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A expressão plástica no desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no 1º ciclo do Ensino Básico: Que benefícios? Estudo de um caso

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Abstract(s)

As crianças com perturbação do desenvolvimento intelectual e dificuldades a nível da motricidade fina não conseguem, muitas vezes, acompanhar os seus pares na realização das atividades escolares. Considerando que as expressões artísticas constituem um meio privilegiado e motivador para a aquisição de competências a diferentes níveis, delineámos este projeto de intervenção, no sentido de explorar os possíveis contributos da Expressão Plástica para o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Realizámos, assim, um estudo de caso com uma menina de 9 anos de idade, com síndrome de Down, a frequentar o 3º ano de escolaridade numa escola regular. A caracterização inicial foi realizada com base na análise documental do processo individual da aluna e nas entrevistas efetuadas às professoras do ensino regular e de educação especial, bem como aos pais da criança. No âmbito da implementação do projeto realizaram-se oito atividades no domínio da expressão plástica com a criança, em contexto de sala de aula, em interdisciplinaridade e envolvendo os seus colegas. Na avaliação dos resultados do projeto, podemos constatar que a Expressão Plástica foi uma mais-valia, nomeadamente para o desenvolvimento da motricidade fina, interação comunicativa e inclusão da criança na sua turma.
Children with impaired intellectual development and poor motor skills often can not keep up with peers in school activities. Considering that the artistic expressions constitute a privileged and motivating means for the acquisition of competences at different levels, we outlined this intervention project, in the sense of exploring the possible contributions of the Plastic Expression for the development of children with Down Syndrome to attend the 1st Cycle of Basic Education. Thus, we conducted a case study with a 9-year-old girl with Down syndrome, attending her third year of schooling in a regular school. The initial characterization was carried out based on the documentary analysis of the student's individual process and the interviews carried out with the teachers of the regular education and special education, as well as the parents of the child. In the scope of project implementation, eight activities were carried out in the field of plastic expression with the child, in a classroom context, in interdisciplinarity and involving their colleagues. In the evaluation of the project results, we can see that Plastic Expression was an added value, namely for the development of fine motor skills, communicative interaction and inclusion of the child in its class.

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expressão plástica necessidades educativas especiais Síndrome de Down inclusão educativa plastic expression special educational needs Down Syndrome inclusion

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