ISAG - Trabalho de Projeto
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- A Revolução na Indústria do Café - O café em Cápsulas - Projeto de Investimento na Bricelta CafésPublication . João Alexandre da Costa Oliveira; Sofia GomesO objetivo deste Trabalho de Projeto é avaliar a viabilidade e o impacto da introdução de um novo produto numa empresa da indústria do café. Para se chegar a uma conclusão sobre o objetivo pretendido, foi necessário fazer uma análise sobre três pontos fundamentais, ao sempre apetecível e competitivo mercado do café, à situação económica e financeira da empresa objeto de estudo e ao seu projeto de investimento. Iniciou-se este Trabalho de Projeto com uma análise aprofundada do mercado do café desde a produção ao consumo final. Efetuou-se uma análise económica e financeira à empresa-alvo (Bricelta Cafés) de forma aferir a condição global da empresa. Realizou-se uma revisão de literatura sobre projetos de investimentos que permitiu apoiar a análise do projeto de investimento em estudo - introdução de cápsulas de café na produção da Bricelta Cafés. Comparou-se este projeto de investimento com um projeto de risco semelhante para avaliar a valia do projeto na óptica do investidor e utilizaram-se diferentes técnicas de avaliação de projetos. A análise destes projetos de investimento permite-nos concluir que o da empresa é viável, uma vez que a sua situação económica e financeira permite fazer este projeto de investimento, de acordo com os resultados dos vários modelos de avaliação realizados. Da análise feita à indústria do café e do case study concluímos que o lançamento do novo produto traz mais-valias à empresa, gera receitas capazes de suportar os custos do investimento e, ainda aumenta a notoriedade da marca no competitivo mercado do café.
- O Potencial Estratégico das Feiras Empresariais – Uma Proposta de Desenvolvimento para a Associação Empresarial de Paços de FerreiraPublication . Lisandra José Aguiar Freitas; Victor Tavares; Arnaldo TrindadeO contexto adverso que atualmente vivemos fez com que muitas associações repensassem o seu posicionamento. A realidade concelhia e regional já não é a mesma, as indústrias têm-se modificado ao longo dos anos, existindo, cada vez mais, uma forte concorrência, os clientes/consumidores são cada vez mais exigentes, havendo até mudanças no comportamento de compra e consumo por parte dos mesmos. Neste trabalho de projeto, o objetivo foi elaborar e desenvolver uma proposta com interesse para a Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), tendo em conta o parque de exposições de Paços de Ferreira (PF), visando atrair novos setores e promover novos negócios. Ou seja, o objetivo foi propor uma iniciativa feiral inovadora em Portugal, mais propriamente em PF. Foi adotada uma abordagem de estudo qualitativo, que assentou numa análise documental como técnica de recolha de dados e, em termos longitudinais, quanto à temporalidade da recolha de dados. Através do benchmarking externo, neste trabalho é proposto realizar em PF uma feira idêntica ao Salão de equipamento para a Restauração, Hotelaria e coletividades – HOSTELCO em Barcelona, ou seja, uma feira direcionada para os setores do canal Hotéis, Restaurantes e Similares de Pastelaria e Cafetaria (HORECA). Na verdade, não existe atualmente em Portugal uma feira que englobe estes setores, sendo que PF é considerado como tendo um ambiente favorável para o desenvolvimento de qualquer negócio.
- Análise da Concorrência do Centro de Congressos da Alfândega do PortoPublication . Xavier de Sousa Coutinho; Arnaldo TrindadeO presente trabalho de projeto trata-se de uma análise da concorrência do Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Para realizar esta análise foi efetuada uma pesquisa documental e foi realizado um questionário de administração indireta. Foram pesquisados vários autores que abordam assuntos relacionados com esta análise e foi selecionada uma lista de critérios de análise relevantes. Com base nesses critérios foi elaborado um questionário a aplicar a cada um dos concorrentes selecionados. Foram analisadas qualitativamente as respostas obtidas e a informação mais relevante foi sistematizada numa tabela para cada entidade. Após esta análise poderá encontrar-se um conjunto de sugestões de melhoria que podem ser implementadas na instituição a fim de potenciar os seus resultados. Por fim, foram analisadas também algumas cidades concorrentes da cidade do Porto como destino para a realização de eventos com base em alguns fatores considerados também relevantes. No final deste percurso descobriu-se que há operadores a trabalhar numa estratégia de superpechincha próximo, ou mesmo abaixo do custo operacional, e há operadores a operar com uma estratégia de qualidade média. Independentemente da estratégia seguida a existência de ligações aéreas diretas, a existência de boas acessibilidades, a proximidade de um aeroporto, a oferta lúdica no destino, uma boa rede de contactos e o budget são fatores altamente relevantes para o sucesso de qualquer empresa neste ramo. Algumas instituições apresentaram debilidades, como a inviabilidade dos planos de negócio ou o não foco na atividade ligada á realização de eventos corporativos, debilidades estas que a Alfândega pode explorar.
- Estratégia e Avaliação Económico-Financeira, LdaPublication . Diana Alexandra Marques Cunha; Ana Pinto BorgesO presente projeto pretende apresentar o trabalho desenvolvido no Mestrado de Gestão de Empresas realizado no ISAG. Neste será executado um plano estratégico, complementado por uma avaliação económico-financeira da empresa Decer, Lda.. Por forma a enquadrar a Decer na indústria é realizada uma pequena introdução da indústria cerâmica, seguindo uma breve descrição da história da empresa. O objetivo é realizar uma análise interna e externa da Decer, por forma a poder idealizar um plano estratégico. Através da análise económico-financeira da empresa é possível avaliar a viabilidade da mesma num contexto espaço-temporal, podendo esta servir de complemento na realização do plano estratégico. Foi elaborado um plano estratégico e avaliada a situação económico financeira da empresa, podendo-se concluir que se trata de uma empresa viável, solúvel e com liquidez, que poderá com facilidade atingir as metas e objetivos propostos no plano estratégico
- Plano da Estratégia no Acolhimento e Integração de Mercados dos PALOP: O caso de AngolaPublication . Vanessa de Fátima Reis Lino Vidro; Bruno SousaDada a procura de estudantes dos PALOP, por uma formação superior mais qualificada e de especialidade em Portugal, verifica-se que existe uma lacuna por parte dos angolanos que querem deslocar-se a Portugal e especialmente dos encarregados dos formandos. Há dificuldade em recolher informações como os cursos oferecidos e as respetivas localidades, por isso pensou-se na elaboração de um plano de negócios onde se apresenta um serviço que consiste no tratamento dos documentos para a vinda a Portugal (ou espaço Schengen), viagem, alojamento, acompanhamento escolar, negociações com as entidades envolvidas e todo o processo relacionado. Procede-se a uma pesquisa sobre os dois países Angola e Portugal, começando por fazer uma análise geral aos PALOP, seguindo por uma descrição geral também de Angola e Portugal e recorre-se a uma metodologia de investigação quantitativa (inquéritos por questionário online). Com base na análise financeira entende-se que o projeto tem total viabilidade económica, tendo num curto prazo de tempo retorno financeiro.
- A Gestão de Operações na Triagem de Resíduos Têxteis Pré-Consumo - Contributos para um Novo Layout de ProcessoPublication . Nuno Filipe Almeida da Silva; Ana Pinto Borges; Manuel FigueiredoAtualmente é exigido às empresas níveis supremos de competitividade, modernidade, flexibilidade e inovação para que consigam sobreviver na conjuntura económica atual. Este projeto é desenvolvido numa unidade de triagem e valorização de resíduos têxteis e resulta do esforço adaptativo às mudanças impostas pelo mercado ao seu modelo de negócio. Esta unidade acolhe resíduos têxteis provenientes da indústria têxtil e vestuário e efetua a sua triagem de modo a que sejam devidamente encaminhados para as indústrias de reciclagem. O processo é exclusivamente manual e sem recurso a qualquer tipo de mecanização. Assim sendo, o objetivo primordial deste projeto, visa melhorar a eficiência do processo de produção da unidade através da filosofia lean, avaliando de igual modo, a possibilidade de mecanização e modificações no layout. Pretende-se também verificar de que modo e em que dimensões esta filosofia se adapta ao tipo de produção de uma unidade de triagem e valorização de resíduos têxteis. O presente trabalho consiste numa investigação detalhada do processo, na identificação dos problemas e ineficiências bem como na proposta e implementação de melhorias, com o intuito de reduzir os custos operacionais, contribuindo para aumentos da produtividade e rentabilidade da unidade. O impacto positivo das medidas implementadas originou o alcance dos objetivos inicialmente propostos. Porém, verificou-se inaplicabilidade de algumas ferramentas da filosofia lean, assim como, a necessidade de execução de ajustes em outras para que se obtivessem os resultados desejados.
- "Elaboração do Plano Estratégico da Empresa INDULAC, S.A."Publication . Barbosa Rebelo, Patrícia; Manuel Domingos Tavares, VictorNo mundo das PME, o planeamento estratégico, como um processo contínuo de interação da empresa com o ambiente, que estabelece metas e objetivos e desenvolve as competências e vantagens competitivas da empresa e orienta para o melhor aproveitamento dos recursos chave da Indulac, S.A, é normalmente pouco utilizado. Assim, a Indulac não é exceção à regra. O objetivo deste trabalho de projeto foi desenvolver um plano estratégico ao nível da organização, avaliando o macro ambiente da organização, assim como o ambiente interno em que se insere. Tal plano estratégico foi construído com base no modelo de gestão estratégica de Tavares (2004), traduzindo-se num plano de fácil compreensão e utilização, que a empresa poderá utilizar como ferramenta de reflexão e tomada de decisão, possibilitando a sua adaptação e aumentando a capacidade de resposta permanente às mudanças do mercado. Foi possível concluir que a empresa apesar de ser sustentável e se diferenciar da concorrência necessitará de alterar as suas estratégias de forma a se tornar mais competitiva e rentável.
- Plano de Comunicação e Marketing numa Empresa de Produção de Bens Alimentares no Interior de PortugalPublication . José Elói Tavares Gouveia dos Santos; Frederico D'OreyO presente trabalho de projeto de Mestrado em Direção Comercial e Marketing relata a experiência em contexto empresarial real numa empresa do interior transmontano. Por questões de confidencialidade a empresa será identificada pelo nome fictício de SC. O trabalho tem como principais objetivos a elaboração de um plano de comunicação e acção de ativação da marca SC, assim como ultrapassar alguns estereótipos e reticencias ao consumo de hortícolas produzidos pela empresa, nomeadamente cogumelos. O conjunto de ações de comunicação proposto no plano articula-se entre ações online - offline, assim como são utilizados várias ferramentas do mix de comunicação. Os principais objetivos de marketing presentes no plano de comunicação foram: aumentar a notoriedade da SC; melhorar a reputação local da SC; estimular o consumo de cogumelos; e aumentar a associação healthy à SC. Neste documento faz-se um diagnóstico da situação inicial, procede-se a uma análise swot e propõe-se uma linha orientadora para a estratégia de comunicação. Este trabalho teve como principais objetivos, e depois de uma análise Swot, perceber de que forma poderíamos criar uma marca coerente com os valores da empresa, trabalhar a sua notoriedade e reconhecimento pelos diferentes públicos, bem como potenciar o consumo dos produtos através de uma healthy message.
- Avaliação de investimentos e dinamização do negócio em empresa distribuidora de produtos alimentaresPublication . Luís Carlos Silva Vaz; Ana Pinto BorgesO presente trabalho tem por base o estudo económico e financeiro de um projeto de investimento numa empresa que comercializa produtos alimentares, nomeadamente produtos ultracongelados. O projeto de investimento apresentado avalia o impacto que a aquisição e instalação de um novo espaço de armazenamento de produtos ultracongelados poderá ter para a empresa, sabendo que o principal objetivo deste investimento passa por aumentar a área de armazenamento de mercadorias e, assim, melhorar os níveis de eficiência de entrega, reduzindo de forma significativa os produtos danificados que, por conseguinte, conduzirá a uma melhoria da rentabilidade do negócio. Tendo em conta as conclusões obtidas através deste estudo, e que demonstram a viabilidade do investimento em causa, procurei ainda antecipar o avolumar dos custos energéticos resultantes, bem como do investimento em estudo, avaliando desde já o impacto que o recurso a energias renováveis significa para a empresa. O estudo deste investimento demonstra também a sua pertinência, quer seja ao nível do período de retorno do montante inicialmente investido, quer ao nível dos cash-flows gerados traduzidos numa importante redução do valor a pagar relativo a energia contratada através de rede elétrica comum. Através das conclusões extraídas dos estudos desenvolvidos no âmbito deste trabalho de projeto, espero poder fornecer à empresa em causa informação relevante para a tomada de decisão e, eventual, aceitação dos projetos de investimento aqui estudados.
- Manual de Acolhimento e Integração: AuditrecPublication . Cristina Oliveira Gomes, Vânia; Manuel Neves Gomes Lopes, JorgeSão vários os autores que evidenciam a importância da atuação do Departamento de Recursos Humanos e a sua relevância em determinadas áreas, nomeadamente no Processo de Acolhimento e Integração. Ao frequentar o ambiente laboral da AuticRec, pude aperceber-me de uma lacuna no seu processo de Acolhimento e Integração: a inexistência do Manual de Acolhimento e Integração. O Manual de Acolhimento e Integração é um documento que, até à data, não existia na instituição, e por considerar um fator facilitador na integração de novos elementos optei por realizar um trabalho prático, que através da observação direta, análise qualitativa e pesquisas bibliográficas, viesse a ser um elemento utilizado em contratações futuras. Um elo de ligação entre o novo colaborador e a empresa. Através da abordagem de temas como a Gestão de Recursos Humanos e o Employer Branding faço uma análise dos principais fatores que tornam a AuditRec uma empresa apelativa no mercado de trabalho e procedo à elaboração do Manual de Acolhimento e Integração para que a receção de novos colaboradores seja feita de forma mais correta e facilitada.