Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-05"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- O impacto das tecnologias militares na percepção e formação da paisagemPublication . Lopes, Carlos AlvesSe bem que a sociedade actual tenha uma noção da dimensão da Terra, essa mesma noção variou ao longo dos tempos e foi distinta em cada época. Enquanto o processo cognitivo dependeu da evolução tecnológica, a perspectiva de espaço-tempo tem sido uma construção social ao longo da história da humanidade. Neste contexto a análise da história militar entrecruza-se com estudos de geografia, no que se refere à concepção da escala humana perante as dimensões de espaço que a rodeia e também da velocidade de deslocação dos objectos e da transmissão de informação. A ideia de aniquilamento do espaço pelo tempo apresentada no livro O Capital de Karl Max, foi posteriormente desenvolvida pelo geógrafo David Harvey no seu livro The Condition of Postmodernity and Spaces of Capital, onde as questões de compressão do espaço-tempo e as implicações na economia, cultura e sociedade foram expressas. Partindo das ideias de David Harvey o nosso artigo tem o objectivo de abordar o contacto entre uma perspectiva militar sobre a alteração dos limites das paisagens e o progressivo desenvolvimento tecnológico, numa abordagem da evolução dimensional espaço-tempo observável no caminho para a Grande Guerra 1914-18.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Silva, Constança Alves de Jesus Nunes da; Reis, Paula Colares Pereira dosO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III, reúne a informação mais significante registada ao longo do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar, iniciado em setembro de 2017 e terminou em fevereiro de 2018. Este está dividido em 4 capítulos. O Capítulo 1 é constituído por 10 relatos de estágio que contemplam as três áreas do conhecimento, sendo que 7 desses relatos são sobre as situações mais significativas observadas em contexto de estágio e os últimos 3 são atividades lecionadas por mim. Neste capítulo para além do relato, encontram-se também as respetivas inferências e fundamentações teóricas. No Capítulo 2 são apresentadas 6 planificações, duas por cada faixa etária da Educação Pré-Escolar, integrando a Área das Expressões e do Conhecimento do Mundo, a criatividade e o sentido estético. No Capítulo 3 apresento os dispositivos de avaliação referentes a três atividades aplicadas por mim em duas faixas etárias distintas, bem como a análise dos mesmos. No último capítulo, apresento o projeto “Street Art in School” que surge da articulação de todas as atividades que realizei com o Domínio da Expressão Artística, a criatividade e as emoções, temáticas fundamentais na educação infantil. Por fim, encontram-se as Considerações Finais com o balanço dos três estágios realizados e as reflexões que considerei serem as mais pertinentes.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Oliveira, Joana Nuñez Teixeira de; Boaventura, DianaO presente trabalho tem como tema “Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV”, e tem como objetivo reunir a informação referente ao estágio realizado ao longo dos dois anos de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho, pretende-se aprofundar e refletir sobre as práticas observadas e experienciadas na realidade educativa contactada. Desta forma, o relatório encontra-se dividido em quatro capítulos distintos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e, por fim, um projeto final. No primeiro capítulo, encontram-se 10 relatos de estágio, sendo 7 relatos de estágio correspondentes a atividades de sala de aula com crianças entre os 3 e os 9 anos de idade observados por mim, e 3 relatos de atividades desenvolvidas por mim durante o estágio, e avaliadas pelas educadoras e orientadoras da prática pedagógica, em diferentes faixas etárias. No segundo capítulo, apresento 8 planificações de atividades realizadas por mim, sendo quatro planificações referentes ao Ensino do Pré-Escolar e quatro planificações referentes ao Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas planificações estão descritas as estratégias e os recursos utilizados com fundamentação teórica baseada em diferentes autores, de modo, a promover a aprendizagem de cada criança/aluno. No terceiro capítulo, apresento quatro dispositivos de avaliação: dois dispositivos de avaliação referentes à educação Pré-Escolar e dois dispositivos de avaliação referentes ao ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O quarto capítulo, compreende o projeto final. Este trabalho de projeto, designado como “Segurança na Escola. SOS crianças” consiste em recorrer ao suporte básico de vida de forma apropriada, tanto nas crianças de 8 anos como nos professores envolvidos, com o intuito de promover os conhecimentos adequados e práticos, de modo a agirem corretamente numa situação de acidente. Com a realização deste relatório, pretendi demonstrar o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional, de modo a melhorar no futuro, e poder assim refletir todo esse desenvolvimento na prática pedagógica como futura educadora e professora.
- A new millennium for women and kidney diseasePublication . Pestana, Nicole; Vieira, Pedro; Silva, GilIntroduction: Taking advantage of this year’s synergy, as World Kidney Day (WKD) and International Women’s Day fall on the same day, the theme chosen for WKD 2018 was “Kidneys and Women’s health”, drawing the attention of the nephrology community to the special features of diseases of the kidney as they affect women. When focusing on this subject, we come to see the major gaps in this area of knowledge. On one hand, it is now comprehensively accepted that there are unique biological and behavioral differences resulting in sex/gender variances, albeit mostly in favour of women. However, on the other, despite mounting evidence in multiple medical disciplines, these disparities have not been so well explored in nephrology, and so we try, in this editorial, to review current knowledge n this field.
- A expressão plástica no desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no 1º ciclo do Ensino Básico: Que benefícios? Estudo de um casoPublication . Baptista, Patrícia Alexandra Trindade Candeias; Mendes, ElisabeteAs crianças com perturbação do desenvolvimento intelectual e dificuldades a nível da motricidade fina não conseguem, muitas vezes, acompanhar os seus pares na realização das atividades escolares. Considerando que as expressões artísticas constituem um meio privilegiado e motivador para a aquisição de competências a diferentes níveis, delineámos este projeto de intervenção, no sentido de explorar os possíveis contributos da Expressão Plástica para o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Realizámos, assim, um estudo de caso com uma menina de 9 anos de idade, com síndrome de Down, a frequentar o 3º ano de escolaridade numa escola regular. A caracterização inicial foi realizada com base na análise documental do processo individual da aluna e nas entrevistas efetuadas às professoras do ensino regular e de educação especial, bem como aos pais da criança. No âmbito da implementação do projeto realizaram-se oito atividades no domínio da expressão plástica com a criança, em contexto de sala de aula, em interdisciplinaridade e envolvendo os seus colegas. Na avaliação dos resultados do projeto, podemos constatar que a Expressão Plástica foi uma mais-valia, nomeadamente para o desenvolvimento da motricidade fina, interação comunicativa e inclusão da criança na sua turma.
- Família, deficiência e transições de vida: a reconfiguração de cenários familiares na deficiênciaPublication . Caiola, André Miguel Feijão; Dionísio, Bruno; Mendes, ElisabeteNo sentido de perceber a forma como as famílias se reorganizam após o diagnóstico da deficiência do seu filho, o estudo analisa várias dimensões da esfera familiar e social: a estrutura familiar, as atitudes face à deficiência, a organização do quotidiano doméstico, a conciliação da esfera profissional com a esfera familiar, o lazer, as redes sociais de apoio, as expectativas futuras e a influência da condição socioeconómica, a configuração das vivências nos diversos contextos sociais. Este trabalho incide no estudo de 5 famílias com filhos com perturbação do desenvolvimento intelectual, entre os 6 e os 40 anos de idade, a frequentar instituições sociais, escola e, em alguns casos, com uma atividade de voluntariado na comunidade. Além das 5 famílias estudadas, foram realizadas entrevistas a uma professora de educação especial, uma psicóloga do centro de atividades ocupacionais de uma Instituição na área da deficiência, e a uma dirigente associativa que é também mãe de uma pessoa com deficiência. Optou-se pela realização de uma investigação qualitativa utilizando os retratos sociológicos. Através de entrevistas semiestruturadas, organizadas em grupos de questões, foi possível estudar as diferentes dimensões da realidade social dos atores e, permitir demonstrar que em algumas dimensões, existem diferenças determinantes entre as famílias estudadas.
- ALINHAMENTO ESTRATÉGICO e RH: desdobramento de diretrizes de negócios para RH.Publication . de Assis das Neves Mendes, Francisco; Dias, Álvaroobjetivo deste estudo é analisar o impacto da rotatividade e absenteísmo de pessoal e índice da pesquisa de clima organizacional sobre o índice de produtividade na empresa pesquisada. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, que envolveu a participação de uma empresa multinacional, com unidade produtiva no estado do Amazonas. Os dados foram coletados no ano de 2016, por meio de entrevista semiestruturada com a responsável pelo setor de recursos humanos e especialistas de segurança e medicina do trabalho. Além das entrevistas foram analisados documentos e relatórios gerenciais de recursos humanos. Neste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em estudo, bem como a relação entre as variáveis independentes (absenteísmo, rotatividade e clima organizacional) e variável dependente (produtividade), confirmando ou não as hipóteses levantando neste trabalho e as conclusões finais a partir de evidências levantadas durante o estudo de caso.
- Smileys Satisfeitos: Gestão alimentar Infantil em TeresinaPublication . Campelo Lima, Luciana; Dias, ÁlvaroO presente trabalho tem como objetivo geral discutir a influência do marketing no público infantil e sua poderosa manipulação nos processos de escolha dos produtos alimentares. E como objetivos específicos demonstrar as relações sobre o desenvolvimento da sociedade nos hábitos alimentares e a compreensão do marketing infantil na sociedade atual e a atuação da família na formação das crianças como consumidoras, evitando os excessos de consumos calóricos que podem gerar a obesidade; identificar os principais instrumentos de marketing para a sensibilização do público infantil; e reconhecer que tipo de alimentos as crianças consomem; analisar os principais instrumentos de marketing para a sensibilização do público infantil. Vale mencionar que pesquisas bibliográficas a esse respeito ainda são poucas, talvez até incipientes, apesar de já ser objeto de estudos de especialistas da área de marketing. O interesse em abordar este assunto deve-se à grande preocupação da influencia do marketing no comportamento de compra do consumidor infantil como o principal responsável pelos distúrbios alimentares das crianças e o estigma atribuído a ele como um mal à sociedade. Em conclusão analítica pode-se deduzir que o aumento do consumo de produtos industrializados infantis tem, entre outros fatores, a adoção de costumes alimentares nocivos, influenciados pela exposição excessiva das crianças às pressões publicitárias da indústria de alimentos e que as empresas devem ser cuidadosas em suas estratégias de marketing voltadas ao público infantil. A preferência do mercado deve ser com o respeito e o compromisso com produtos social e ecologicamente corretos, garantindo os valores e a confiabilidade nas empresas pela sociedade.