Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Brincar e planificar com as crianças em educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Marlene Quaresma - ESE.pdf2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório final foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada pois esteve relacionado com os estágios (creche e jardim de infância) que realizei ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar. A problemática do meu projeto de investigação foi identificada e definida no estágio que realizei em jardim de infância, foi neste contexto, que surgiu a minha preocupação e interesse em refletir e aprofundar conhecimentos sobre a importância de envolver as crianças no processo de planificação das atividades, valorizando as suas brincadeiras espontâneas. Para a realização deste estudo, optei por utilizar o método de investigação-ação, uma vez que, enquanto estagiária, fui parte integrante do contexto de estágio e de investigação e pude intervir diretamente no mesmo. Este estudo baseou-se então na comparação dos comportamentos demonstrados pelas crianças perante duas metodologias de trabalho distintas, que eu própria apliquei. Numa primeira etapa, dinamizei atividades em que as crianças não tiveram qualquer participação no momento de planificação das mesmas. As atividades foram pensadas e estruturadas somente por mim e não derivaram de situações/dinâmicas que ocorreram no quotidiano. Numa etapa posterior, as atividades realizadas partiram das brincadeiras espontâneas que surgiram entre as crianças e, por isso, estas tiveram a oportunidade de participar na planificação das atividades/ações a desenvolver. Desta forma, as crianças viram as suas sugestões ser acolhidas e respeitadas. Os resultados que emergiram deste estudo demonstram que envolver as crianças na planificação das atividades revela ser uma prática educativa mais benéfica e vantajosa para o processo de ensino-aprendizagem.

Description

Keywords

Brincar Planificar Participação ativa Interação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License