Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-21"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Pessoas com deficiência visual e a sua experiência em hotéisPublication . Andrade, Carolina de Barbosa Mendonça; Umbelino, Jorge Manuel Rodrigues; Costa, Ana Rita de Deus Rocha Alves Peres daEste estudo pretende compreender a globalidade da experiência hoteleira das pessoas com deficiência visual, através da avaliação de todo o processo, isto é, desde o reconhecimento da vontade de viajar, passando pela pesquisa de informação, avaliação das alternativas, processo de tomada de decisão e de reserva, estadia e impressões finais, procurando perceber com quem frequentam os hotéis, o que precisam de ter à sua disposição, quais os seus principais desafios, e apurar eventuais sugestões. Para isso, foram conduzidas entrevistas, via telefone, a 11 associados da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), delegação de Coimbra, o que permitiu abordar algumas questões pertinentes que, além de corresponderem ao objetivo do estudo, permitem sensibilizar quer a indústria hoteleira, quer a sociedade em geral, para a importância desta temática. Este estudo permitiu apurar, junto a uma pequena amostra, as principais dificuldades com que as pessoas com deficiência visual se deparam, identificar as áreas onde existe maior vulnerabilidade, e ainda concluir que se trata de um mercado heterogéneo, uma vez que, além de existirem diversos graus de deficiência, a mesma é sentida de forma diferente de pessoa para pessoa. Algumas das barreiras sinalizadas são atenuadas por estratégias desenvolvidas pelo próprio deficiente; contudo, a verdadeira inclusão só será atingida com a existência de uma sinalética e dos meios que permitam a autonomia das pessoas com deficiência visual. Ficou demonstrado, ainda, que os funcionários dos hotéis são prestáveis e tentam auxiliar as pessoas com deficiência visual, mas, muitas vezes, não têm formação para responder às suas necessidades básicas. Faltará, ainda, sensibilizar para pequenas alterações que melhorarão a experiência das pessoas com deficiência e que são de pequena dimensão ou baixo custo.
- Eficácia da Primeira Intervenção das Equipas de Sapadores Florestais (eSF)Publication . Damas, Luís Miguel Antunes; Silva, Joaquim Manuel SandeO Programa de Sapadores Florestais (PSF) surge em 1999, como instrumento da política florestal com vista a contribuir para a diminuição do risco de incêndio e a valorização do património florestal, através da criação de equipas especializadas, reforçando as estruturas de prevenção e de combate já existentes, assim, este trabalho vai analisar a eficácia da primeira intervenção em fogos nascentes. O objetivo é proceder-se à análise de todas as intervenções das três equipas de sapadores (SF 01-16C; SF 03-16C; SF 04-16C) da Associação de Agricultores de Abrantes Constância Sardoal e Mação no período de 2010 a 2017, tendo estas intervenções sido validadas pelo SISF – Sistema de Informação do Programa de Sapadores Florestais (interface web), que possibilita uma gestão permanente de dados. As equipas tiveram 379 intervenções no período do estudo (2010 – 2017); destas, 148 foram 1as intervenções, 112 de apoio ao combate, 35 em rescaldo e 84 falsos alarmes. Das 148 operações de 1ª intervenção, 115 tiveram eficácia, 33 não foram eficazes o que dá uma taxa de eficácia de 77,70%. A equipa SF-01-16C obteve uma eficácia de 77,04%, a SF-03- 16C obteve uma eficácia de 82,75% e a SF-04-16C obteve uma eficácia 75,86%. Para a análise da Base de Dados dos Sapadores Florestais utilizou-se uma regressão Logística. As variáveis explicativas foram Duração da Intervenção, o Tempo de Chegada, o FWI, as Equipas de Sapadores, o Nível de Alerta e a Distância ao Teatro de Operações(TO). PALAVRAS-CHAVE: Primeira intervenção, Programa de Sapadores, Sapadores florestais, SISF – Sistema de Informação do Programa de Sapadores Florestais (interface web), Variáveis explicativas (duração da intervenção, o tempo de chegada, o FWI, as equipas de sapadores, o nível de alerta e a distância ao teatro de operações (TO)).
- The immediate effects of a dynamic orthosis on gait patterns in children with unilateral spastic cerebral palsy: a kinematic analysisPublication . Martins, Maria Elisabete; Cordovil, Rita; Oliveira, Raúl; Pinho, Joana; Diniz, Ana; Vaz, João RThis study analyzes the immediate effects of wearing a Therasuit on sagittal plane lower limb angular displacements during gait in children with unilateral spastic cerebral palsy (US-CP). Seven participants (median age = 7.00 years; ranging from 5.83 to 9.00 years) with US-CP, levels I and II of the Gross Motor Function Classification System, were assessed with kinematic gait analysis in three different conditions: (A) Baseline; (B) Therasuit without elastics and (C) Therasuit with elastics. Significant improvements were observed at the hip joint of both lower limbs during most of the gait cycle in participants wearing a Therasuit, including a decrease in the flexion pattern at the initial contact and swing phase in both lower limbs, and an increase in the extension pattern in the paretic lower limb during the stance phase. At the knee joint in the paretic lower limb, significant differences were found between the baseline and Therasuit with elastics conditions on the knee angle at initial contact, and between baseline and both Therasuit conditions on the flexion angle at swing phase. However, the inter-individual variability in kinematic patterns at the knee joint was high. At the ankle joint, decreased plantar flexion at initial contact and increased dorsiflexion during stance and swing phases were observed at the Therasuit with elastics condition, helping to correct the equinus-foot in the paretic lower limb during the whole gait cycle. The Z-values showed large effect sizes particularly for most of the angular hip variables in both lower limbs and for the angular ankle variables in the paretic lower limb. The Therasuit seems to have some positive immediate effects on gait kinematics in children with spastic unilateral cerebral palsy by providing a more functional and safer gait pattern. Future investigations with larger samples are recommended to further support these findings.
- Equilíbrio estático e dinâmico em idosos: influência da prática da equitaçãoPublication . Rodrigues, Nicole; Esteves, José
- A disciplina de piano no 2ºciclo e 3ºciclo do ensino especializado da música em Portugal:Publication . Damásio, Pedro; Carvalho, HelenaO relatório apresentado, relata de uma forma reflexiva e descritiva, uma experiência no contexto do Ensino Supervisionado, que teve lugar no ano letivo 2017/2018. O estágio foi realizado em duas instituições cooperantes distintas: Conservatório de Música D. Dinis e na Academia de Música de Óbidos. Tal acontecimento deveu-se à Academia de Música de Óbidos realizar um grande número de atividades relevantes à docência relacionada com a disciplina de piano. O projeto de investigação baseia-se na recolha, estudo, análise e comparação de programas, matrizes e currículos da disciplina de piano no âmbito do Ensino Especializado da Música. A pergunta de investigação centra-se na oportunidade de perceber os pontos de convergência e de divergência entre as 4 instituições analisadas. Serão utilizados os métodos qualitativos de recolha de dados, juntamente com pesquisa bibliográfica, questionários, observação direta.
- Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:Publication . Capucho, Lígia; Nogueira, ClementinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II. No estágio em jardim-de-infância o projeto de intervenção foi a criação de uma biblioteca e em 1º ciclo foi sobre ciências experimentais, “Experimenta e aprende”. Através da observação realizada nos estágios, designadamente no estágio em 1º ciclo, a problemática da Hiperatividade e Défice de Atenção observada em dois alunos, formou o anseio de pesquisar e aprofundar o assunto. A forma significativa como afeta o comportamento das crianças e o seu rendimento escolar é um dos temas que merece grande destaque. Considera-se assim, importante, a reflexão sobre as dificuldades que lhe estão subjacentes. Através desta investigação pretendeu-se investigar e compreender as causas e perspetivas de vários intervenientes que convivem com esta perturbação. A investigação teve como ponto de partida dois alunos diagnosticados com PHDA e tratou-se de dois estudos de caso. A metodologia utilizada foi a qualitativa e as técnicas foram: o diário de bordo, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Com o presente estudo pode-se concluir que a PHDA é um transtorno caracterizado por um padrão de comportamentos com um índice de gravidade maior ou menor e com sintomas que podem ser: falta de atenção, impulsividade e hiperatividade, contudo, cada criança é única e apresenta um conjunto de variantes que a tornam singular. A junção de vários sintomas, o índice de gravidade, o diagnóstico, a família e o ambiente escolar têm uma influência muito significativa na vida de uma criança com PHDA. Nesta investigação não houve a pretensão de apresentar todas as questões relacionadas com a problemática, mas sim, dar a conhecer a perspetiva da professora titular, do professor de Ensino Especial e dos pais, sobre o comportamento e as dificuldades a nível escolar dos dois alunos envolvidos no estudo.
- Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolarPublication . Simões, Ana Catarina; Silva, MarleneDevido às mais diversas alterações sociais, culturais e familiares ocorridas, desde o século passado, a aprendizagem por meios práticos tem assumido um papel de destaque na literatura, assim como na aplicação na rotina escolar diária. Cabe ao educador/professor ser um observador atento e interessado, para que dessa forma possa intervir conscientemente e auxiliar o percurso desenvolvimental da criança. O objetivo do presente trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a importância da educação em ciências, e a utilização de ferramentas relacionadas com a mesma, assim como relacionar evidências teóricas sobre o impacto da sua aplicação, e os seus fatores, no desenvolvimento na infância e no sucesso escolar. Neste estudo pretende-se ainda analisar, em que medida, aspetos como a falta de recursos, a interligação com a necessidade de cumprir metas de aprendizagem pré-estabelecidas, e o auxílio dos Docentes poderão ter impacto ao nível do desenvolvimento da criança. Participaram neste relatório 10 pais e 3 professoras da Escola Básica do Estanqueiro. As informações foram recolhidas por meio de uma entrevista, para se perceber quais as perceções sobre este fenómeno e a sua adequabilidade com a literatura, a qual demonstrou as perceções positivas em relação à utilização de atividades experimentais, assim como a utilização do método científico como facilitador da aprendizagem.
- Exercícios para clarimPublication . Martins, Hélio; Carvalho, HelenaO trabalho apresentado surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, no Instituto Piaget em Almada e divide-se em duas partes, na primeira será abordada a Reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionado (PES) e na segunda será apresentado o Projeto de investigação. Na reflexão sobre a PES será efetuado um enquadramento da prática profissional, em que serão analisados os objetivos e expetativas do estágio e as competências a desenvolver no âmbito do mesmo. Será feita uma breve descrição da instituição que acolhe o estagiário, apresentada a sua história e a sua importância no ensino da música em Portugal. Será analisada a organização do ensino e aprendizagem na instituição, as relações da escola com a comunidade, a participação do aluno estagiário na escola e o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto de investigação tem como principal objetivo elaborar e adaptar um conjunto de exercícios para Clarim, utilizando manuais nacionais e internacionais para a aprendizagem do Clarim e Trompete. A importância da criação destes exercícios deve-se à inexistência de material atual. Os exercícios terão um conjunto de componentes fundamentais para a evolução técnica de um instrumentista de sopro nomeadamente: exercícios de ar, vibração de lábios, vibração de lábios com bocal, notas longas, flexibilidade, articulado simples, duplo e triplo, intervalos, registo, relaxamento, duetos e estudos que complementam todas estas técnicas. Os exercícios apresentados para além de serem utilizados para o instrumento de Clarim podem ser utilizados na aprendizagem do trompete, desde que devidamente adaptados.