ISAG - Trabalho de Projeto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISAG - Trabalho de Projeto by Title
Now showing 1 - 10 of 65
Results Per Page
Sort Options
- Análise da Concorrência do Centro de Congressos da Alfândega do PortoPublication . Xavier de Sousa Coutinho; Arnaldo TrindadeO presente trabalho de projeto trata-se de uma análise da concorrência do Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Para realizar esta análise foi efetuada uma pesquisa documental e foi realizado um questionário de administração indireta. Foram pesquisados vários autores que abordam assuntos relacionados com esta análise e foi selecionada uma lista de critérios de análise relevantes. Com base nesses critérios foi elaborado um questionário a aplicar a cada um dos concorrentes selecionados. Foram analisadas qualitativamente as respostas obtidas e a informação mais relevante foi sistematizada numa tabela para cada entidade. Após esta análise poderá encontrar-se um conjunto de sugestões de melhoria que podem ser implementadas na instituição a fim de potenciar os seus resultados. Por fim, foram analisadas também algumas cidades concorrentes da cidade do Porto como destino para a realização de eventos com base em alguns fatores considerados também relevantes. No final deste percurso descobriu-se que há operadores a trabalhar numa estratégia de superpechincha próximo, ou mesmo abaixo do custo operacional, e há operadores a operar com uma estratégia de qualidade média. Independentemente da estratégia seguida a existência de ligações aéreas diretas, a existência de boas acessibilidades, a proximidade de um aeroporto, a oferta lúdica no destino, uma boa rede de contactos e o budget são fatores altamente relevantes para o sucesso de qualquer empresa neste ramo. Algumas instituições apresentaram debilidades, como a inviabilidade dos planos de negócio ou o não foco na atividade ligada á realização de eventos corporativos, debilidades estas que a Alfândega pode explorar.
- Análise da Viabilidade Económica e Financeira das Novas Instalações da Empresa Visoloc, LdaPublication . Filipe da Silva Ferreira, Pedro; Elizabete Ferreira Gomes, SofiaO presente trabalho de projeto tem como objetivo analisar a viabilidade económica e financeira de dois projetos de investimento para aquisição de umas novas instalações para a empresa VISOLOC. Este estudo inicia-se com uma análise da performance económica e financeira da empresa, nos exercícios de 2015 e de 2016 tendo por base um conjunto de rácios de liquidez, solvabilidade, endividamento e de atividade, seguida de uma análise do equilíbrio funcional da empresa. Posteriormente, foram utilizados critérios de avaliação e decisão do investimento tais como o Valor Atual Líquido, a Taxa Interna de Rentabilidade, o Índice de Rentabilidade e o Período de Recuperação do Investimento para avaliar a viabilidade económica e financeira dos dois projetos em análise. Estes critérios têm por base os cash-flows gerados pela empresa que, por sua vez, são pertinentes para o cálculo do retorno do investimento, dos valores a pagar ao longo dos anos até o investimento ser totalmente recuperado, e por último, para perceber a capacidade que a empresa tem em suportar tais investimentos. Através da análise interna e externa realizada à empresa, do diagnóstico económico e financeira, bem como da análise do equilíbrio funcional concluiu-se que a empresa possui capacidade económica e financeira para efetuar o investimento que pretende realizar nas instalações. Recomenda-se, no entanto, se a decisão não for imediata, uma atualização deste estudo com base nas contas finais de 2017, que neste momento não se encontram disponíveis, bem como a obtenção de um caderno de encargos inerente às obras que serão realizadas.
- Análise de Viabilidade de Mercado na Implementação de uma Unidade Hoteleira na região Centro: Vila Foz Hotel & SpaPublication . Figueiredo, António Miguel Nogueira de; Hemsworth, Kevin PauloNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, realizei um estágio no Departamento Comercial do Vila Foz Hotel & Spa, um Hotel Boutique de 5 estrelas, localizado na Foz do Douro, no Porto. Este estágio teve como objetivo principal complementar a aprendizagem que adveio das unidades curriculares do Mestrado, sendo uma oportunidade única para ter os primeiros contactos em ambiente profissional. Contudo, com o agravamento das restrições por parte do governo ao longo do período de estágio, em consequência da evolução da pandemia que se vivia, levou a que a realização de um relatório de estágio fosse uma opção pouco viável devido à falta de conteúdo. Em consequência desta situação, foi-me proposto pelo Vila Foz Hotel & Spa que realizasse um projeto de implantação de uma unidade hoteleira na Lousã. Este projeto consiste numa análise sobre a viabilidade e sustentabilidade da implementação de um Hotel Rural de 4 estrelas na Região Centro, mais precisamente na Lousã. Assim, numa fase inicial idealizou-se o hotel por si só, desde a criação de uma ficha técnica, às tarifas e serviços prestados, às receitas ou custos, seguindo-se a realização de um plano de marketing para uma eficaz sustentabilidade do hotel.
- Avaliação de investimentos e dinamização do negócio em empresa distribuidora de produtos alimentaresPublication . Luís Carlos Silva Vaz; Ana Pinto BorgesO presente trabalho tem por base o estudo económico e financeiro de um projeto de investimento numa empresa que comercializa produtos alimentares, nomeadamente produtos ultracongelados. O projeto de investimento apresentado avalia o impacto que a aquisição e instalação de um novo espaço de armazenamento de produtos ultracongelados poderá ter para a empresa, sabendo que o principal objetivo deste investimento passa por aumentar a área de armazenamento de mercadorias e, assim, melhorar os níveis de eficiência de entrega, reduzindo de forma significativa os produtos danificados que, por conseguinte, conduzirá a uma melhoria da rentabilidade do negócio. Tendo em conta as conclusões obtidas através deste estudo, e que demonstram a viabilidade do investimento em causa, procurei ainda antecipar o avolumar dos custos energéticos resultantes, bem como do investimento em estudo, avaliando desde já o impacto que o recurso a energias renováveis significa para a empresa. O estudo deste investimento demonstra também a sua pertinência, quer seja ao nível do período de retorno do montante inicialmente investido, quer ao nível dos cash-flows gerados traduzidos numa importante redução do valor a pagar relativo a energia contratada através de rede elétrica comum. Através das conclusões extraídas dos estudos desenvolvidos no âmbito deste trabalho de projeto, espero poder fornecer à empresa em causa informação relevante para a tomada de decisão e, eventual, aceitação dos projetos de investimento aqui estudados.
- Business Plan for wholesale and retail trade of watchesPublication . Santos, Paulo; Borges, Ana PintoThis work of project presents a business plan for a watch trading business, aiming to demonstrate its feasibility. The study uses an approach based on a literature review on the main methodologies of analysis and evaluation of investment projects and financial metrics. The research details the necessary stages for the evaluation of the investment, including the market analysis, marketing strategy, operational plan, financial projections and the consequent feasibility analysis, with the identification of risks and determination of performance indicators. Through the market analysis, growth opportunities were identified, indicating a favourable market for this enterprise. Furthermore, the marketing strategies developed aim to effectively reach the targeted market, maximizing the chances of success. In the financial evaluation, revenues and expenses were estimated, as well as the projected cash-flows for the first years of operation. Based on these projections and the application of the appropriate financial metrics, it was concluded that the project presents a solid economic viability. All return and payback metrics demonstrate attractiveness for the investor, verifying the profitable potential of the venture. The combination of an auspicious market analysis, innovative marketing strategies and favourable financial results support the positive recommendation for the project implementation and provide a solid foundation for strategic decision-making and future entrepreneurial actions. This study contributes to the understanding of the evaluation processes of investment projects and highlights the importance of financial metrics in the analysis of business feasibility. Furthermore, it offers valuable insights for entrepreneurs looking to undertake in the watch trading sector.
- A conceção de um plano de marketing digital para abertura de um Hostel em MatosinhosPublication . Gradim, José Alberto Silva; Lopes, JorgeO presente trabalho de projeto, orientado pelo Professor Doutor Jorge Lopes, surge no âmbito da conclusão do mestrado em Direção Comercial e Marketing no Instituto Superior de Administração e Gestão. Pretende-se com este trabalho de projeto levar a cabo a elaboração de um plano de marketing digital para a abertura de um hostel em Matosinhos. É importante, para o desenvolvimento de qualquer negócio, que se utilize um plano de comunicação e de marketing adequado que consiga transmitir a mensagem pretendida aos seus clientes, atuais e potenciais. Será adequado um plano de marketing digital para a abertura de um hostel na cidade de Matosinhos. Neste sentido foi realizada uma análise interna e externa e recorreu-se à utilização de uma metodologia de pesquisa qualitativa baseada numa análise documental, de forma a tentar compreender o ponto de vista em relação a este tema. Foram também explorados vários meios de comunicação que possam ser utilizados para a divulgação e comunicação da marca com o público-alvo.
- CONTRIBUTO DE UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO ECONÓMICO- FINANCEIRO PARA A EMPRESA ARTE DIAMANTEPublication . Andrade Pereira, Ana Lígia; Manuel Domingos Tavares, VictorO presente trabalho de projeto realiza um diagnóstico económico-financeiro de uma empresa, na medida que a mesma possibilita ao gestor conhecer quais os indicadores que foram mais afetados e qual o impacto que as suas decisões tiveram no desempenho da empresa. Consequentemente, auxilia a tomada de decisão de forma a melhorar a performance da organização. O trabalho inicia-se por uma breve revisão de literatura sobre o tema de forma a dar a conhecer o objeto em estudo, e posteriormente a realização de uma análise económico-financeira da empresa Arte Diamante através dos suportes contabilísticos fornecidos pela mesma – balanço e demonstração de resultados dos anos 2014, 2015 e 2016 e da informação cedida pelo Banco de Portugal – mapa dos quadros do setor. A empresa é avaliada em dois contextos diferentes: a nível temporal e a nível setorial que nos permite ver o desempenho da empresa ao longo dos anos em estudo e comparar com o desempenho setor. O método utilizado foi o cálculo de rácios designadamente: liquidez, estrutura financeira e endividamento, rendibilidade, risco e atividade. Posteriormente calcula-se o índice de desempenho económico-financeiro, para a empresa e para o setor. Concluiu-se que a empresa enfrenta algumas dificuldades, como uma fraca autonomia financeira e reduzida capacidade de solvabilidade, sendo necessário tomar medidas corretivas de forma a melhorar o seu desempenho económico-financeiro. Da análise do índice constata-se também que o setor e a empresa têm comportamentos opostos, ou seja, quando a empresa está em crescimento o setor está em decréscimo nos três anos em análise.
- Contributos para a internacionalização da marca "Casal Garcia”Publication . Laranjeira, Rodrigo; Vieira, ElviraAs empresas utilizam várias estratégias de internacionalização para conseguirem expandir as suas atividades e/ou produtos para mercados além do doméstico. Para serem bem-sucedidas é imperativo terem em conta as necessidades específicas dos consumidores, as estratégias de potenciais concorrentes e a realidade dos países onde se pretendem inserir. Partindo do contexto de atuação internacional da marca Casal Garcia, o objeto do presente Trabalho de Projeto é contribuir para a melhoria da estratégia de internacionalização e presença nos mercados internacionais. Assim, através de uma marca já com um longo percurso de internacionalização, este estudo insere-se na investigação sobre a internacionalização de uma marca, particularmente do setor vitivinícola, reforçando a pertinência de se investir no desenvolvimento de estratégias de internacionalização adaptadas a cada mercado de destino. Os métodos de recolha de dados compreenderam questionários de resposta aberta e documentos organizacionais disponibilizados pela empresa. O programa de ação resultante da análise dos dados permitiu identificar as motivações para a internacionalização da marca Casal Garcia, as barreiras encontradas, o posicionamento da marca nos mercados de exportação do vinho português e dos Vinhos Verdes e o modelo de internacionalização utilizado. O presente trabalho procura contribuir para a estratégia de internacionalização da marca, apresentando as motivações da estratégia, os pontos fortes e os obstáculos, o modelo de internacionalização utilizado e de que forma todos estes fatores contribuíram para o posicionamento da marca no contexto internacional.
- Contributos para o desenvolvimento de um plano de negócios para as agências imobiliáriasPublication . Santos, Emanuel; Vilaça, AbílioO presente Trabalho de Projeto reporta um estudo que pretende responder a uma necessidade real dos franqueados da CENTURY 21 Portugal, gestora de franquias do setor imobiliário, que consiste na criação de uma ferramenta para a elaboração do Plano de Negócio. Criada em 1971, nos Estados Unidos, a marca CENTURY 21 é a maior rede imobiliária do mundo. Presente em Portugal desde 2005, a CENTURY 21 gere atualmente uma rede com mais de 190 agências, apoiadas por uma equipa com mais de 3500 consultores, de norte a sul e ilhas. Dotar os seus franqueados de um novo suporte técnico e, consequentemente, melhorar o desempenho das suas empresas, surge a necessidade da criação de uma ferramenta para a elaboração do Plano de Negócio. É neste contexto que o presente projeto visa colmatar esta necessidade. Assim, foram analisados vários indicadores fundamentais do negócio que contribuem para a rentabilidade das Agências para que, com a criação de uma nova ferramenta, permitirá tratar os dados com maior fiabilidade, qualidade e rigor, bem como, a possibilidade de simulação de vários cenários, tendo em conta as possíveis performances das agências.
- O controlo de custos de operações no transportes rodoviário de mercadorias e logística: o caso AtalaiaPublication . Guedes, Carla; Vilaça, AbílioO sector dos transportes e logística é um sector altamente competitivo e em constante desenvolvimento, devido a internalização do mesmo e uma forte globalização da economia. O trabalho apresentado, realizado em contexto empresarial, de uma empresa de transportes e logística a operar na região norte de Portugal tem por finalidade compreender a estrutura de custos de funcionamento por serviço, em função da tipologia de carga transportada e rota seguida. A metodologia do estudo teve como base a obtenção de dados primários disponibilizados pela empresa relativos a duas viaturas, num período de um mês, que transportaram cargas de natureza diferente e realizaram rotas distintas. Recorreu-se também à revisão bibliográfica sobre logística, quer de autores tradicionais quer de novos autores, no sentido de compreender o estado atual do conhecimento sobre os transportes e a logística. O principal resultado descoberto pela reflexão efetuada possibilitou constatar que existe uma influência direta nos custos de cada serviço em função da natureza e peso dos materiais transportados e rota efetuada. O trabalho efetuado permitiu à direção da organização conhecer uma melhor imputação de custos a cada serviço de transporte, possibilitando uma nova abordagem no domínio da orçamentação e determinação de custos dos serviços, que passaram a considerar a natureza das matérias a transportar e as rotas a realizar. O trabalho de projeto está baseado na análise pormenorizada de todos os custos de transporte diretos e indiretos, partindo da base das rotas percorridas e mercadorias transportadas, num mês, por duas viaturas de características diferentes.