Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
18.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A temática deste trabalho centra-se no ensino do instrumento trompete, tendo como plano central a motivação para a prática de música a solo e em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário.
Neste contexto, e seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos da classe de Trompete das escolas que eu lecciono, que são o Conservatório do Vale do Sousa e o Centro Cultural de Amarante.
Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidencia a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música.
O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem.
Description
Keywords
Motivação processos motivacionais na aprendizagem musical e individual no ensino do trompete