemble de flautas como objeto de estudo e recolheram-se dados através de um questionário, com o objetivo de perceber de que forma o Ensemble de Flautas influenciou os seus níveis de motivação e desenvolvimento musical.
- Contributos para a promoção da literacia na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Avelino, Gilda; Couto, JoséNo presente relatório final, apresentamos a Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e assim como os projetos desenvolvidos na Prática Supervisionada I e na Prática Supervisionada II. Descrevemos, portanto, o projeto “Livros e Histórias para Saborear”, desenvolvido em contexto Pré-escolar e o projeto “Livros e Histórias para Cativar e Criar um Super Leitor” desenvolvido no 1º Ciclo do Ensino Básico. Estes projetos foram concebidos e promovidos afim de dar resposta à problemática encontrada relativamente a fraca promoção da literacia emergente e de modo constituir uma resposta para o baixo nível de literacia encontrado. A problemática encontrada reflete o problema escolar que tem sido motivo de preocupação para a sociedade em geral e para a comunidade educativa. A leitura é um elemento base processo de ensino-aprendizagem e o sucesso das aprendizagens depende de uma boa capacidade literária. Neste sentido, neste relatório iremos apresentar contributos relevantes para a promoção da literacia e ainda um instrumento “caderneta Super Leitor” que permitiu-nos reunir a trabalhar com os diferentes contributos levando efetivamente à melhoria dos níveis de literacia.
- Construção do Habitat através do Slow LivingPublication . Santo, Rita Alexandra de Sousa; Pedroso, GraçaOs espaços que habitamos, com o passar do tempo, têm sido contaminados por uma “velocidade”. Esta velocidade, ponto focal do estilo de vida contemporâneo, causa em nós a sensação de que 24 horas não são suficientes para fazer tudo o que queremos. Podemos identificar a revolução industrial como ponto de viragem, quando o aparecimento da máquina e a celeridade que esta trouxe tiveram um forte impacto no nosso quotidiano. Para contrariar este processo é necessário assegurar a qualidade dos ambientes que habitamos, a qualidade dos espaços, qualidade de vida e da imagem. É necessária uma apropriação por parte dos moradores para que entendam as habitações como uma extensão de si próprios. Slow Living, que significa algo pessoal para cada um de nós, demonstra que uma maneira forte de nos expressarmos é através das nossas casas. Este conceito propõe que se trabalhe somente com o mínimo indispensável à vida, no entanto, e esse é dos pontos referidos com mais veemência pelos seus precursores, defende ainda que se viva com intenção e com alma.