Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.27 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O trabalho em causa centrou-se na procura de resposta à questão de partida: Como é a atual relação escola/família? Tendo por base a perspetiva dos profissionais da educação pré-escolar, do 1ºciclo do ensino básico e dos encarregados de educação. Para chegar à resposta foi necessário delinear que estratégias e instrumentos usaríamos, assim entrevistámos quatro docentes da área da educação e realizámos questionários para as famílias de alunos do 1ºciclo do ensino básico e da educação pré-escolar.
Foi a partir das práticas profissionais vividas nos estágios, que surgiu a problemática de estudo referida anteriormente.
Com este estudo constatámos que a relação escola-família é encarada como uma aliança fundamental para o sucesso escolar das crianças, apresentando muito mais vantagens do que desvantagens. Tanto a escola, os docentes e as próprias famílias têm papéis fundamentais a desempenhar para o bom funcionamento desta relação de parceria, sendo eles facilitadores do processo de aprendizagem das crianças.
Description
Keywords
Família Escola Relação escola-família Educação