ISG - Instituto Superior de Gestão
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O ISG |Business & Economics School impõe-se desde 1978 como uma escola de referência no contexto do ensino da gestão em Portugal. De entre as escolas de gestão, o projeto ISG | Business & Economics School, destaca-se pelo carácter inovador da sua formação multidisciplinar, adaptada às reais necessidades do mercado de trabalho. No ISG | Business & Economics School, a educação para a gestão, tem em conta fatores chave de índole profissionalizante, integrando o conhecimento com a prática, e o rigor com a relevância, refletindo os desafios complexos que se colocam aos gestores no seu dia-a-dia. O ISG | Business & Economics School centra a sua atividade numa maior aproximação ao meio empresarial, nomeadamente através de parcerias com empresas nacionais com larga base de implantação no mercado. O ISG | Business & Economics School aposta na geração de sinergias para um ensino superior que, sendo capaz de manter o enfoque na componente científica, a aplica a outras formas de conhecimento cada vez mais profissionalizantes e focalizadas numa ótica de saber-fazer.
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- A Aceitação de Bens de Consumo - O Caso dos Produtos em CortiçaPublication . Bâroa Tomé Gonçalves, César Augusto; Dias, ÁlvaroA indústria da cortiça portuguesa é hoje a maior do mundo neste sector, e uma das mais lucrativa indústrias no panorama económico português. Com o desenvolvimento da indústria, também cada vez mais utilizações são conhecidas para este produto natural. Os acessórios e peças de vestuário feitos em cortiça são hoje uma realidade que começa a dar os primeiros passos, e pretendem chegar a um público mais abrangente. Nesse sentido sentimos que era importante aferir quais os fatores que influenciam a atitude do consumidor perante bens de consumo. Determinar também se a influência que estes fatores poderão exercer sobre a atitude do consumidor poderá traduzir-se num comportamento de compra. Para esse efeito foi seguido o modelo da Theory of Reasoned Action, um modelo de predição da intenção de comportamento. A acrescentar a este modelo foram adicionadas ainda diversas variáveis que, no nosso entender, poderão influenciar as perceções do consumidor. Para consumar o nosso estudo foi formulado um questionário destinado aos consumidores residentes em Portugal Continental, que depois foi divulgado nas redes sociais. Os dados constantes nas respostas, bem como os dados sociodemográficos recolhidos, foram tratados com a ferramenta estatística SPSS 20, e analisados de acordo com a metodologia descritiva usual (frequências, médias, desvio-padrão, números mínimos e máximos). O efeito das variáveis independentes nas dependentes foi determinado através de uma análise de variância (ANOVA). Os resultados obtidos demonstram que existem diversos fatores que podem influenciar positivamente a atitude dos consumidores, que por sua vez exerce uma influência significativa na intenção de compra. Estes factos, se explorados pela gestão das empresas, podem tornar possível entregar ao cliente um produto com maior valor percebido e, com isso, expandir os seus mercados.
- Actuação do Investimento Chinês no Mercado Angolano: Estratégia, Impactos e TendênciasPublication . Francisco Alves, Cátia; Dias, ÁlvaroCom o final da guerra civil em 2002 e depois de Angola ver o seu pedido nos países doadores a ser rejeitado, a política externa chinesa encontrou um parceiro em busca de socorro e será uma resposta adequada às preocupações de desenvolvimento e atração de investimentos estrangeiros em Angola. Hoje as relações China-Angola representam um exemplo na propaganda económica da China no seu relacionamento com os países exportadores de recursos naturais, em especial o petróleo, como principal elemento na segurança energética e para o crescimento sustentável da sua economia, e a reconstrução e reparação das infra-estruturas como pilares de desenvolvimento da economia angolana. O modelo das relações sino-angolanas pode ser interpretada da seguinte forma, para a China, Angola oferece possibilidades de garantir fornecimento estável, em troca de ajuda para viabilizar as infra-estruturas para a extracção e a comercialização das riquezas naturais. Angola também é vista para com a China como um aliado na política externa chinesa de ascensão pacífica, na qual a China busca convencer o Mundo de que a sua geopolítica externa e fortalecimento não são ameaças a ordens internacionais e nem para os interesses do Ocidente. A natureza do envolvimento chinês em África aglomera uma multiplicidade de interesses e interliga várias considerações tácticas e estratégicas. A coligação de investimentos em diferentes sectores permitiu o acesso a um conjunto de oportunidades, antes do conhecimento público de outros actores. Como resultado, existem países a expressar ansiedade e preocupação com a escala de actividades da China no continente africano. Esta situação torna-se mais evidente em Angola, onde existe um longo historial de interligação de redes de relacionamento. A complexidade e o crescimento acelerado da relação originaram análises muito enfatizadas em aspectos sectoriais. Uma indagação mais abrangente e profunda proporcionará a compreensão necessária para avaliar diversas abordagens.
- Adaptação e validação de uma escala de medida do Cinismo Organizacional para o contexto português: Exemplo de um Instituto PúblicoPublication . Pestana Reis Pais Cardoso Saraiva Marques, Teresa; Dias, DamascenoO presente trabalho tem como fundamento a continuidade da investigação desenvolvida por Assis e Nascimento, cujo objetivo é a adaptação e validação para Portugal de uma escala de medição do cinismo organizacional, desenvolvida originalmente para o contexto americano. Não tendo sido conclusivo o estudo dos autores, estes deixaram pistas para investigações futuras, sendo sugerida a repetição do mesmo com novas amostras. Achou-se assim interessante desenvolver a pesquisa num contexto da Administração Pública indireta, concretamente num Instituto Público que resultou de um processo de fusão. O tema é pertinente, na medida em que a sua análise poderá dar relevo a variáveis passíveis de minimizar eventuais consequências menos positivas advindas do processo recentemente ocorrido com a fusão. Pode ainda fornecer pistas que permitam, por um lado, um contributo para a melhoria do desempenho e coesão organizacional e, por outro, colocar na agenda da investigação da Administração Pública um estudo atual que vise estudar esta temática tendo em conta justamente o universo próprio da Administração Pública. Apesar de este estudo não confirmar as conclusões da investigação em que se baseou, revela um novo foco, relativo ao contexto estudado, apresentando um constructo bidimensional em vez de unidimensional, como sugerido por Assis e Nascimento.
- Adequação da Lei do Preço Único ao mercado cambial angolanoPublication . Aveiro Fernandes, José Luís; Dias, ÁlvaroA Lei do Preço Único é uma das teorias base da economia. Mas a sua aplicação à realidade não é consensual. As limitações da sua aplicação derivam dos seus pressupostos e já foram alvo de variados estudos. Esta investigação pretende analisar a adequação desta lei a um mercado de um país africano que neste momento é importante para os gestores portugueses, o mercado angolano. O mercado das casas de câmbio foi o escolhido pela percepção de tender para a adequação a esta lei.
- Administração do Capital de Giro e as suas implicações para o resultado: Um estudo comparativo entre empresasPublication . Cavalante, Paulo Sérgio; Dias, ÁlvaroEste trabalho investiga se existe diferença significativa nos resultados, ocasionada pela aplicação ou não da teoria da atividade financeira, especificamente da administração do capital de giro, entre empresas de segmentos diversos, sendo de um lado as que têm característica de empresa familiar onde o próprio proprietário administra seu capital de giro ou com um profissional da área com conhecimento comprovado a frente da administração financeira e do outro as empresas sem nenhuma característica familiar. Sabemos que muitas empresas possuem à frente de sua administração financeira um administrador financeiro, profissional ou não, que muitas vezes possui parentesco com o proprietário ou com o seu principal acionista; sabemos também que na administração familiar existem situações que podem vir a interferir no resultado da empresa, em consequência da má administração do capital de giro, o maior objetivo desse trabalho é descobrir se a administração não profissional e/ou familiar, por ser familiar ou não profissional, segue as teorias de administração financeira existentes, tendo o seu administrador financeiro capacitação ou não para o cargo, e se seguem ou não, qual a posição dessa empresa em relação a outra, confrontando os principais quocientes de análise financeira, o capital investido em cada uma delas com o resultado alcançado e o seu fator de insolvência, todos calculados seguindo a teoria existente. Temos ciência de que o presente trabalho não deve ser encarado como uma fórmula da melhor estrutura de gestão e sim como um sinalizador de qual a melhor forma de administrar, estudos do tipo devem ser mais explorados, por empresários e estudiosos do tema, como forma de aproximação da escolha da melhor estrutura e por consequência a obtenção de melhores resultados
- Alinhamento estratégico com informação clarificada, comunicação assertiva, estratégia pré-definida e recursos qualificadosPublication . da Silva Reis, Hugo; Dias, ÁlvaroO Alinhamento Estratégico de uma empresa influencia diretamente o seu nível de produtividade, eficácia e eficiência, permitindo, consequentemente, incrementar valor na organização. O sucesso de uma organização está relacionado não só com a sua capacidade de alinhar os seus objetivos com as estratégias implementadas, mas também com as tarefas específicas dos colaboradores. É muito importante a existência de conhecimento e compreensão das pessoas face às prioridades estratégicas da organização, e de entendimento do impacto do seu trabalho na execução dos objetivos e realização das estratégias delimitadas. A presente dissertação pretende demonstrar, através desenvolvimento de um modelo de gestão, a influência que determinadas variáveis exercem no Alinhamento Estratégico da organização, mais concretamente, como é que a existência de informação clarificada, comunicação assertiva, estratégia pré-definida e recursos qualificados influencia o Alinhamento Estratégico. Desta forma, desenvolveu-se ume estudo de caso em uma entidade, com o intuito de se verificar o nível de exequibilidade do modelo desenvolvido.
- Alinhamento Estratégico dos Recursos humanos com a Estratégia Organizacional - Um estudo de caso comparativoPublication . Ferreira Leal Abreu Rocha, Catarina; Dias, ÁlvaroO tema gestão de Recursos Humanos é um tema relevante para as organizações pelo seu potencial de criação de valor para a empresa. O êxito das organizações está relacionado com a capacidade de transformar a sua estratégia competitiva em resultados por meio do capital humano. A estrutura dos Recursos Humanos deve estar alinhada estrategicamente com a estratégia da organização, a fim de atingir os objectivos organizacionais. As sinergias entre as práticas de gestão de pessoas e as directrizes da organização, através da abordagem do alinhamento estratégico, são dimensões importantes para que se possa compreender melhor como elevar o desempenho das organizações. (Becker & Huselid, 2001) Esta dissertação pretende demonstrar que através de um modelo de gestão, apoiado no alinhamento estratégico de recursos humanos, mais concretamente nas variáveis Comunicação Interna, Liderança e Sistema de Recursos Humanos, como estas podem influenciar a estratégia da organização. Deste modo foi desenvolvido um estudo comparativo em três PME’s com o objectivo de validar se o modelo adoptado influencia a estratégia organizacional.
- ALINHAMENTO ESTRATÉGICO e RH: desdobramento de diretrizes de negócios para RH.Publication . de Assis das Neves Mendes, Francisco; Dias, Álvaroobjetivo deste estudo é analisar o impacto da rotatividade e absenteísmo de pessoal e índice da pesquisa de clima organizacional sobre o índice de produtividade na empresa pesquisada. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, que envolveu a participação de uma empresa multinacional, com unidade produtiva no estado do Amazonas. Os dados foram coletados no ano de 2016, por meio de entrevista semiestruturada com a responsável pelo setor de recursos humanos e especialistas de segurança e medicina do trabalho. Além das entrevistas foram analisados documentos e relatórios gerenciais de recursos humanos. Neste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em estudo, bem como a relação entre as variáveis independentes (absenteísmo, rotatividade e clima organizacional) e variável dependente (produtividade), confirmando ou não as hipóteses levantando neste trabalho e as conclusões finais a partir de evidências levantadas durante o estudo de caso.
- Ambiente organizacional e o comprometimento organizacional - Papel da liderança transformacional na relação entre o colaborador e a organizaçãoPublication . Semedo da Silva, Verónica; Dias, ÁlvaroA presente dissertação pretende correlacionar os conceitos de ambiente organizacional e comprometimento organizacional, tendo como intermediária a liderança transformacional e o seu papel nas organizações. No contexto do ambiente organizacional, é extremamente importante que as empresas tenham conhecimento de que é através da liderança transformacional, e de uma maior atenção às necessidades dos seus colaboradores, que conseguirão perdurar no decorrer dos tempos, resistindo às constantes mudanças, dentro e fora do ambiente organizacional, e manter os colaboradores na organização. Um bom líder é imprescindível numa organização pois mantém a sintonia entre as necessidades humanas e os objetivos das organizações, perpetuando a cultura da organização e promovendo assim o crescimento e o sucesso tanto da empresa como dos que a constituem. O desenvolvimento humano deve ser tomado pelas organizações como uma estratégia organizacional e a gestão das pessoas faz parte desse processo. Sem as pessoas não há́ organizações, por isso é de extrema importância o fator humano nas organizações.
- Amor à Marca e suas Consequências: Um Estudo sobre a Marca ApplePublication . José, Nádia; Dias, ÁlvaroSe repararmos, as pessoas não usam a palavra "amor" apenas quando falam de outras pessoas. Elas mencionam a palavra "amor" também ao descrever objetos e coisas. Como por exemplo ao dizerem coisas como "eu amo esse batom", "eu estou completamente apaixonado com o meu carro" ou "amo o meu clube de futebol". Sendo assim, este artigo centra-se no conceito do amor pela marca estabelecido entre consumidores e as marcas, e nas suas consequências. O objeto de estudo desta investigação é a marca Apple, uma marca com bastante notoriedade no mercado internacional e em Portugal. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão desta interação entre consumidores e marcas. Mais concretamente, visa diagnosticar o conceito de amor pela marca e identifica as consequências desse amor por parte dos consumidores da marca em estudo. A metodologia seguida assentou na realização de um inquérito aos consumidores da marca “APPLE”, do qual se obtiveram 492 respostas. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se verificar que o amor pela marca gera no consumidor um sentimento de lealdade, a intenção de pagar preços premium, o passa-a-palavra positivo e o envolvimento ativo. Os resultados obtidos reforçam os resultados dos escassos estudos passados. Assim sendo, os resultados deste estudo demonstram a importância de se criarem vínculos entre os consumidores e as marcas, uma vez que estes se traduzem em rentabilidade e crescimento para as empresas.