Repository logo
 
Publication

Brincar e planificar com as crianças em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Marlene
dc.contributor.authorQuaresma, Marlene
dc.date.accessioned2018-08-27T16:25:03Z
dc.date.available2018-08-27T16:25:03Z
dc.date.issued2018-06-11
dc.description.abstractEste relatório final foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada pois esteve relacionado com os estágios (creche e jardim de infância) que realizei ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar. A problemática do meu projeto de investigação foi identificada e definida no estágio que realizei em jardim de infância, foi neste contexto, que surgiu a minha preocupação e interesse em refletir e aprofundar conhecimentos sobre a importância de envolver as crianças no processo de planificação das atividades, valorizando as suas brincadeiras espontâneas. Para a realização deste estudo, optei por utilizar o método de investigação-ação, uma vez que, enquanto estagiária, fui parte integrante do contexto de estágio e de investigação e pude intervir diretamente no mesmo. Este estudo baseou-se então na comparação dos comportamentos demonstrados pelas crianças perante duas metodologias de trabalho distintas, que eu própria apliquei. Numa primeira etapa, dinamizei atividades em que as crianças não tiveram qualquer participação no momento de planificação das mesmas. As atividades foram pensadas e estruturadas somente por mim e não derivaram de situações/dinâmicas que ocorreram no quotidiano. Numa etapa posterior, as atividades realizadas partiram das brincadeiras espontâneas que surgiram entre as crianças e, por isso, estas tiveram a oportunidade de participar na planificação das atividades/ações a desenvolver. Desta forma, as crianças viram as suas sugestões ser acolhidas e respeitadas. Os resultados que emergiram deste estudo demonstram que envolver as crianças na planificação das atividades revela ser uma prática educativa mais benéfica e vantajosa para o processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid201960397pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23874
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectPlanificarpt_PT
dc.subjectParticipação ativapt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.titleBrincar e planificar com as crianças em educação pré-escolarpt_PT
dc.title.alternativeum percurso partilhadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Marlene Quaresma - ESE.pdf
Size:
2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: