Browsing by Issue Date, starting with "2016-06-28"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Segurança Global da União Europeia: Potencialidades e VulnerabilidadesPublication . Costa, PedroO século XXI tem-se caraterizado por ser um período em que as ameaças presentes por todo o mundo se moldam fugazmente aos novos paradigmas das sociedades, sejam estes tecnológicos, sociais, económicos ou culturais. Como consequência, muitos cidadãos veem-se obrigados a abandonar o seu país de origem e migram para regiões onde existe a esperança que lhes possam proporcionar melhores condições de vida. A Europa tem sido o destino privilegiado por muitos destes cidadãos nacionais de países terceiros, o que conduziu a um elevado número de entradas no território da União Europeia (UE) nos últimos anos. Como consequência deste fenómeno migratório, inúmeras questões relacionadas com a segurança da UE foram levantadas não só pelos chefes dos Estados-Membros que fazem parte da União, mas também pelos seus cidadãos. Face a este cenário e tratando-se de um tema atual, achou-se por bem desenvolver um projeto relativo à Segurança Global da UE, subjugado à migração em larga escala. A presente dissertação encontra-se subordinada à disciplina das Relações Internacionais e seguiu uma metodologia de estudo, na qual se encontra estruturada em três atos e em sete etapas. Uma vez que a UE foi estabelecida tendo em conta uma realidade social e não material, voltada para a construção social, redigiu-se este projeto tendo por base uma corrente construtivista. Para a realização deste trabalho foram estabelecidos alguns objetivos, que se ramificaram em três níveis de análise: o estudo das políticas e normas criadas pela UE e sugeridas pelos Estados-membros, a identificação das potencialidades e das vulnerabilidades que os cidadãos não Europeus que atualmente se encontram na Europa representam para os países europeus e os efeitos que os Acórdãos e Tratados assinados pela Europa com os Estados não membros da União poderão desencadear na integração de novos países na UE. Esta crise apresenta vários desafios para a UE, que vão desde os problemas médico-sanitários aos demográficos, sociais, culturais e económicos. Para que o fenómeno migratório possa ser resolvido, espera-se que a União adote uma X política a uma só voz que seja capaz de implementar medidas concretas e eficazes, com vista à solução das várias complexidades com que a UE se depara no século XXI.
- Itinerários de Turismo Solidário: o caso do Bairro da MourariaPublication . Delgado, Joana Rita Torres; Joaquim, Maria da Graça Luís da ConceiçãoA presente dissertação teve como objetivo desenvolver e apresentar propostas de itinerários de turismo solidário para o bairro da Mouraria em Lisboa, procurando estudar formas de turismo em forte crescimento no contexto de um bairro multifacetado e multicultural. Os itinerários turísticos constituem formas privilegiadas de organização da oferta turística e no contexto da sustentabilidade local podem ser organizados e implementados numa lógica de desenvolvimento comunitário, respondendo à crescente procura de experiências autênticas por parte dos turistas, onde a responsabilidade social e a participação ativa nos modos de vida das comunidades locais constituiu atualmente um dos eixos centrais da experiência turística. Por outro lado podem constituir um importante mecanismo de reforço da sustentabilidade local e do desenvolvimento comunitário. Trata-se de um estudo de caso pelo que foi desenvolvido um aprofundado estudo sobre o bairro e diversas explorações no terreno. O trabalho teve como enquadramento um estudo da evolução do turismo, da experiência turística, das novas formas de turismo, e das metodologias de criação de itinerários, circuitos e rotas turísticas, por forma a problematizar os resultados empíricos e a orientar toda a pesquisa efetuada. Foram desenvolvidas diferentes propostas de itinerários de turismo solidários, envolvendo diferentes áreas de intervenção e de interesse, diferentes entidades sociais e culturais e diferentes períodos de duração, por forma a permitir o maior leque de possibilidades quer para o turista, quer para o bairro e sua comunidade.
- Revolução Tecnológica no séc. XXI: Vulnerabilidades e PotencialidadesPublication . Falcão, João; Balão, Sandra Maria Rodrigues; Rocha, Luís Manuel Pinto de Alemida daEsta dissertação procura analisar o fenómeno da revolução tecnológica no séc. XXI, e as suas vulnerabilidades e potencialidades. Em particular os desafios internacionais associados à crescente utilização de armamento autónomo pelos atores internacionais, tomando como caso de estudo o emprego, por parte dos Estados Unidos da América, de UAS, no combate ao terrorismo no Paquistão. Para isso, numa primeira fase analisou-se a evolução do sistema internacional, da estratégia militar e do poder aéreo, em articulação com a revolução tecnológica, particularizada nos UAS, contextualizando e enquadrando o seu aparecimento e desenvolvimento. Numa segunda fase, buscou-se a caracterização desta tipologia de armamento, analisando-se as principais questões legais e éticas aplicáveis, para aferir as suas vulnerabilidades e potencialidades. Na fase seguinte, procurou refletir-se sobre a relação desta tecnologia com o sistema internacional, com o objetivo de serem tecidas algumas considerações sobre a forma como a sua existência, comercialização e utilização poderá influenciar as relações entre atores internacionais, estatais e não estatais. Numa quarta e última fase, efetuou-se um estudo de caso, para analisar, em termos concretos, a utilização de UAS num cenário real – explorando as causas e consequências resultantes da sua utilização, os resultados obtidos e as tendências futuras – para, deste modo, melhor poder percecionar as suas potencialidades e vulnerabilidades. Com esta investigação chegou-se à conclusão que o percurso evolutivo dos UAS apresenta bastantes semelhanças com o da aviação tripulada. Para além disso constatou-se que, por se constituir numa tecnologia tão disruptiva, a utilização de UAS apresenta desafios éticos e legais, ainda que os mesmos não se apresentem, a priori, como ilegais ou antiéticos. Por fim, chegou-se à conclusão que, pelas suas características, e com o aumentar da sua proliferação, os UAS podem tornar-se num fator potenciador de conflitos, ainda que possam ter um efeito positivo na diminuição da sua dimensão e intensidade.
- A NATO no Século XXI – Perspetivas Políticas na Era da GlobalizaçãoPublication . Cândido, Miguel; Saraiva, MariaNum mundo definido pela Globalização, Estados e Organizações Internacionais vêm-se confrontados com um novo conjunto de ameaças e desafios caracterizado pela sua crescente volatilidade e complexidade. A multidimensionalidade característica deste fenómeno reuniu as condições ideias para fomentar a prosperidade económica, o desenvolvimento tecnológico e a promoção da paz. Contudo, simultaneamente às esperanças de progresso juntaram-se diversas ameaças de caráter global e com importantes implicações securitárias. A 4 de Abril de 1949, quando os membros fundadores da NATO assinaram o Tratado do Atlântico Norte, os mesmos declaram-se determinados a unir esforços para a defesa coletiva assim como para a preservação da paz e da segurança. No entanto, enquanto na altura a principal preocupação consistia num ataque por parte de uma potência hostil, atualmente as ameaças que se apresentam alteraram-se profundamente. Nos dias de hoje, os muitos e distintos aspetos da Globalização combinam-se de forma a aumentar a perigosidade das ameaças transnacionais, que variam do terrorismo à proliferação de armas de destruição maciça, passando por ciberataques, conflitos regionais com consequências à escala global, entre outros. Por outro lado, as ameaças de natureza externa são muitas vezes acompanhadas por desafios de caráter interno. Neste contexto, o alargamento da NATO constitui um fenómeno que desperta diversos sentimentos, constituindo um dos alvos de estudo da presente dissertação académica. Em adição, reconhecem-se as discrepâncias relativamente aos contributos individuais de cada membro da Aliança, sendo que as desigualdades observadas neste âmbito constituem desafios urgentes e com potencial para debilitar a coesão e a solidariedade dos Estados membros. Ao longo da presente investigação são identificados diversas ameaças, riscos e desafios num cenário de Globalização para o século XXI. No entanto, o caráter transnacional deste fenómeno não permite a limitação da atuação da NATO na região Euro-Atlântica, ao mesmo tempo que torna oportuno a adoção de políticas promotoras da união e da indivisibilidade dos seus membros. viii Neste sentido, constituindo a maior e mais duradoura aliança políticomilitar do mundo, a Aliança Atlântica encontra-se perante um cenário onde a combinação de ameaças externas e divergências internas ameaçam a segurança dos seus membros e o seu futuro, revestindo-se de importância manter um olhar crítico sobre a NATO e o mundo.
- A afetividade no processo educativo de crianças em idade pré-escolar. A perspetiva dos encarregados de educaçãoPublication . Fernandes, Sandra; Gonçalves, Ana CristinaO presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como tema “A Afetividade no Processo Educativo de Crianças em Idade Pré-Escolar” e subtema “A Perspectiva dos Encarregados de Educação”. Baseia-se numa abordagem reflexiva sobre o tema, escolhido no contexto de prática pedagógica em Educação Pré-Escolar, que decorreu na entidade cooperante atribuída para o estágio. Sendo cada vez mais evidente nos dias de hoje, uma mutação social e da conjuntura familiar que, inevitavelmente tem implicações no desenvolvimento das crianças, estabeleci como objetivo de investigação: Compreender a perspectiva dos Encarregados de Educação relativamente à importância da Afetividade no processo educativo em contexto Pré-Escolar. O estudo efetuado incidiu sobre vinte e um Encarregados de Educação, sendo adotada uma abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o Inquérito e a Observação Participante. Este trabalho contempla um olhar para a Afetividade no seio escolar pela perspectiva dos Encarregados de Educação. Os resultados do estudo demonstraram que, para estes Encarregados de Educação, a Afetividade mesmo quando confrontada com outras categorias é fortemente valorizada no contexto escolar.
- Search for metastable heavy charged particles with large ionization energy loss in pp collisions at $\sqrt{s} = 13$ TeV using the ATLAS experimentPublication . ATLAS collaboration (2852 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThis paper presents a search for massive charged long-lived particles produced in pp collisions at s=13 TeV at the LHC using the ATLAS experiment. The data set used corresponds to an integrated luminosity of 3.2 fb-1. Many extensions of the Standard Model predict the existence of massive charged long-lived particles, such as R-hadrons. These massive particles are expected to be produced with a velocity significantly below the speed of light, and therefore to have a specific ionization higher than any Standard Model particle of unit charge at high momenta. The Pixel subsystem of the ATLAS detector is used to measure the ionization energy loss of reconstructed charged particles and to search for such highly ionizing particles. The search presented here has much greater sensitivity than a similar search performed using the ATLAS detector in the s=8 TeV data set, thanks to the increase in expected signal cross section due to the higher center-of-mass energy of collisions, to an upgraded detector with a new silicon layer close to the interaction point, and to analysis improvements. No significant deviation from Standard Model background expectations is observed, and lifetime-dependent upper limits on R-hadron production cross sections and masses are set. Gluino R-hadrons with lifetimes above 0.4 ns and decaying to qq¯ plus a 100 GeV neutralino are excluded at the 95% confidence level, with lower mass limit ranging between 740 and 1590 GeV. In the case of stable R-hadrons the lower mass limit at the 95% confidence level is 1570 GeV.
- Statistical hadronization model analysis of hadron yields in p + Nb and Ar + KCl at SIS18 energiesPublication . HADES collaboration (110 authors); Blanco, A.; Fonte, P.; Lopes, L.; Mangiarotti, A.The HADES data from p+Nb collisions at center of mass energy of $\sqrt{s_{NN}}$= 3.2 GeV are analyzed by employing a statistical model. Accounting for the identified hadrons $\pi^0$, $\eta$, $\Lambda$, $K^{0}_{s}$, $\omega$ allows a surprisingly good description of their abundances with parameters $T_{chem}=(99\pm11)$ MeV and $\mu_{b}=(619\pm34)$ MeV, which fits well in the chemical freeze-out systematics found in heavy-ion collisions. In supplement we reanalyze our previous HADES data from Ar+KCl collisions at $\sqrt{s_{NN}}$= 2.6 GeV with an updated version of the statistical model. We address equilibration in heavy-ion collisions by testing two aspects: the description of yields and the regularity of freeze-out parameters from a statistical model fit. Special emphasis is put on feed-down contributions from higher-lying resonance states which have been proposed to explain the experimentally observed $\Xi^-$ excess present in both data samples.