Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-07"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Residências para jovens em início de carreira: Reabilitação da Baixa Pombalina, uma sugestão para uma nova vivência da cidadePublication . Pancadares, Cláudia Cristina da Cruz; Carita, Hélder; Rodrigues, PedroEste trabalho trata-se do estudo de uma solução plausível para a reabilitação do edificado da Baixa pombalina, em Lisboa, mantendo todas as suas características e procurando adaptá-las às necessidades da sociedade de hoje em dia. Com efeito, procurar-se-á estudar e aprofundar a essência da cidade baixa de Lisboa, em particular, o modo como o Plano proporcionou novas vivências, quer na rua, quer no próprio edificado. Para tal, foi efectuado um estudo baseado na comparação de vários casos de edificados, de forma a percebermos os seus interiores e espacialidades. Desta forma, com este estudo pretende-se contribuir para a compreensão das potencialidades que estes edificados têm ao nível do conceito de habitação e dos interiores. Para tal, propõe-se um projecto de arquitectura de interiores que, embora seja realizado no edifico da rua dos Fanqueiros, pode ser adaptado para todos os outros edificados, adaptando-o às particularidades que possam surgir. Trata-se de uma proposta-modelo onde procuramos cruzar as características do edifico pombalino com as necessidades dos jovens da sociedade actual, com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a importância da preservação destes edifícios e da própria baixa, por se tratar de um rico património histórico e cultural da nossa cidade.
- A Gruta - Um Espaço de Reflexão para o Aluno - Reabilitação do Antigo Armazém de Sucatas e o Edifício da ESADPublication . Nunes, Nuno Alexandre de Oliveira Cláudio; Carita, HélderO presente projecto final de mestrado, tem como título A Gruta - Um Espaço de Reflexão e Introspecção para o Aluno, e consiste além da reabilitação dos interiores da Escola Superior de Artes Decorativas, o prolongamento da mesma, com a também reabilitação de um antigo armazém de sucatas, onde é desenvolvido o projecto da gruta, o centro nevrálgico do projecto final de mestrado. A gruta é um objecto arquitectónico, desenvolvido e explorado apenas como um estudo espacial, relativamente à sua forma e função. Teve-se como ponto de partida, a ausência de espaços lúdicos e de reflexão para os alunos, no interior das instituições de ensino superior. Actualmente, é cada vez mais difícil de encontrar espaços dentro das universidades, que se adeqúem apenas aos alunos, sendo cada vez mais a universidade uma segunda casa para quem lá estuda e ensina. O aluno necessita cada vez mais de um espaço de reflexão e de descompressão, após longas horas de trabalho e de investigação. De modo a facilitar a compreensão destes espaços de reflexão e introspecção, foram explorados temas tais como a pedagogia Waldorf, a sua arquitectura e a sua base antroposófica, permitindo assim um melhor desenvolvimento espacial, no que diz respeito à gruta, e a sua implantação, no edifício do Espaço Armazém. A gruta surge como um elemento necessário ao aluno, e de modo a complementar os novos espaços alusivos ao edifício do Espaço ESAD, e ao Espaço Armazém.
- Vila Conceição: Turismo em Espaço RuralPublication . Camacho, Beatriz Cidade Medeiros; Carita, Hélder; Rodrigues, PedroO objetivo e tema principal deste projeto é o desenvolvimento de uma proposta de construção/reabilitação de um torreão geminado com uma habitação, Vila Conceição, para Turismo em Espaço Rural, que funcionará como subdivisão de Casa de Campo. As mais valias da concretização deste projeto seriam vastas para a Região Autónoma dos Açores, nomeadamente económico, patrimonial, social e cultural. Considera-se um dever de todos manter incólumes várias tradições, como cultural, histórica e arquitétonica, por forma a manter a autenticidade e essência após as intervenções sofridas, objetivo esse que foi cumprido. No decorrer deste projeto foi necessário perceber o quotidiano das pessoas, à época e na atualidade, no meio onde se insere o caso de estudo e compreender e assimilar, para o desenvolvimento do projeto, as caraterísticas e subdivisões do Turismo em Espaço Rural. Foram elaboradas entrevistas de modo a consolidar informação indispensável para a compreensão de fatores fundamentais. Após um estudo cuidado, ao empreendimento para o terreno onde se insere a Vila Conceição, foi possível demonstrar que a proposta apresentada para a Vila Conceição era inteiramente viável.
- ABORDAGEM DO TEXTO POÉTICO EM CONTEXTO SALA DE AULA VOAR AO SOM DAS PALAVRASPublication . Susana Patrícia Alves Ferreira Magalhães
- Search for low-scale gravity signatures in multi-jet final states with the ATLAS detector at $ \sqrt{s}=8 $ TeVPublication . ATLAS collaboration (2825 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutWe search for evidence of physics beyond the Standard Model in the production of final states with multiple high transverse momentum jets, using 20.3 fb$^{-1}$ of proton-proton collision data recorded by the ATLAS detector at $\sqrt{s} = 8$ TeV. No excess of events beyond Standard Model expectations is observed, and upper limits on the visible cross-section for non-Standard Model production of multi-jet final states are set. Using a wide variety of models for black hole and string ball production and decay, the limit on the cross-section times acceptance is as low as 0.16 fb at the 95% CL for a minimum scalar sum of jet transverse momentum in the event of about 4.3 TeV. Using models for black hole and string ball production and decay, exclusion contours are determined as a function of the production mass threshold and the gravity scale. These limits can be interpreted in terms of lower-mass limits on black hole and string ball production that range from 4.6 to 6.2 TeV.
- A Liderança em Organizações com Valores de CooperativismoPublication . Correia de Andrade , Raquel Maria; Ramos, CasimiroO presente estudo tem como propósito analisar a liderança adoptada pelos líderes no sector cooperativo e a forma como a liderança é influenciada pelos valores do cooperativismo: a auto-ajuda, auto-responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Procurou-se explicar a riqueza e especificidade das organizações com valores cooperativos à luz de três metáforas que melhor explicam a sua complexidade. Esta complexidade exige uma liderança forte e eficaz, que seja capaz de operar as transformações e mudanças necessárias para fazer frente às exigências do mundo actual. O estudo centrou-se num ramo específico do sector cooperativo, o crédito agrícola. O Instrumento utilizado na recolha de dados foi o questionário Multifactorial Leadership Questionnaire 5x Leader Form de Bass & Avolio (2004) ao qual foi associado um questionário de variáveis organizacionais e demográficas. Após a apresentação e análise dos dados recolhidos, verificou-se que a liderança transformacional se sobrepõe no desempenho/actuação do líder na vida da organização cooperativa. Verificou-se também que a liderança não é influenciada nem se relaciona com atributos típicos deste tipo de organizações em estudo. O estudo termina com algumas questões em aberto, passíveis de futuras investigações.
- Turismo Sustentável: Uma Análise através da Teoria dos Stakeholders.Publication . Carvalho Veloso , Christiane; Patuleia, MafaldaEsta dissertação tem como objetivo geral analisar, no âmbito da teoria dos stakeholders, a relação com o turismo sustentável na cidade de Teresina capital do estado do Piauí. O turismo, ao longo das últimas décadas, transformou-se em uma das atividades sociais e econômicas mais relevantes no mundo. Sua complexidade dá-se pela inserção de recursos, infraestruturas, acessibilidades e serviços que asseguram o processo produtivo visando ofertar um serviço que venha superar as expectativas dos clientes, trazendo benefícios a todos os envolvidos. Desta forma, devido à extensa quantidade de setores (ambiental, social, econômico etc.) e atores com os quais o turismo relaciona-se, o modelo de gestão mais eficiente para a atividade seria aquele que compreendesse sua complexidade. Dentre os modelos de gestão que trabalham com a integração de diversos atores, tem-se a gestão voltada para os stakeholders. Para esta investigação, o uso da pesquisa qualitativa e quantitativa faz-se necessário, pois ambas complementam-se, possibilitando, assim, um aprofundamento do fenômeno estudado. Sendo assim, a pesquisa é exploratória, seguindo o método dedutivo. Como resultado, percebeu-se que o governo não contribui o suficiente para o desenvolvimento do Turismo Sustentável na região em estudo, assim como a população local não tem uma percepção evidente da existência de um desenvolvimento sustentável da atividade turística. Já as empresas hoteleiras estimulam o desenvolvimento do turismo de forma sustentável, na região em estudo, com foco na redução de seus custos.
- Gestão Estratégica e sustentabilidade empresarial: Implicações na imagem da organizaçãoPublication . da Silva Sevalho de Oliveira, Maria; Dias, ÁlvaroA sustentabilidade ao longo dos anos vem ganhando espaço e foco no meio empresarial, como visto no estudo, no final do século XX houve um despertar para as questões ambientais, uma maior mobilização para as questões sociais e uma grande preocupação com a sobrevivência do negócio. O estudo apresenta uma abordagem fundamentada em estudos, em teses, nas literaturas e em pesquisas realizadas no âmbito das organizações como essas ações estão impactando de forma positiva o consumidor. Nas amostras coletadas identificamos as diversas percepções do consumidor em relação às práticas estabelecidas pelas organizações, e o reflexo que a marca e a imagem transmitem aos públicos-alvo e partes interessadas. De 450 questionários distribuídos, obtivemos 92 amostras dos grupos selecionados (Estudantes, Professores, Formadores de Opinião, Gestores e Profissionais das áreas de Responsabilidade Social e Ambiental) onde ficou demostrado que as organizações ainda estão no estágio muito tímido em relação as práticas efetivamente incorporadas nos seus planejamentos estratégicos, havendo uma grande necessidade de adoção de um modelo de gestão sustentável, que sirva de orientação estratégica as empresas. As amostras também sugerem a incorporação de projetos com participações mais relevantes dos stakeholders, que possa possibilitar que novas perspectivas sejam exploradas tanto para melhor gerenciar seus produtos quanto para criar soluções sustentáveis que atendam aos consumidores, que antes eram “ignorados” por falta de foco nos clientes e, consequentemente nos negócios. Vimos ainda, que as empresa nos dias atuais se não incorporarem em seus planos de negocio a gestão da sustentabilidade, ficam à margem da decadência, pela fraqueza de competitividade. Isto ocorre, principalmente, porque os consumidores estão preocupados em adquirir produtos de empresas que estão desenvolvendo ações práticas voltadas a sustentabilidade, firmados no triple bottom line. Outro ponto identificado nas amostras é a forma como as organizações falam com seus diversos públicos, que de acordo com Rampersad (2008) uma boa comunicação pode ajudar a construir a reputação de uma empresa; a posicionar a marca na mente do consumidor; ajuda a agregar valor ao produto e ao negócio; ajuda a oferecer informações da empresa ao mercado e gera atitude favorável dos diversos segmentos de público para as iniciativas da empresa.
- A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º CICLOPublication . Sara Cristina Teles da Silva