CI - ESAD - Escola Superior de Artes Decorativas - Encerrou em 31 de dezembro de 2018
Permanent URI for this community
Criada pela Portaria 105/89, publicada a 10 de Fevereiro de 1990, a ESAD, Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, herdou a experiência de quase meio século da antiga Escola de Artes Decorativas (EAD) criada como Museu-Escola em 1953. A experiência acumulada pela ESAD, na sua íntima ligação ao Museu, ao Instituto de Artes e Ofícios e às Oficinas da FRESS, ao longo destes anos, tem sido fundamental para definir o seu papel nas áreas de formação e investigação em que se tem vindo a afirmar, com especial incidência na área das Artes Decorativas, do Design de Interiores e da Conservação e Restauro.
Browse
Browsing CI - ESAD - Escola Superior de Artes Decorativas - Encerrou em 31 de dezembro de 2018 by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Projeto de Reabilitação do Moinho de Maré Novo dos Paulistas Rio Tejo, SeixalPublication . Capelo, Helena Maria Ramos da Silva; Sara Roby, Pedro RodriguesEste trabalho incide sobre a relevância da reabilitação de um edifício classificado como património de Interesse Público, o Moinho de Maré Novo dos Paulistas. Situado no Seixal e banhado pelos rios Tejo e Coina, onde foram edificados uma grande quantidade de moinhos de maré desde o século XIV. Nele, exploram-se questões teóricas e problemáticas da ética do restauro, traça-se um breve estudo das cartas de salvaguarda do património arquitectónico e da história do regime jurídico existente no País. Atribuíram-se três novas funcionalidades a este edifício, que se complementam e respeitam o lugar: um centro expositivo ornitológico, um restaurante e uma residência, com quatro unidades de alojamento que apoia os visitantes do centro (como cientistas e praticantes de birdwatching). Procurou-se dar continuidade às madeiras (samblagens), pedras e ferro existentes, assim como justapor à tradição atitudes estéticas e materiais da contemporaneidade. O meio (o leito do rio, as plumagens das aves) foi fonte de inspiração nas cores utilizadas. O projeto tem como propósito a sua realização no fazer oficinal, já que grande parte do equipamento deverá ser fabricado em marcenarias. A reabilitação do moinho é de vital importância: valoriza-o substancialmente, assim como à zona circundante e à cidade. É ainda uma mais-valia ambiental, pois sensibiliza a comunidade para a natureza que lhe pertence. E coloca o edifício e as funcionalidades do seu programa numa perfeita compatibilidade com o meio.
- Humanizar precisa-se: Projecto de Interiores - Residências SéniorPublication . Pinho, Paula Alexandra Diogo Henriques Gouveia; Carita, HélderA presente dissertação, tem como objectivo analisar e regenerar o conceito de Lar de Idosos| Residência Sénior. Nesta análise, somos sensíveis ao mundo que nos rodeia e em particular questionamos - o que se está a fazer aos nossos idosos? Apesar do presente trabalho estar direcionado para um público-alvo sénior artista, as principais conclusões deste estudo deverão ser absorvidas na projecção de qualquer residência sénior. Apenas a dimensão das Artes constitui o elemento diferenciador. Os direitos humanos tais como a dignidade, privacidade e a felicidade de qualquer indivíduo, devem ser considerados em qualquer Residência Sénior. Propõem-se este projecto de interiores, tendo como ponto de partida uma Edificação Industrial de Memória, por entendermos, que é urgente e dignificante para a cultura de um país, a integração destes lugares nas actuais cidades em que vivemos. Num mundo onde a era digital substituiu a era industrial, pretendemos retomar ao passado em alguns dos aspectos em análise. Esta edificação reúne vários elementos que iremos analisar e que contribuem para o objectivo do que pretendemos. O mais importante é o seu ponto de teofania. A sua planta centralizada, permitindo a existência de um pátio interior, que neste público-alvo é o seu pulmão regenerador. Unificação do indivíduo e edifício. Lugar onde tudo se centraliza: interior| exterior. Este programa é exemplificativo para qualquer edificação, seja ela actual ou de memória. Consideramos que qualquer edifício centrado em torno de si próprio, num plano - rectângulo dentro do seu rectângulo aberto, regenera este público sénior. A essência deste trabalho desenvolve-se em torno do conceito humanizar. Por estarmos convictos que os espaços se constroem virados indiscutivelmente para as pessoas, constatamos que a materialização dos objectos e memórias de quem habita estes lugares, é vital. Desse modo, pretendemos demonstrar a necessidade de projectar, integrando e valorizando a identidade e as memórias de quem habita. Destacamos também a urgência de projectar espaços de baixo custo, para que estes lugares sejam próximos a todos.
- EstágioPublication . Teixeira, João Piedade; Carita, HélderÉ no âmbito do segundo ano do Mestrado em Design de Interiores da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva que integro a Empresa de Arquitectura e Design de Interiores Empatias, sediada no Porto, enquanto estagiário, com o principal objectivo de fundamentar os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico.
- Residências para jovens em início de carreira: Reabilitação da Baixa Pombalina, uma sugestão para uma nova vivência da cidadePublication . Pancadares, Cláudia Cristina da Cruz; Carita, Hélder; Rodrigues, PedroEste trabalho trata-se do estudo de uma solução plausível para a reabilitação do edificado da Baixa pombalina, em Lisboa, mantendo todas as suas características e procurando adaptá-las às necessidades da sociedade de hoje em dia. Com efeito, procurar-se-á estudar e aprofundar a essência da cidade baixa de Lisboa, em particular, o modo como o Plano proporcionou novas vivências, quer na rua, quer no próprio edificado. Para tal, foi efectuado um estudo baseado na comparação de vários casos de edificados, de forma a percebermos os seus interiores e espacialidades. Desta forma, com este estudo pretende-se contribuir para a compreensão das potencialidades que estes edificados têm ao nível do conceito de habitação e dos interiores. Para tal, propõe-se um projecto de arquitectura de interiores que, embora seja realizado no edifico da rua dos Fanqueiros, pode ser adaptado para todos os outros edificados, adaptando-o às particularidades que possam surgir. Trata-se de uma proposta-modelo onde procuramos cruzar as características do edifico pombalino com as necessidades dos jovens da sociedade actual, com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a importância da preservação destes edifícios e da própria baixa, por se tratar de um rico património histórico e cultural da nossa cidade.
- A Gruta - Um Espaço de Reflexão para o Aluno - Reabilitação do Antigo Armazém de Sucatas e o Edifício da ESADPublication . Nunes, Nuno Alexandre de Oliveira Cláudio; Carita, HélderO presente projecto final de mestrado, tem como título A Gruta - Um Espaço de Reflexão e Introspecção para o Aluno, e consiste além da reabilitação dos interiores da Escola Superior de Artes Decorativas, o prolongamento da mesma, com a também reabilitação de um antigo armazém de sucatas, onde é desenvolvido o projecto da gruta, o centro nevrálgico do projecto final de mestrado. A gruta é um objecto arquitectónico, desenvolvido e explorado apenas como um estudo espacial, relativamente à sua forma e função. Teve-se como ponto de partida, a ausência de espaços lúdicos e de reflexão para os alunos, no interior das instituições de ensino superior. Actualmente, é cada vez mais difícil de encontrar espaços dentro das universidades, que se adeqúem apenas aos alunos, sendo cada vez mais a universidade uma segunda casa para quem lá estuda e ensina. O aluno necessita cada vez mais de um espaço de reflexão e de descompressão, após longas horas de trabalho e de investigação. De modo a facilitar a compreensão destes espaços de reflexão e introspecção, foram explorados temas tais como a pedagogia Waldorf, a sua arquitectura e a sua base antroposófica, permitindo assim um melhor desenvolvimento espacial, no que diz respeito à gruta, e a sua implantação, no edifício do Espaço Armazém. A gruta surge como um elemento necessário ao aluno, e de modo a complementar os novos espaços alusivos ao edifício do Espaço ESAD, e ao Espaço Armazém.
- Vila Conceição: Turismo em Espaço RuralPublication . Camacho, Beatriz Cidade Medeiros; Carita, Hélder; Rodrigues, PedroO objetivo e tema principal deste projeto é o desenvolvimento de uma proposta de construção/reabilitação de um torreão geminado com uma habitação, Vila Conceição, para Turismo em Espaço Rural, que funcionará como subdivisão de Casa de Campo. As mais valias da concretização deste projeto seriam vastas para a Região Autónoma dos Açores, nomeadamente económico, patrimonial, social e cultural. Considera-se um dever de todos manter incólumes várias tradições, como cultural, histórica e arquitétonica, por forma a manter a autenticidade e essência após as intervenções sofridas, objetivo esse que foi cumprido. No decorrer deste projeto foi necessário perceber o quotidiano das pessoas, à época e na atualidade, no meio onde se insere o caso de estudo e compreender e assimilar, para o desenvolvimento do projeto, as caraterísticas e subdivisões do Turismo em Espaço Rural. Foram elaboradas entrevistas de modo a consolidar informação indispensável para a compreensão de fatores fundamentais. Após um estudo cuidado, ao empreendimento para o terreno onde se insere a Vila Conceição, foi possível demonstrar que a proposta apresentada para a Vila Conceição era inteiramente viável.
- O Espaço Rural -As Aldeias do Xisto da Serra da LousãPublication . Batista, Joana Patrícia Matias Marques; Pedroso, Graça; Rodrigues, PedroEsta dissertação faz uma reflecção sobre o espaço rural onde são abordados novos conceitos de ruralidade e identificados diferentes modelos de intervenção aplicados nos processos de recuperação de espaços rurais mais fragilizados com vista ao seu desenvolvimento sustentável. No enquadramento da problemática, direciona-se essa reflecção a várias aldeias rurais espalhadas na região centro do país, onde são identificados diferentes programas e ações executadas nestes territórios. As considerações e conclusões são direcionadas a um caso estudo em concreto, o aglomerado de xisto pertencente ao Municio da Lousã, avaliando os aspetos positivos e negativos associados á aplicação destes conteúdos programáticos e de que forma poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável destes territórios. É executado um estudo sobre a Vila e Serra da Lousã bem como uma analise individual a cada uma das suas aldeias do xisto, tendo como objetivo principal, interpretar/perceber a evolução destes agregados serranos até aos dias de hoje com o objetivo de definir um conjunto de princípios programáticos a implementar nos difíceis processos de recuperação e reabilitação destas aldeias com vista ao seu desenvolvimento sustentável. As conclusões e perspetivas são aplicadas numa pré existência localizada na aldeia do Casal Novo denominada de Casa da Eira.
- O Azulejo na Ornamentação da Arquitectura nas Avenidas de Ressano Garcia: Entre o Romantismo e o ModernismoPublication . Monsalve, Maria Amália Simão Martins Del Valle; Carita, HélderEsta investigação dedica-se ao estudo da azulejaria de fachada relacionando-a com factores sociais, políticos, económicos e culturais, estabelecendo como barreiras cronológicas os finais do século XIX e inícios do século XX, e como barreiras geográficas o território compreendido entre os Restauradores e o Campo Grande. As alterações operadas em Lisboa de modo a facilitar as comunicações entre a cidade e as franjas rurais a norte, proporcionadas pelo plano de Ressano Garcia, permitiram a urbanização de uma vasta zona, cujo edificado seguiu as tendências dos movimentos artísticos dominantes, à época. A complementaridade estabelecida entre o azulejo e a arquitectura, fenómeno que em Portugal se instituiu desde muito cedo, teve na azulejaria de aplicação exterior a sua continuidade, já nos finais do século XVIII. Esta prática transformou a paisagem urbana, acrescentando à função decorativa um aspecto prático, traduzido em superfícies mais higiénicas e de maior durabilidade que em comparação com as superfícies rebocadas, não exigiam intervenções de manutenção tão frequentes. Se numa primeira fase se aderiu ao revestimento integral das fachadas, tal prática foi gradualmente sendo abandonada, adoptando-se a decoração azulejar como enfoque na marcação dos pisos, realce dos vãos ou remate dos edifícios. Inaugurando uma nova abordagem à cultura arquitectónica urbana, a azulejaria de fachada, foi transversal a todo o edificado construído entre os finais de oitocentos e inícios do século XX, passando também a integrar o conjunto de ferramentas que individualizam os projectos de autor.
- A Inclusão pelo Design: Residência para doentes com AlzheimerPublication . Ambrósio, Isabel João Martins da Cruz; Pedroso, Graça; Carvalho, DavidEsta dissertação propõe uma reflexão sobre o atual problema do envelhecimento populacional a nível nacional, focando-se no aumento identificado de casos de doenças degenerativas, sobretudo a doença de Alzheimer, e na possibilidade de, através de uma proposta de design de interiores, estimular os níveis sensoriais destes doentes. Na pesquisa realizada sobre o tema, percebeu-se que os Concelhos da Beira Interior Sul integram uma das três unidades de estatística que em 2011 apresentavam os maiores índices de envelhecimento de Portugal, o que originou a escolha desta zona para o desenvolvimento da proposta. O edifício selecionado para o efeito situa-se na cidade de Castelo Branco, denomina-se Centro Social Adriano Godinho e alberga, atualmente, várias valências, entre elas uma residência para pessoas idosas e acamadas. A abordagem analítica e crítica feita à arquitetura do espaço escolhido permitiu encetar a conceção de um programa funcional que, conjugado com o projeto de design de interiores, se materializou numa proposta em que a principal prioridade é o desenvolvimento cognitivo dos doentes tendo em vista a melhoria dos seus processos de recuperação e reabilitação.
- Casa dos Passarinhos: projecto modelo de residência temporária para crianças não residentes, inseridas em tratamentos oncológicos no distrito de LisboaPublication . Gaivão, Marta Ramos de Magalhães Gonçalves da Cunha de Orey; Pedroso, GraçaEsta dissertação surge como resposta à problemática associada à necessidade de deslocação de algumas crianças e respetivas famílias para fora da sua área de residência, quando inseridas em tratamentos de oncologia pediátrica. A elaboração deste projeto visa proporcionar a estas crianças e respetivas famílias uma maior segurança, conforto e bem-estar na sua estadia durante esta fase de tratamentos fora da sua área de residência. Tendo como objetivo ser readaptado para outras áreas de Portugal, esta proposta funciona como projeto modelo, sendo que o apresentado nesta dissertação apresenta um modelo que contém o mínimo indispensável para que esta proposta possa ser funcional. Aqui foram tidos em conta fatores como a reabilitação e reutilização de um edifício sem função aparente; e a localização do mesmo que requere uma envolvência e contacto físico com a natureza. Posto isto, este projeto desenrola-se num edifício residencial do século XX, que é um antigo chalet dos anos 30 no Monte Estoril. O mesmo encontra-se privilegiadamente localizado perto do mar e com toda a envolvência da natureza deste local. Na elaboração de um projeto coerente e adaptado a estas crianças e às suas famílias, foram tidas em conta teorias projetuais ligadas a espaços de saúde, e regras para utilização de uma paleta de cores coerente e materiais adequados, não só adaptada à temática do projeto mas também ao bem-estar seus hóspedes. Todo este projeto e o programa envolvido foram pensados para as crianças e respetivas famílias, desde a melhoria dos tratamentos, à ideia de conseguir proporcionar o conforto “em casa, fora de casa”.