CI - CSMG - Conservatório Superior de Música de Gaia
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O Conservatório Superior de Música de Gaia - CSMG, é uma instituição de ensino superior politécnica privada instituída pela Fundação Conservatório Regional de Gaia em 1999.Tem como objetivos principais promover a formação e desenvolvimento de nível superior nos domínios da criação e investigação de performance musicais, nomeadamente, através do ensino da música.
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- Ansiedade na Performance, Educar para PrevenirPublication . Quinta, PatríciaEsta Investigação Científica insere-se no âmbito de um Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Baseada num quadro teórico-conceptual esclarecedor dos conceitos que nos pareceram chave nesta Investigação, explorámos neste Projeto Educativo de que modo os alunos se relacionam com o tema da Ansiedade na Performance, o que sentem e de que forma isso interfere na qualidade da sua performance. Saber como prevenir e/ou intervir, de forma a provocar mudanças de comportamentos e pensamentos que conduzem a estados de ansiedade, por vezes muito elevados e destruidores por parte dos alunos, constituia questão central deste Projeto Educativo. O paradigma utilizado para a elaboração do nosso Programa denominado: Ansiedade na Performance: educar para prevenir, foi o da Investigação- Ação recorrendo a uma análise de dados qualitativa. A Metodologia Científica respeitou o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005). Baseados na recolha dos relatos dos alunos envolvidos no programa, quer através dos diários de bordo, quer através da resposta a questionários, podemos afirmar que a simples abordagem do tema da ansiedade na performance, a partilha de experiências entre si e com o professor e a frequência de momentos de performance ao longo do percurso académico, podem ajudar os mesmos a encarar a performance de um modo positivo, conduzindo o professor a questionar a sua própria pedagogia e a forma como contribui para a formação de um músico, tendo em conta não só os factores técnicos mas também psico-emocionais característicos de cada aluno. Não se pretende encontrar soluções que busquem eliminar totalmente as sensações de medo e ansiedade, mas apenas demonstrar que estes sentimentos são parte da vida de um estudante/profissional de música e que estes podem ser compreendidos e os seus efeitos negativos minimizados e transformados em energia criadora.
- A canção tradicional Portuguesa no ensino do canto em escolas e conservatórios de músicaPublication . Felgueiras, Manuel; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta, subordinada ao tema, A Canção Tradicional Portuguesa no Ensino do Canto, em Escolas e Conservatórios de Música tem como princípios orientadores dar a conhecer a importância que se deverá atribuir à valorização do património musical português. Nos contextos do Ensino do Canto, através de práticas pedagógicas e didácticas, esta aprendizagem deverá intensificar-se no sentido do conhecimento e da assimilação de canções tradicionais, em escolas e conservatórios de música. Apresentado nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa, pretende-se refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, nomeadamente, Adolfo Coelho (1847-1919); José Leite de Vasconcelos (1858-1941); António A Rocha Peixoto (1868-1909); Francisco Lacerda (1869-1934); Luís de Freitas Branco (1890-1995); Jorge Dias (1907-1973); de Canções Populares Portuguesas (1944; 1948), respectivamente, como Álbuns de Música Portuguesa – Volume I e Volume II - Edições do Gabinete de Estudos Musicais da Emissora Nacional; Zöltan Kodály (1946); Saguer, (1969); Ranita Nazaré (1979, 1984,1986); Lopes-Graça (1981); Michel Giacometti e Lopes-Graça (1991); Miller (1996; 2011); Torres (1998; 2015), José Bettencourt da Câmara (2001); Sousa (2002; 2008; 2010; 2012; 2015), entre muitos outros, fundamentam este estudo. Ao longo da Metodologia Empírica sustentada por um modelo de investigação científica de análise qualitativa (Coutinho, 2013) e (Sousa, 2015), foi escolhido, como instrumento de recolha de dados, o Inquérito por questionário (Carmo e Ferreira 1998). A Amostra foi constituída por um grupo de dezanove sujeitos, provenientes dos mais diversos níveis de ensino, sendo alguns deles estudantes e professores de música, na sua maioria, portadores de níveis culturais elevados. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma categorização abrangente, foi-nos possível perceber os resultados obtidos. Os indicadores são reveladores da grande importância que se deverá atribuir ao Ensino das Canções Tradicionais Portuguesas, enquanto transmissoras do riquíssimo, e, normalmente, desconhecido património artístico, musical e cultural português. Constituem, portanto, elementos essenciais no Ensino do Canto, tanto nos contextos de uma educação global, como nos contextos da educação específica, em escolas, e conservatórios de música portugueses. De salientar a importante contribuição que deveria ser dada a estas canções, através dos órgãos de comunicação social, que não só não as valorizam, como confundem estas vertentes do nosso património musical com outras canções ditas comerciais. Salientamos também a necessidade da sensibilização dos professores, dos diversos níveis de ensino para estas dimensões, junto de crianças, jovens e adultos. Com este estudo, julgamos ter contribuído para uma melhor perceção das interações que se estabelecem do ponto de vista metodológico, cultural musical e artístico, no âmbito de uma pedagogia e de uma didáctica do Ensino do Canto, nos contextos das Canções e do Património Cultural Português.
- O canto como terapia vocal - Contributo no tratamento das disfonias vocais de origem funcionalPublication . Carvalho, Ana; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta subordinado ao título O Canto como Terapia Vocal: Contributos no tratamento das Disfonias vocais de origem funcional tem como principal objetivo criar um instrumento que se possa constituir como documento de pesquisa e de análise documental (Carmo e Ferreira (1998). Através deste estudo, pretendemos ir ao encontro de normas e de princípios orientadores que nos conduzam à estruturação de práticas inovadoras no estudo e aprofundamento do Canto como Terapia Vocal. De modo a se poder entender melhor toda a complexidade desta pesquisa, este estudo irá desenvolver-se ao longo das etapas que passamos a enunciar: i) um levantamento do Estado da Arte acerca dos diferentes tipos de problemas vocais existentes, nomeadamente os de origem funcional, e das referências bibliográficas que sustentem tais anomalias, bem como uma definição de conceitos inerentes a esta problemática; ii) uma apresentação da fisiologia vocal, por forma a nos inteirarmos do fenómeno da produção vocal; iii) um conjunto de exercícios que nos preparem e conduzam à resolução e ao tratamento dos problemas vocais, nomeadamente as disfonias, em crianças e adultos. Com este estudo, procuramos obter caminhos inovadores para as respostas concretas, que se pretendem dar a conhecer junto dos professores de Canto, que muitas vezes se vêm confrontados com alunos que procuram esta aula como um meio de solução para o seu problema. Entendemos, contudo, que esta problemática se revela, igualmente, de grande interesse para Cantores profissionais, os quais, mediante determinadas situações, padecem de lesões causadas pelo mau uso vocal, voluntário ou involuntário. Sobre o Estado da Arte, procuramos obter uma abrangência significativa de autores de referência que nos conduzam ao conhecimento das publicações mais atuais, acerca desta temática. Assim, destacamos: Maria Pilar Escudero (1987); Arfelis (2000); Matos et al., (2000); Gil-Carcedo, (2003); Mara Behlau (2004); Richard Miller (2004); Inés Bustos Sánchez (2000)1; Le Huche e Allali (2005); Adriana H. Habbaby (2006)2; Marcela Pietrokovsky (2007); Juan Carlos Casado Morente e Augustin Perez Izquierdo (2009)3; Laura Neira (2011); Cobeta, Ignacio, Núñez, Faustino e Fernández (2013); Paulina Fariza, e Kirby Navarro (2013), de entre muitos outros, à escala mundial. Este Projeto consolida-se com experiências práticas retiradas da investigação científica de pesquisa de análise documental, já referida (Carmo e Ferreira, 1998), procurando, através de um conjunto de exercícios terapêuticos, confirmar os objetivos previstos.
- Classe de conjunto: da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da músicaPublication . dos Santos, Birgita; de Sousa, Maria do RosárioO trabalho de investigação científica que se apresenta situa-se no contexto na unidade curricular de Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com especialidade em Música de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. Esta Investigação de análise qualitativa, centrou-se no estudo do tema: Classe Conjunto: Da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da Música. Aprofundou cientificamente a necessidade da existência da Classe de Conjunto, enquanto disciplina, em contextos de ensino/aprendizagem, em escolas especializadas do ensino artístico da música. Através de uma análise histórica e documental (Carmo e Ferreira, 1998), configurou-se um Estado da Arte que abarcou diversas épocas, tendo-se elaborado uma reflexão sustentada na informação recolhida, através de diversos autores. Acerca da Classe de Conjunto e da sua pertinência nos contextos do Ensino Especializado da Música, estudaram-se os seus fundamentos e as suas características, nos aspetos que entendemos de maior relevância na formação de músicos. Ainda no âmbito da metodologia utlizada, este estudo apresenta um trabalho empírico, tendo como base metodológica o modelo de Observação Participante (Sousa, 2012). Esse trabalho empírico consistiu na implementação de práticas pedagógicas e na observação dos trabalhos realizados, numa turma de Classe de Conjunto de Coro, na Fundação Conservatório de Música de Gaia. Estas experiências permitiram-nos identificar os sentidos, as orientações e as dinâmicas de cada momento de uma aula, podendo chegar a conclusões de significativo interesse quanto à eficácia do ensino desta disciplina na escola vocacional.
- Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de ConjuntoPublication . Ferreira Pinto, Aureliano; Mateus, MárioO Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.
- Do silêncio ao som - A importância do Ictus no ensino da música de conjuntoPublication . Manuel Cidade Filipe da Silva, José; Mateus, MárioNo ensino vocacional e artístico da Música, as Classes de Conjunto constituem a via privilegiada para a formação artística no contexto de uma realização musical em conjunto. As idiossincrasias das Classes de Conjunto conferem ainda uma valiosa circunstância para a formação humana, social e individual e para a promoção de valores éticos, morais e estéticos, intrinsecamente associados à finalidade educativa. A relevância das Classes de Conjunto requer que o professor desta unidade curricular assuma uma panóplia de funções e responsabilidades que tornam exigível um processo de comunicação motivador e eficaz, envolvendo a gestualidade da sua regência, em ordem à realização informada da composição musical, finalidade última do seu processo de ensino-aprendizagem. Com base nos resultados do Projeto de Investigação realizado no âmbito do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, a implementação, pelo professor da Classe de Conjunto, de uma prática pedagógica intencionalmente dirigida à exibição do ictus (ponto de marcação) tende a promover uma execução musical mais consistente, expressiva e sincronizada. Essa avaliação é, não apenas, o resultado da primordial e insubstituível capacidade de audição crítica da realização musical, mas também da utilização inovadora, em contexto escolar, de recentes ferramentas informáticas, que analisando os parâmetros musicais mais diretamente implicados, permitem incrementar a exatidão da apreciação auditiva.
- Elementos da Expressão Corporal de Delsarte no ensino da música em alunos de cantoPublication . Manuel Faria Reis, FranciscoO presente Relatório é parte integrante do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Canto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2019/2020. Este documento integra um descritivo dessa intervenção pedagógica, estando nele contido, a fundamentação teórica do projeto de investigação que lhe esteve na base, a explicitação do quadro metodológico orientador da prática pedagógica e um descritivo dessa intervenção. O racional que presidiu ao trabalho de estágio teve como tema central a identificação e aplicação de conceitos e exercícios retirados do sistema de François Delsarte através do controlo do movimento corporal. Teve como ponto de apoio, exercícios propostos por este autor, a prática metódica do movimento e expressão corporal dos alunos ao serviço da execução musical, sua lógica estrutural e expressiva e aliança psicofísica. Assim, na referida intervenção, usou-se uma gestualidade inspirada no sistema de François Delsarte, observando-se como esta pode influenciar a expressividade do som nos alunos de Canto, num contexto da realização de alguns exercícios propostos por Delsarte, através da exploração das afinidades entre estes exercícios, os elementos da expressão musical e corporal. Identificados e analisados os resultados, concluímos, ainda que provisoriamente, que a nossa proposta didática teve efeitos positivos no desempenho e compreensão da música como linguagem expressiva, a nível individual por parte dos alunos integrantes da Classe de Canto do estágio supervisionado. A realização do Estágio e a redação do relatório seguiu ainda as orientações metodológicas preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa orientou-se pelo conceito Investigação-ação. Ambos os quadros referenciais são explicitados mais à frente.
- Elogio da EscutaPublication . Mateus, Mário
- A Emotividade no ensino do Canto - Influências das emoções fictícias no comportamento vocalPublication . Ana Sofia Malaquias Vinhas Marques PereiraEste Estágio Supervisionado teve como principal objetivo projetar e implementar uma metodologia eficaz para melhorar a qualidade do som vocalmente emitido por alunos de canto, libertando-o das tensões corporais, através da introdução e aplicação da expressão vocal de emoções fictícias no ensino do canto. Esta investigação foi levada a cabo no âmbito do Projeto Pedagógico no sentido de complementar os poucos estudos já existentes direccionados para a aplicação das emoções na vertente do Ensino do Canto. Procurou-se também com este estudo encontrar algumas soluções para a problemática dos desajustes na performance vocal, com o objetivo de atenuar as tensões corporais provocadas talvez pelo excesso de informação técnica transmitida ao longo da aula de canto. Este Projeto Pedagógico foi desenvolvido na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, com três alunas da disciplina de Canto, tendo idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. Partiu-se de uma estrutura geral que foi sofrendo alterações no decorrer do Estágio, de forma a tornar os exercícios de técnica vocal personalizados a cada aluno, sendo a sua aplicação efetuada em cada aula de Canto. As alunas, que se disponibilizaram a participar neste Projeto, tinham todas menos de 3 anos de prática vocal e apresentavam diversas dificuldades técnicas, tais como palato mole demasiado baixo, retração persistente da língua, lateralização da mandíbula, tensões significativas do torso, nasalização da voz, entre outros. No decorrer das aulas efetuadas constatou-se que quando se pedia às alunas para expressarem uma determinada emoção (alegria, tristeza, raiva ou surpresa), a qualidade sonora melhorava pois as alunas não se encontravam tão tensas (deixavam de pensar em demasia no que precisavam de realizar em termos técnicos e físicos) apresentando uma colocação vocal mais próxima do pretendido nas notas agudas, ao expressar as emoções de alegria e surpresa, e nas notas mais graves, nas emoções raiva e tristeza (palato mole subido, coluna de ar sem obstruções, ressoadores ativos). Com esta intervenção metodológica observaram-se significativas melhorias ao nível da qualidade do som vocalmente emitido, das tensões corporais e da expressividade.
- Execução musical e movimento - Elementos da teoria de movimento de Rudolf Laban no ensino da música em classes de conjuntoPublication . Francisco Manuel Faria Reis; Mateus, MárioO presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Música de Conjunto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2018/2019. Este documento integra um descritivo dessa intervenção pedagógica, estando nele contido, a fundamentação teórica do projeto de investigação que lhe esteve na base, a explicitação do quadro metodológico orientador da prática pedagógica e um descritivo dessa intervenção. O racional que presidiu ao trabalho de estágio teve como tema central a identificação e aplicação de conceitos e exercícios retirados da obra de Rudolf Laban “Teoria do movimento”. Teve como ponto de apoio, exercícios propostos por este autor, a prática metódica do movimento e expressão corporal dos alunos ao serviço da execução musical, sua lógica estrutural e expressiva e aliança psicofísica. Assim, na referida intervenção, usou-se uma gestualidade inspirada no sistema de Rudolf Laban, observando-se como esta pode influenciar a expressividade do som nas classes de conjunto, num contexto da realização de alguns exercícios propostos por Laban, através da exploração das afinidades entre estes exercícios e os elementos da expressão musical. ificados e analisados os resultados, concluímos, ainda que provisoriamente, que a nossa proposta didática teve efeitos positivos no desempenho e compreensão da música como linguagem expressiva, tanto a nível individual como coletivo por parte dos alunos integrantes do quinteto de sopros que serviu de apoio à realização do estágio supervisionado. A realização do Estágio e a redação do relatório seguiu ainda as orientações metodológicas preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa orientou-se pelo conceito Investigação-ação. Ambos os quadros referenciais são explicitados mais à frente.