IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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- A afetividade no processo educativo de crianças em idade pré-escolar. A perspetiva dos encarregados de educaçãoPublication . Fernandes, Sandra; Gonçalves, Ana CristinaO presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como tema “A Afetividade no Processo Educativo de Crianças em Idade Pré-Escolar” e subtema “A Perspectiva dos Encarregados de Educação”. Baseia-se numa abordagem reflexiva sobre o tema, escolhido no contexto de prática pedagógica em Educação Pré-Escolar, que decorreu na entidade cooperante atribuída para o estágio. Sendo cada vez mais evidente nos dias de hoje, uma mutação social e da conjuntura familiar que, inevitavelmente tem implicações no desenvolvimento das crianças, estabeleci como objetivo de investigação: Compreender a perspectiva dos Encarregados de Educação relativamente à importância da Afetividade no processo educativo em contexto Pré-Escolar. O estudo efetuado incidiu sobre vinte e um Encarregados de Educação, sendo adotada uma abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o Inquérito e a Observação Participante. Este trabalho contempla um olhar para a Afetividade no seio escolar pela perspectiva dos Encarregados de Educação. Os resultados do estudo demonstraram que, para estes Encarregados de Educação, a Afetividade mesmo quando confrontada com outras categorias é fortemente valorizada no contexto escolar.
- Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolarPublication . Simões, Ana Catarina; Silva, MarleneDevido às mais diversas alterações sociais, culturais e familiares ocorridas, desde o século passado, a aprendizagem por meios práticos tem assumido um papel de destaque na literatura, assim como na aplicação na rotina escolar diária. Cabe ao educador/professor ser um observador atento e interessado, para que dessa forma possa intervir conscientemente e auxiliar o percurso desenvolvimental da criança. O objetivo do presente trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a importância da educação em ciências, e a utilização de ferramentas relacionadas com a mesma, assim como relacionar evidências teóricas sobre o impacto da sua aplicação, e os seus fatores, no desenvolvimento na infância e no sucesso escolar. Neste estudo pretende-se ainda analisar, em que medida, aspetos como a falta de recursos, a interligação com a necessidade de cumprir metas de aprendizagem pré-estabelecidas, e o auxílio dos Docentes poderão ter impacto ao nível do desenvolvimento da criança. Participaram neste relatório 10 pais e 3 professoras da Escola Básica do Estanqueiro. As informações foram recolhidas por meio de uma entrevista, para se perceber quais as perceções sobre este fenómeno e a sua adequabilidade com a literatura, a qual demonstrou as perceções positivas em relação à utilização de atividades experimentais, assim como a utilização do método científico como facilitador da aprendizagem.
- O ballet na trissomia 21Publication . Soares, Paula; Dores, Maria AugustaA arte da dança, especificamente o Ballet, sempre me fascinou e é algo que conheço já que frequentei durante alguns anos, aulas de Ballet no Conservatório de Setúbal. A aluna do nosso estudo tem 18 anos, é portadora de Trissomia 21 e desde muito pequena pratica Ballet. Segundo Vargas (2003:1), a dança “(…) ajuda a desenvolver a personalidade de maneira equilibrada, propícia a aquisição de conhecimento, conceituação, entendimento e aceitação do próprio indivíduo”. O objetivo do nosso estudo foi identificar o impacto do Ballet na qualidade de vida de uma criança/adolescente com trissomia 21, dos 6 aos 18 anos. O tipo de estudo foi qualitativo consubstanciado num estudo de caso longitudinal dos 6 aos 18 anos. A técnica de recolha de dados utilizada foi a análise documental e os instrumentos construídos foram as grelhas de análise que utilizámos no tratamento dos dados dos 27 relatórios, cuja análise foi a base do nosso estudo. Como resultados a nossa investigação permite-nos referir que o ballet teve impacto a nível físico, emocional e social na qualidade de vida da Branca. Porém os resultados também nos permitem deixar como recomendações a continuação de apoio individualizado, sempre que necessário, não esquecendo a sensibilidade da aluna ao reforço positivo já que estamos perante uma adolescente com trissomia 21.
- Benefícios e dificuldades da convivência escolar entre alunos surdos e ouvintes de uma escola de referência para o ensino bilingue de alunos surdos:Publication . Alegre, Nelson; Castro, HelenaO presente estudo assenta na premissa de que as escolas de referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS) são por si só um espaço, favorável ao contacto com a diferença, tendo em atenção que desta escola fazem parte maioritariamente alunos surdos e alunos ouvintes. Portanto, falamos aqui de duas culturas, a cultura ouvinte e a cultura surda, que coexistem num espaço, que se quer inclusivo e proporcionador do desenvolvimento de aprendizagens significativas, sejam elas eminentemente escolares ou educacionais, para a verdadeira inserção de todos os indivíduos em sociedade, independentemente da sua condição. Tendo em consideração e partindo do pressuposto que o contexto em que o surdo vive é toda uma cultura que é diferente da cultura de uma pessoa ouvinte, conduziu-nos a esta investigação, na tentativa de avaliar quais os benefícios e dificuldades da convivência em meio escolar entre alunos surdos e ouvintes, na visão dos seus encarregados de educação. Considerando que, no que diz respeito às questões de desenvolvimento, o aluno surdo, como qualquer criança que frequenta o ensino obrigatório, está em processo de desenvolvimento de linguagem, de processos de identificação, de construção de valores sociais e afetivos, entre outros, foi possível ao longo deste estudo, avaliar na opinião dos E.E, o conhecimento que estes têm acerca do que é a surdez, do que significa ser uma pessoa surda, bem como, compreender o conhecimento que têm acerca da população escolar e do funcionamento de uma EREBAS. Verificámos também as razões que levaram estes E.E a optar por esta escola, a dirigir-se à mesma e a frequência com que o fazem. Auscultámos ainda a sua opinião relativamente às dinâmicas deste tipo de escola, no sentido de verificar se esta promove atividades de interação e partilha identificando também um conjunto de aspetos que contribuem para a sua satisfação relativamente a esta escola, percebendo assim o seu grau de satisfação, bem como, dos seus educandos. Identificámos ainda um conjunto de sentimentos, positivos e negativos, que os E.E experimentam com maior frequência relativamente à convivência entre alunos surdos e ouvintes em meio escolar, percebendo se em sua opinião a escola dos seus educandos promove a inclusão e de que forma. Também a existência ou não de preconceito foi avaliada pelos E.E, identificando por último um conjunto de benefícios e dificuldades da convivência entre alunos surdos e ouvintes em meio escolar. Os dados obtidos apontam para uma participação heterogénea dos E.E na vida escolar do agrupamento, estando estes conscientes e sendo conhecedores da população alvo da EREBAS e do que significa a surdez. De um modo geral os E.E encontram-se satisfeitos com as dinâmicas da escola e como esta promove as atividades de interação e partilha entre educandos surdos e ouvintes. No entanto, apesar das razões apresentadas recaírem sobre uma visão mais positiva desta convivência escolar, destaca-se alguma ansiedade e insegurança tanto nos E.E de alunos surdos como nos dos alunos ouvintes. De realçar alguma inquietação e preocupação demonstrada especialmente pelos E.E dos alunos surdos, relativamente à existência de algum preconceito, sendo apresentados benefícios, mas também algumas dificuldades da convivência escolar entre alunos surdos e ouvintes.
- "Brincar aos músicos" no internamento pediátrico do hospital Garcia de Orta, um estudo de casoPublication . Tavares, Vera; Castro, HelenaA área de interesse desenvolvida no estudo apresentado insere-se no contexto institucional de cuidados de saúde, na Unidade de Internamento Pediátrico do Hospital Garcia de Orta e na sua relação com o projeto “Brincar aos Músicos” através das suas intervenções musicais nos diferentes contextos referentes à relação saúde e bem-estar. Este projeto está a ser implementado desde janeiro de 2016, em parceria com o Grupo de Humanização da Pediatria e atua na dimensão do serviço de internamento pediátrico junto das crianças hospitalizadas e de todos os profissionais de saúde intervenientes no serviço. Visando um estudo aprofundado através de diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados como a observação direta, a análise de documentos e o inquérito por questionário, bem como de diferentes técnicas de análise de dados, nomeadamente a análise de conteúdo e a análise estatística, o presente estudo pretende um maior entendimento do uso da Música como recurso psicossocial na promoção da qualidade de vida e bem-estar no serviço de internamento pediátrico do Hospital Garcia de Orta, usando as bases da Educação Especial como forma de pensar e chegar mais longe na melhoria do bem-estar e da atividade entre todos os que estão inerentes a estes espaços. Numa perspetiva analítica dos dados recolhidos, compreendemos que o projeto “Brincar aos Músicos” apresenta-se como uma dinâmica que favorece e promove a possibilidade da criança/adolescente (re)criar de modo positivo o seu universo subjetivo (emoções, sentimentos e perceções), contextualizando toda a sua experiência de adoecimento e hospitalização.
- Brincar e planificar com as crianças em educação pré-escolarPublication . Quaresma, Marlene; Silva, MarleneEste relatório final foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada pois esteve relacionado com os estágios (creche e jardim de infância) que realizei ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar. A problemática do meu projeto de investigação foi identificada e definida no estágio que realizei em jardim de infância, foi neste contexto, que surgiu a minha preocupação e interesse em refletir e aprofundar conhecimentos sobre a importância de envolver as crianças no processo de planificação das atividades, valorizando as suas brincadeiras espontâneas. Para a realização deste estudo, optei por utilizar o método de investigação-ação, uma vez que, enquanto estagiária, fui parte integrante do contexto de estágio e de investigação e pude intervir diretamente no mesmo. Este estudo baseou-se então na comparação dos comportamentos demonstrados pelas crianças perante duas metodologias de trabalho distintas, que eu própria apliquei. Numa primeira etapa, dinamizei atividades em que as crianças não tiveram qualquer participação no momento de planificação das mesmas. As atividades foram pensadas e estruturadas somente por mim e não derivaram de situações/dinâmicas que ocorreram no quotidiano. Numa etapa posterior, as atividades realizadas partiram das brincadeiras espontâneas que surgiram entre as crianças e, por isso, estas tiveram a oportunidade de participar na planificação das atividades/ações a desenvolver. Desta forma, as crianças viram as suas sugestões ser acolhidas e respeitadas. Os resultados que emergiram deste estudo demonstram que envolver as crianças na planificação das atividades revela ser uma prática educativa mais benéfica e vantajosa para o processo de ensino-aprendizagem.
- Como é a atual relação escola/família:Publication . Francisco, Iolanda; Costa, HélderO trabalho em causa centrou-se na procura de resposta à questão de partida: Como é a atual relação escola/família? Tendo por base a perspetiva dos profissionais da educação pré-escolar, do 1ºciclo do ensino básico e dos encarregados de educação. Para chegar à resposta foi necessário delinear que estratégias e instrumentos usaríamos, assim entrevistámos quatro docentes da área da educação e realizámos questionários para as famílias de alunos do 1ºciclo do ensino básico e da educação pré-escolar. Foi a partir das práticas profissionais vividas nos estágios, que surgiu a problemática de estudo referida anteriormente. Com este estudo constatámos que a relação escola-família é encarada como uma aliança fundamental para o sucesso escolar das crianças, apresentando muito mais vantagens do que desvantagens. Tanto a escola, os docentes e as próprias famílias têm papéis fundamentais a desempenhar para o bom funcionamento desta relação de parceria, sendo eles facilitadores do processo de aprendizagem das crianças.
- O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escritaPublication . Nunes, Ana Cristina; Couto, JoséO conto faz parte da infância da criança. Ouvir um conto é sempre um momento especial e com significado para qualquer criança. Através do conto, a criança cria vínculos, desenvolve a sua personalidade, a imaginação, a criatividade e cria uma relação muito próxima com a leitura e a escrita. Aquando da prática pedagógica em 1º ciclo, surgiu a pergunta de partida para este projeto “Poderá a literatura infantil, em particular o conto, contribuir para o despertar do gosto pela leitura e pela escrita?” Pretende-se neste relatório estudar o conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação onde todos os envolvidos no projeto participaram ativamente, através das atividades desenvolvidas, tendo estas como ponto de partida o conto. Após a reflexão pode-se concluir que o conto, por si só, não é promotor do gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que não basta expor uma criança ao livro ou às histórias para ela gostar de ler ou escrever. É necessário desenvolver uma serie de estratégias, com vista a desenvolver a motivação da criança.
- Os contributos das relações intergeracionais na formação pessoal e social da criançaPublication . Canejo, Mafalda; Gonçalves, Ana CristinaO relatório final intitulado “Os contributo das relações intergeracionais na formação pessoal e social da criança”, tem como objetivo compreender a forma como as relações e projetos intergeracionais podem contribuir para a sua educação e crescimento pessoal e social. Trata-se de uma investigação qualitativa, com paradigma interpretativo, onde é visível o seu contributo a nível da investigação na educação, num processo onde se pretende comprender os contributos deste tema na educação e formação da criança, assim como a sensibilização da comunidade, das crianças, dos pais, e profissionais de educação para o respeito intergeracional numa perspetiva da mudança da representação social do idoso, valorizando todas as suas capacidades. O estudo foi realizado com um grupo de 23 crianças de jardim-de-infância, um grupo de idosos do Centro de dia, duas educadoras de infância, a monitora do centro de dia e a diretora do Centro Polivalente, analisando as suas perspetivas em relação ao tema investigado.
- Contributos para a promoção da literacia na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Avelino, Gilda; Couto, JoséNo presente relatório final, apresentamos a Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e assim como os projetos desenvolvidos na Prática Supervisionada I e na Prática Supervisionada II. Descrevemos, portanto, o projeto “Livros e Histórias para Saborear”, desenvolvido em contexto Pré-escolar e o projeto “Livros e Histórias para Cativar e Criar um Super Leitor” desenvolvido no 1º Ciclo do Ensino Básico. Estes projetos foram concebidos e promovidos afim de dar resposta à problemática encontrada relativamente a fraca promoção da literacia emergente e de modo constituir uma resposta para o baixo nível de literacia encontrado. A problemática encontrada reflete o problema escolar que tem sido motivo de preocupação para a sociedade em geral e para a comunidade educativa. A leitura é um elemento base processo de ensino-aprendizagem e o sucesso das aprendizagens depende de uma boa capacidade literária. Neste sentido, neste relatório iremos apresentar contributos relevantes para a promoção da literacia e ainda um instrumento “caderneta Super Leitor” que permitiu-nos reunir a trabalhar com os diferentes contributos levando efetivamente à melhoria dos níveis de literacia.