Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-11"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Performance Comparison of Grid-Faulty Control Schemes for Inverter-Based Industrial MicrogridsPublication . Camacho Santiago, Antonio; Castilla, Miguel; Canziani, Franco; Moreira, Carlos; Coelho, Paulo; Gomes, Mário; Mercado, PedroSeveral control schemes specifically designed to operate inverter-based industrial microgrids during voltage sags have been recently proposed. This paper first classifies these control schemes in three categories and then performs a comparative analysis of them. Representative control schemes of each category are selected, described and used to identify the main features and performance of the considered category. The comparison is based on the evaluation of several indexes, which measure the power quality of the installation and utility grid during voltage sags, including voltage regulation, reactive current injection and transient response. The paper includes selected simulation results from a 500 kVA industrial microgrid to validate the expected features of the considered control schemes. Finally, in view of the obtained results, the paper proposes an alternative solution to cope with voltage sags, which includes the use of a static compensator in parallel with the microgrid. The novelty of this proposal is the suitable selection of the control schemes for both the microgrid and the static compensator. The superior performance of the proposal is confirmed by the analysis of the quality indexes. Its practical limitations are also revealed, showing that the topic studied in this paper is still open for further research.
- Trans-esophageal endobronchial ultrasound-guided needle aspiration (EUS-B-NA): A road map for the chest physicianPublication . Bugalho, A; de Santis, M; Slubowski, A; Rozman, A; Eberhardt, RThe endobronchial ultrasound (EBUS) scope has been increasingly used in the gastrointestinal tract (EUS-B). Scientific data proves its efficacy and safety to provide a complete lung cancer staging, when combined with EBUS-TBNA, and in the diagnosis of para-esophageal lesions. There are multiple barriers to start performing EUS-B but probably the most important ones are related to knowledge and training, so new operators should follow a structured training curriculum. This review aims to reflect the best current knowledge regarding EUS-B and provide a road map to assist those who are incorporating the technique into their clinical practice.
- O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escritaPublication . Nunes, Ana Cristina; Couto, JoséO conto faz parte da infância da criança. Ouvir um conto é sempre um momento especial e com significado para qualquer criança. Através do conto, a criança cria vínculos, desenvolve a sua personalidade, a imaginação, a criatividade e cria uma relação muito próxima com a leitura e a escrita. Aquando da prática pedagógica em 1º ciclo, surgiu a pergunta de partida para este projeto “Poderá a literatura infantil, em particular o conto, contribuir para o despertar do gosto pela leitura e pela escrita?” Pretende-se neste relatório estudar o conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação onde todos os envolvidos no projeto participaram ativamente, através das atividades desenvolvidas, tendo estas como ponto de partida o conto. Após a reflexão pode-se concluir que o conto, por si só, não é promotor do gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que não basta expor uma criança ao livro ou às histórias para ela gostar de ler ou escrever. É necessário desenvolver uma serie de estratégias, com vista a desenvolver a motivação da criança.
- Aprendizagem instrumental da guitarra numa executante após um enxerto de tendões:Publication . Fernandes, Margarida; Rodrigues, PaulaEste trabalho realizou-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular que integra o Mestrado em Ensino de Música no ISEIT. A PES contou com um estágio profissional realizado no Conservatório de Música de Ourém e Fátima. A Parte I do presente relatório é relativa à PES e pretendeu descrever e refletir sobre as atividades realizadas no âmbito do estágio. Elaborou-se o enquadramento da PES e a caracterização da instituição de acolhimento, e descreveu-se e refletiu-se sobre as práticas pedagógicas, organização do ensino e as atividades realizadas dentro do desempenho de docente. Abordaram-se, ainda, as formações frequentadas para desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Por fim, refletiu-se sobre os contributos do estágio para o desenvolvimento profissional e a importância da formação para a prática de docente. A Parte II é referente ao trabalho de investigação onde se pretendeu verificar os contributos da aprendizagem instrumental da guitarra para a melhoria da coordenação neuromuscular e qualidade de vida de uma executante após um enxerto de tendões. Foram usados instrumentos para facilitar a dissociação na articulação de cada dedo, tais como, separador para os dedos, elásticos e o Fingergym. Também foram usadas bolas para treinar o controlo/equilíbrio dos dedos isoladamente na articulação dos dedos. Para ajudar e auxiliar a coordenação neuromuscular recorreu-se à utilização do metrónomo e, para registar e evidenciar o desempenho à executante, usou-se um gravador de áudio e vídeo. A executante realizou vários exercícios que contemplavam a execução de um repertório de guitarra clássica durante 6 sessões. Para se verificar e analisar o desempenho da execução do repertório dos dedos no início e no final de cada sessão de guitarra, relacionada com a intensidade do som e a eficácia do movimento/gesto, usou-se uma Balança digital. Esta permitiu obter a medição média da força de cada dedo após a sua articulação na flexão do mesmo. Os resultados revelaram melhorias relativas ao controlo e eficácia do movimento e do foco na realização do gesto, não tendo a força interferido na qualidade técnica da realização de movimentos. Conclui-se que a aprendizagem da guitarra contribuiu para o aumento do nível da qualidade de vida da executante.
- Qualidade de Vida dos IdososPublication . Figueira, Ana; Martins, Maria FilomenaO presente relatório tem como finalidade descrever as actividades desenvolvidas durante o estágio de intervenção comunitária no âmbito do primeiro mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária que se realizou em três extensões de saúde da ULSCB no período compreendido entre 14 de Fevereiro e 30 de Junho de 2011. A metodologia aplicada tanto no estágio como no relatório foi a metodologia do planeamento em saúde. Foi efectuado um diagnóstico de situação a 255 idosos, através do instrumento de colheita de dados: questionário composto por caracterização sócio-demográfica, escalas de avaliação da Qualidade de Vida (QV): WHOQOL-OLD e WHOQOL-BREF da OMS e Índice de Barthel, e segundo as necessidades identificadas foi efectuado um projecto de actividades de forma a promover um envelhecimento activo, estimulando a mudança de comportamentos e aquisição de hábitos de vida saudáveis, tendo como referencial teórico o modelo de promoção de saúde de Nola Pender. Constatou-se que os nossos idosos de um modo geral percepcionam a sua saúde e qualidade de vida de forma satisfatória mesmo manifestando um valor elevado de patologias, falta de actividade física, ou ingestão frequente de medicação. Levantaram-se algumas questões, nomeadamente, se os idosos intervenientes no estudo se encontravam conformados com o processo de envelhecimento, ou se apresentavam um défice de conhecimentos relativamente às complicações resultantes de patologias e adopção de maus hábitos de vida. Assim, foi importante intervir nesta área, de forma a capacitar os idosos a providenciarem estilos de vida mais saudáveis para um envelhecimento com maior qualidade de vida.