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- Relatório de estágio referente à área de especialização de electrocardiologia, electrofisiologia e pacingPublication . Ribas, Maria de Fátima Costa
- Parceiros de publicidade: uma escolha entre modelos de agências integradas e especializadasPublication . Ana Margarida Vicente Arsénio, Ana; Mendonça, Pedro
- Impacto económico da eimeriose e eficácia do diclazuril em vitelas de reposiçãoPublication . Rodrigues, Edgar Elói Vaz de Matos dos Santos; Carolino, Renato Nuno Pimentel; Martins, Elisabete GomesThe present study aimed to assess the economic impact of bovine eimeriosis associated to calves on farms with replacement and to characterize the effect of the farm management and the effectiveness of treatment with metaphylactic diclazuril in neonates. The direct economic impact was assessed weekly by treatment costs and time spent in treatment of calves and the indirect impact was assessed by measuring respiratory scores and consistency of faeces, quantification and identification of Eimeria, through the method of Benchtop, method of McMaster and measurement of live weight of calves at two months old. The farm and diclazuril (Vecoxan® ) effect was evaluated by measuring the following parameters: age at first and last positive analysis and maximum and mean values of oocysts per gram of feces (OPG) observed, maximum and mean values of respiratory score, mean of weeks with respiratory score equal or greater than four, maximum and mean values of fecal score, days, time spent and costs of treatment for diarrhea and total, death and live weight at two months old. These parameters were subjected to nonparametric analysis of variance (ANOVA). The effectiveness of diclazuril was assessed by fecal oocyst count reduction test (FOCRT). Twenty-three calves were selected by convenience to the control group (CG) or to the diclazuril group (DG) and monitored in parallel. The prevalences found in this study were 100 % for the genus Eimeria, 91 % for E. bovis, 87 % for E. alabamensis, 74 % for E. zuernii, 22 % for E. cylindrica, 17 % for E. subspherica and 9 % for E. ellipsoidalis. The farm factor had a significant influence on age at first positive test (p < 0.01) in the mean of respiratory score (p < 0.05), in the mean of weeks with respiratory score equal or greater than four (p < 0.05), in the total days in treatment (p < 0.01) and in the total time spent in treatment (p < 0.01). The maximum values of OPG's were significantly (p < 0.05) associated with live weight of calves at two months old. Mean values of respiratory score, maximum and mean values of OPG's were significantly (p < 0.05) influenced positively by diclazuril. The FOCRT revealed a 90,11 % reduction in the OPG's DG mean, when compared to the OPG's GC mean. Based on the results of this study, we can conclude that diclazuril is effective against the Eimeria genus and the farm was the factor with the greatest influence on Eimeria infection.
- Inteligibilidade em voz sintetizada: avaliação de sistemas de síntese de fala em português europeuPublication . Ferreira, João Miguel; Vigário, Marina; Fernandes, Fábio; Belchior, Fernanda; Azevedo, Susana; Neca, Ana Rita
- Extensão de Marca: Um Estudo sobre a Marca Herdade do EsporãoPublication . Santos, Marta Almeida; Dias, Álvaro; Patuleia, MafaldaA situação económica atual tende a criar menos oportunidades, levantando dificuldades. As empresas vivem esta realidade, no seu dia-a-dia, e como resposta passaram a atuar mais ativamente no mercado e a auscultá-lo continuamente. Como resultado encontram ainda algumas oportunidades de sucesso e o reconhecimento das suas marcas. A marca tem, nos dias de hoje, uma importância fundamental na gestão das empresas constituindo um dos seus principais ativos. Saber gerir o brand equity de uma marca é fundamental para a comunidade que se empenha no estudo do comportamento dos consumidores, bem como para os gestores de ativos das empresas. Como objeto de estudo foi escolhida a marca Herdade do Esporão. Fundada em 1973, conquistou uma presença indissociável nas preferências e na mente dos consumidores no que diz respeito aos vinhos. Em 1997 surge a Extensão de Marca, em estudo, com a abertura do Enoturismo, integrado na Rota Mundial dos Vinhos e o primeiro certificado em Portugal. Para testar a importância das dimensões do modelo optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido um questionário via online. Os resultados obtidos revelaram que o Brand Equity da marca Herdade do Esporão, tanto nos vinhos, como na extensão de marca para o Enoturismo, está suportado pela lealdade à marca, qualidade percebida, notoriedade e associações da marca que assume, no presente estudo, um peso significativo como fator determinante do valor da marca Herdade do Esporão. Neste contexto, o presente estudo pretende estudar as implicações do Brand Equity na Extensão de Marca, aplicando o modelo conceptual de David Aaker, de forma a investigar a relação do Brand Equity com as suas dimensões, lealdade à marca, qualidade percebida, notoriedade e associações da marca.
- A influência de uma comunidade nas redes sociais no Brand EquityPublication . Pascal Teixeira, Jérémy; Dias, ÁlvaroAtualmente assistimos a um aumento da utilização das redes sociais para a comunicação. O presidente da República comunica através das redes sociais Twitter ou Facebook, os famosos têm milhões de seguidores do mundo inteiro nas redes sociais e comunicam as novidades com um “post” que vai gerir milhões de comentários. Com essa aproximação e relação cada vez mais direta e globalizada, as marcas não podem deixar de estar presentes nas redes sociais junto do seu público-alvo. Neste conceito de rapidez e globalidade de divulgação da informação, as marcas devem estar atentas aos acontecimentos nas redes sociais. De facto, uma imagem que demorou tantos anos para ser construída, pode ser destruída em algumas horas com uma má experiencia de um consumidor com a marca. Ao longo desta dissertação pretende-se explicar, a influência das redes sociais, e em particular o Facebook, no Brand equity (valor de marca). O estudo desta questão é pertinente na medida em que reflete tendências atuais cuja compreensão se pode traduzir numa importante ferramenta para desenvolver o relacionamento das marcas com os consumidores através das redes sociais. Em termos científicos, a dissertação constitui um contributo para o aprofundamento de conhecimentos na área do marketing digital e poderá ser utilizada pelas organizações nas estratégias do relacionamento com o seu público-alvo. Com base na marca Nike Running, foi desenvolvido um estudo empírico através de um questionário e respetivo tratamento quantitativo. Os resultados apontam para a existência de diversas condicionantes do compromisso dos membros de uma comunidade de marca, designadamente a ligação entre os membros, o networking, a procura de informação por parte dos membros e o nível de contatos entre eles. Os resultados apontam ainda para a identificação das consequências desse compromisso, tais como a lealdade, a preferência pela marca e pelo produto e a confiança que a marca transmite.
- Administração do Capital de Giro e as suas implicações para o resultado: Um estudo comparativo entre empresasPublication . Cavalante, Paulo Sérgio; Dias, ÁlvaroEste trabalho investiga se existe diferença significativa nos resultados, ocasionada pela aplicação ou não da teoria da atividade financeira, especificamente da administração do capital de giro, entre empresas de segmentos diversos, sendo de um lado as que têm característica de empresa familiar onde o próprio proprietário administra seu capital de giro ou com um profissional da área com conhecimento comprovado a frente da administração financeira e do outro as empresas sem nenhuma característica familiar. Sabemos que muitas empresas possuem à frente de sua administração financeira um administrador financeiro, profissional ou não, que muitas vezes possui parentesco com o proprietário ou com o seu principal acionista; sabemos também que na administração familiar existem situações que podem vir a interferir no resultado da empresa, em consequência da má administração do capital de giro, o maior objetivo desse trabalho é descobrir se a administração não profissional e/ou familiar, por ser familiar ou não profissional, segue as teorias de administração financeira existentes, tendo o seu administrador financeiro capacitação ou não para o cargo, e se seguem ou não, qual a posição dessa empresa em relação a outra, confrontando os principais quocientes de análise financeira, o capital investido em cada uma delas com o resultado alcançado e o seu fator de insolvência, todos calculados seguindo a teoria existente. Temos ciência de que o presente trabalho não deve ser encarado como uma fórmula da melhor estrutura de gestão e sim como um sinalizador de qual a melhor forma de administrar, estudos do tipo devem ser mais explorados, por empresários e estudiosos do tema, como forma de aproximação da escolha da melhor estrutura e por consequência a obtenção de melhores resultados
- Estrutura e funcionamento de Entidade Bancária. Banco do BrasilPublication . Soares Coelho, Luís Paulo; Dias, ÁlvaroPretende-se que o presente relatório descreva sumariamente a história da Instituição Banco do Brasil, no Brasil e em Portugal, contextualizando-a no espaço e no tempo e que, em simultâneo, dê a conhecer a estrutura e o funcionamento de uma entidade bancária a operar em território nacional. Em termos teóricos, procuraremos cruzar o conceito de CRM (Customer Relationship Management) com a sua possibilidade de implementação numa Entidade Bancária e com a operacionalização que o estágio permitiu observar. Numa breve conclusão, serão abordadas algumas críticas ao estágio e as implicações que o mesmo poderá trazer no futuro profissional e nas relações laborais a desenvolver ao longo do mesmo.