Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Inclusão pelo Design: Residência para doentes com AlzheimerPublication . Ambrósio, Isabel João Martins da Cruz; Pedroso, Graça; Carvalho, DavidEsta dissertação propõe uma reflexão sobre o atual problema do envelhecimento populacional a nível nacional, focando-se no aumento identificado de casos de doenças degenerativas, sobretudo a doença de Alzheimer, e na possibilidade de, através de uma proposta de design de interiores, estimular os níveis sensoriais destes doentes. Na pesquisa realizada sobre o tema, percebeu-se que os Concelhos da Beira Interior Sul integram uma das três unidades de estatística que em 2011 apresentavam os maiores índices de envelhecimento de Portugal, o que originou a escolha desta zona para o desenvolvimento da proposta. O edifício selecionado para o efeito situa-se na cidade de Castelo Branco, denomina-se Centro Social Adriano Godinho e alberga, atualmente, várias valências, entre elas uma residência para pessoas idosas e acamadas. A abordagem analítica e crítica feita à arquitetura do espaço escolhido permitiu encetar a conceção de um programa funcional que, conjugado com o projeto de design de interiores, se materializou numa proposta em que a principal prioridade é o desenvolvimento cognitivo dos doentes tendo em vista a melhoria dos seus processos de recuperação e reabilitação.
- Manual de Acolhimento e Integração: AuditrecPublication . Cristina Oliveira Gomes, Vânia; Manuel Neves Gomes Lopes, JorgeSão vários os autores que evidenciam a importância da atuação do Departamento de Recursos Humanos e a sua relevância em determinadas áreas, nomeadamente no Processo de Acolhimento e Integração. Ao frequentar o ambiente laboral da AuticRec, pude aperceber-me de uma lacuna no seu processo de Acolhimento e Integração: a inexistência do Manual de Acolhimento e Integração. O Manual de Acolhimento e Integração é um documento que, até à data, não existia na instituição, e por considerar um fator facilitador na integração de novos elementos optei por realizar um trabalho prático, que através da observação direta, análise qualitativa e pesquisas bibliográficas, viesse a ser um elemento utilizado em contratações futuras. Um elo de ligação entre o novo colaborador e a empresa. Através da abordagem de temas como a Gestão de Recursos Humanos e o Employer Branding faço uma análise dos principais fatores que tornam a AuditRec uma empresa apelativa no mercado de trabalho e procedo à elaboração do Manual de Acolhimento e Integração para que a receção de novos colaboradores seja feita de forma mais correta e facilitada.
- A importância do ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Pires, Ana Luísa; Castro, HelenaO presente estudo foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A amostra desta investigação é composta por duas turmas, uma com crianças do Pré- escolar e outra com alunos do 1.º Ciclo. Com esta investigação evidencia-se a importância de realizar atividades experimentais e através destas as crianças envolve-se ativamente na construção das suas próprias aprendizagens, investiga, observa, experimenta, pensa, compara, formula hipóteses e tira conclusões. Desta forma, entende melhor o mundo que o rodeia, aprendendo de uma forma ativa e significativa. Atendendo à questão de investigação - Qual a importância das atividades experimentais no Ensino das Ciências na Educação de Infância e no 1.º ciclo do Ensino básico? Definiram-se os seguintes objetivos: desenvolver a compreensão de certos fenómenos, de forma significativa e com elevado poder de retenção; proporcionar aos alunos experiências de aprendizagens ativas e significativas; promover atividades experimentais como forma de desenvolver determinados conteúdos; possibilitar que os alunos sejam construtores autónomos e ativos do seu conhecimento, motivando os alunos e despertando o interesse de experimentar; e, desenvolver nas crianças/aluno a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar experiências e emitir opiniões críticas. Tendo em conta os objetivos estabelecidos para esta investigação, foi utilizada a metodologia de abordagem de investigação-ação, os dados foram recolhidos e analisados a partir dos protocolos realizados pelas crianças/alunos, aquando da realização de atividades experimentais e das reflexões das aulas lecionadas. Como resultados obtidos desta investigação, para além das inúmeras vantagens que estes apontam relativamente à realização de atividades experimentais, salienta-se a forte ligação entre a realização de atividades experimentais e o desenvolvimento de aprendizagens ativas e significativas nos alunos.
- Measurements of integrated and differential cross sections for isolated photon pair production in $pp$ collisions at $\sqrt{s}=8$ TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2857 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA measurement of the production cross section for two isolated photons in proton-proton collisions at a center-of-mass energy of s=8 TeV is presented. The results are based on an integrated luminosity of 20.2 fb-1 recorded by the ATLAS detector at the Large Hadron Collider. The measurement considers photons with pseudorapidities satisfying |ηγ|<1.37 or 1.56<|ηγ|<2.37 and transverse energies of respectively ET,1γ>40 GeV and ET,2γ>30 GeV for the two leading photons ordered in transverse energy produced in the interaction. The background due to hadronic jets and electrons is subtracted using data-driven techniques. The fiducial cross sections are corrected for detector effects and measured differentially as a function of six kinematic observables. The measured cross section integrated within the fiducial volume is 16.8±0.8 pb. The data are compared to fixed-order QCD calculations at next-to-leading-order and next-to-next-to-leading-order accuracy as well as next-to-leading-order computations including resummation of initial-state gluon radiation at next-to-next-to-leading logarithm or matched to a parton shower, with relative uncertainties varying from 5% to 20%.