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- O racismo entre jovens institucionalizadosPublication . Miranda, José Jorge Pinheiro; Amiguinho, Abílio José MarotoA presente dissertação tem como objeto estudar o racismo entre jovens institucionalizados e pretendeu-se chegar ao mesmo objetivo através da bibliografia existente, especialmente virada para a juventude, dizendo o que pensa sobre o racismo, e visando outros países (como os EUA e o Brasil), tendo em especial atenção para o que se passa no resto da Europa e em Portugal, e quais as razões da existência do racismo. Na metodologia deste estudo, foi empregue o método qualitativo, através do qual se analisou seis entrevistas, para ver se há racismo entre jovens institucionalizados e se numa instituição há ou não racismo. Não há estudo conclusivo, só há leituras da realidade postas á prova.
- O Espaço Rural -As Aldeias do Xisto da Serra da LousãPublication . Batista, Joana Patrícia Matias Marques; Pedroso, Graça; Rodrigues, PedroEsta dissertação faz uma reflecção sobre o espaço rural onde são abordados novos conceitos de ruralidade e identificados diferentes modelos de intervenção aplicados nos processos de recuperação de espaços rurais mais fragilizados com vista ao seu desenvolvimento sustentável. No enquadramento da problemática, direciona-se essa reflecção a várias aldeias rurais espalhadas na região centro do país, onde são identificados diferentes programas e ações executadas nestes territórios. As considerações e conclusões são direcionadas a um caso estudo em concreto, o aglomerado de xisto pertencente ao Municio da Lousã, avaliando os aspetos positivos e negativos associados á aplicação destes conteúdos programáticos e de que forma poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável destes territórios. É executado um estudo sobre a Vila e Serra da Lousã bem como uma analise individual a cada uma das suas aldeias do xisto, tendo como objetivo principal, interpretar/perceber a evolução destes agregados serranos até aos dias de hoje com o objetivo de definir um conjunto de princípios programáticos a implementar nos difíceis processos de recuperação e reabilitação destas aldeias com vista ao seu desenvolvimento sustentável. As conclusões e perspetivas são aplicadas numa pré existência localizada na aldeia do Casal Novo denominada de Casa da Eira.
- Estratégias para ativar a inclusãoPublication . Alonso, Sandra; Garcia, MariaO presente relatório tem como objetivo mostrar uma realidade das escolas que afeta o desenvolvimento cognitivo e pessoal de uma criança, assim como o ritmo de uma sala de aula, apresentando dois casos reais de alunos com dificuldades de aprendizagens inseridos numa turma de 1ºano do 1ºciclo do ensino básico com vinte e cinco colegas. Como suporte à prática desenvolvida, realizei uma investigação teórica-fundamentada em autores que abordaram o desenvolvimento de uma criança e a importância da escola e família para ela. Na prática, comecei por observar e avaliar as crianças através de tarefas e jogos, para compreender que áreas necessitariam de ser desenvolvidas, seguindo para uma elaboração de um conjunto de atividades que em simultâneo com o adulto iriam realizar. Esta interação entre adulto e criança será fundamental para entender e promover o diálogo das suas vivências dentro e fora da escola. Para que todo o conteúdo apresentado seja significante, serão expostas algumas das atividades mais significativas que levaram a uma conclusão onde se reflete os objetivos que foram alcançados. Pois, ao longo do período da prática pedagógica, foi possível, através de estratégias de constante avaliação, verificar os progressos nas aprendizagens.
- A Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Salvador, Carla; Ribeiro, MariaEste relatório fala das dificuldades observadas e sentidas no que se refere à transição do Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico vividas num agrupamento de escolas da área da grande Lisboa. Durante o estágio feito no 1º ano do ensino básico, notei algumas dificuldades nas crianças na adaptação à escola, e interroguei-me se essas dificuldades poderiam estar relacionadas com o modo como foi feita a transição entre os dois níveis de ensino. Recolhi dados, através de diálogos informais com professores e entrevistas com educadores, sobre o seu conhecimento dos documentos orientadores de cada um dos níveis de ensino e sobre o seu pensar acerca da transição. Este estudo teve uma metodologia de cariz qualitativo. A análise dos dados permitiu apontar respostas às minhas questões de investigação baseada em autores de referência consultados durante a revisão de literatura nomeadamente Serra, Grácio e Vasconcelos.
- Search for anomalous couplings in the $Wtb$ vertex from the measurement of double differential angular decay rates of single top quarks produced in the $t$-channel with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2866 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThe electroweak production and subsequent decay of single top quarks is determined by the properties of the $Wtb$ vertex. This vertex can be described by the complex parameters of an effective Lagrangian. An analysis of angular distributions of the decay products of single top quarks produced in the $t$-channel constrains these parameters simultaneously. The analysis described in this paper uses 4.6 fb$^{-1}$ of proton-proton collision data at $\sqrt{s}$ = 7 TeV collected with the ATLAS detector at the LHC.Two parameters are measured simultaneously in this analysis. The fraction $f_1$ of decays containing transversely polarised $W$ bosons is measured to be $0.37 \pm 0.07$ (stat.$\oplus$syst.). The phase $\delta_{-}$ between amplitudes for transversely and longitudinally polarised $W$ bosons recoiling against left-handed $b$-quarks is measured to be $-0.14\pi \pm 0.036\pi$ (stat.$\oplus$syst.).The correlation in the measurement of these parameters is $0.15$. These values result in two-dimensional limits at the 95% confidence level on the ratio of the complex coupling parameters $g_\mathrm{R}$ and $V_\mathrm{L}$, yielding Re [$g_\mathrm{R}/V_\mathrm{L}$] $\in [-0.36,0.10]$ and Im [$g_\mathrm{R}/V_\mathrm{L}$] $\in [-0.17,0.23]$ with a correlation of 0.11. The results are in good agreement with the predictions of the Standard Model.