Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-27"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Depression and unemployment incidence rate evolution in Portugal, 1995–2013: General Practitioner Sentinel Network dataPublication . Rodrigues, Ana Paula; Sousa-Uva, Mafalda; Fonseca, Rita; Marques, Sara; Pina, Nuno; Matias-Dias, CarlosOBJECTIVE: Quantify, for both genders, the correlation between the depression incidence rate and the unemployment rate in Portugal between 1995 and 2013. METHODS: An ecological study was developed to correlate the evolution of the depression incidence rates estimated by the General Practitioner Sentinel Network and the annual unemployment rates provided by the National Statistical Institute in official publications. RESULTS: There was a positive correlation between the depression incidence rate and the unemployment rate in Portugal, which was significant only for males (R2 = 0.83, p = 0.04). For this gender, an increase of 37 new cases of depression per 100,000 inhabitants was estimated for each 1% increase in the unemployment rate between 1995 and 2013. CONCLUSIONS: Although the study design does not allow the establishment of a causal association between unemployment and depression, the results suggest that the evolution of unemployment in Portugal may have had a significant impact on the level of mental health of the Portuguese, especially among men.
- Casa dos Passarinhos: projecto modelo de residência temporária para crianças não residentes, inseridas em tratamentos oncológicos no distrito de LisboaPublication . Gaivão, Marta Ramos de Magalhães Gonçalves da Cunha de Orey; Pedroso, GraçaEsta dissertação surge como resposta à problemática associada à necessidade de deslocação de algumas crianças e respetivas famílias para fora da sua área de residência, quando inseridas em tratamentos de oncologia pediátrica. A elaboração deste projeto visa proporcionar a estas crianças e respetivas famílias uma maior segurança, conforto e bem-estar na sua estadia durante esta fase de tratamentos fora da sua área de residência. Tendo como objetivo ser readaptado para outras áreas de Portugal, esta proposta funciona como projeto modelo, sendo que o apresentado nesta dissertação apresenta um modelo que contém o mínimo indispensável para que esta proposta possa ser funcional. Aqui foram tidos em conta fatores como a reabilitação e reutilização de um edifício sem função aparente; e a localização do mesmo que requere uma envolvência e contacto físico com a natureza. Posto isto, este projeto desenrola-se num edifício residencial do século XX, que é um antigo chalet dos anos 30 no Monte Estoril. O mesmo encontra-se privilegiadamente localizado perto do mar e com toda a envolvência da natureza deste local. Na elaboração de um projeto coerente e adaptado a estas crianças e às suas famílias, foram tidas em conta teorias projetuais ligadas a espaços de saúde, e regras para utilização de uma paleta de cores coerente e materiais adequados, não só adaptada à temática do projeto mas também ao bem-estar seus hóspedes. Todo este projeto e o programa envolvido foram pensados para as crianças e respetivas famílias, desde a melhoria dos tratamentos, à ideia de conseguir proporcionar o conforto “em casa, fora de casa”.
- Conhecer São Miguel: um mar inteiro de sensaçõesPublication . Silva, Beatriz Borges e; Gomes, Ana Cristina da CostaA dissertação de mestrado intitulada “Conhecer São Miguel: Um mar inteiro de sensações” apresenta a proposta de um projecto para renovar o interior da embarcação “Expresso do triângulo” com vista a prepara-la para efectuar viagens pela costa de São Miguel e, ao mesmo tempo, divulgar as paisagens e os produtos desta ilha. O intuito é criar três modalidades diferentes de viagens: modalidade “Descobrir São Miguel”, modalidade “Passeios temáticos” e por fim modalidade “Eventos especiais”. Esta embarcação encontra-se de momento inactiva porque foi substituída por outras duas que fazem a mesma trajectória. Construída nos Estaleiros Fjellstrand, na Noruega, em 1983, começou a operar nos mares dos Açores em Agosto de 2001. Em Dezembro desse ano, entrou ao serviço da Transmaçor/ Atlanticoline fazendo as ligações entre as ilhas do triângulo: Faial, Pico e São Jorge. Nesta embarcação que se passará a designar “Conhecer São Miguel”, o objectivo prioritário é conseguir criar um interior confortável, em que a funcionalidade, a flexibilidade e a ergonomia subordinem todo o seu espaço. Simultaneamente pretende-se promover a ilha e a gastronomia Açoriana. O ponto de partida assenta numa análise sistemática do público-alvo, avaliando-se as tendências do sector náutico e turístico, complementando com uma análise dos possíveis consumidores e dos concorrentes directos. Mas, também da embarcação em questão, percebendo o espaço, a envolvente, e como se pode tornar mais apelativa. O design de comunicação, aparece com a função de dar resposta ao modo como a marca gráfica e a publicidade interage como o público, de modo a promover a embarcação e as suas viagens. Para que no final, se consiga aumentar o seu valor e promover a visita à ilha de São Miguel.
- Is it Ethical to Offer ART in Transplant Patients? (mini review)Publication . Abreu Dos Santos, Filipa; Câmara, Sara; Reis, Filipa; Pestana, C; Ledo, Marta; Pinto, PaulaNumerous medical and surgical innovations have improved transplant recipient outcomes and this improved survival has led to an increased focus on their quality of life issues. This renewed focus includes controlling fertility and breeding. However, not all reproductive-age transplant recipients are able to conceive naturally. For this women in fertility is considered a threat to their quality of life. The decision to use Assisted Reproduction Techniques (ART) to help solid organ transplant female patients become pregnant raises unique medical and ethical concerns .
- Livro tátil ilustrado para crianças com deficiência visualPublication . Oliveira, Maria; Saraiva, JoséO propósito deste estudo é a produção de um livro que conjugue as potencialidades textuais, hápticas e a escrita em braille para crianças com ou sem limitações sensoriais ao nível da visão. A escolha da produção deste livro prende-se com o facto de existirem poucos livros infantis que possam ser utilizados, ao mesmo tempo, por crianças com e sem problemas visuais. Os livros em braille são áridos e, quando ilustrados, não permitem a inferência de dimensões para além da forma. A investigação centrou-se no modo como a mensagem iria ser transmitida e percebida, recorrendo a técnicas de aplicação de texturas, ao formato do livro, à disposição gráfica do texto e aos carateres tipográficos. Adequar os materiais do livro às crianças com deficiência visual orientou a produção deste livro e condicionou a forma final do mesmo. Partindo da leitura da obra O Principezinho e de adaptações da mesma, elaboramos um livro de narrativa simples, com frases curtas. A escolha desta obra prendeu-se com a sua universalidade e intemporalidade, ao abordar conceitos abstratos mas construtivos como a Amizade e que, ao ser lida por grandes e pequenos, motiva para a leitura partilhada.