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Authors
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Abstract(s)
As empresas utilizam várias estratégias de internacionalização para conseguirem
expandir as suas atividades e/ou produtos para mercados além do doméstico. Para
serem bem-sucedidas é imperativo terem em conta as necessidades específicas dos
consumidores, as estratégias de potenciais concorrentes e a realidade dos países onde
se pretendem inserir. Partindo do contexto de atuação internacional da marca Casal
Garcia, o objeto do presente Trabalho de Projeto é contribuir para a melhoria da
estratégia de internacionalização e presença nos mercados internacionais. Assim,
através de uma marca já com um longo percurso de internacionalização, este estudo
insere-se na investigação sobre a internacionalização de uma marca, particularmente
do setor vitivinícola, reforçando a pertinência de se investir no desenvolvimento de
estratégias de internacionalização adaptadas a cada mercado de destino. Os métodos
de recolha de dados compreenderam questionários de resposta aberta e documentos
organizacionais disponibilizados pela empresa. O programa de ação resultante da
análise dos dados permitiu identificar as motivações para a internacionalização da
marca Casal Garcia, as barreiras encontradas, o posicionamento da marca nos
mercados de exportação do vinho português e dos Vinhos Verdes e o modelo de
internacionalização utilizado. O presente trabalho procura contribuir para a estratégia de
internacionalização da marca, apresentando as motivações da estratégia, os pontos
fortes e os obstáculos, o modelo de internacionalização utilizado e de que forma todos
estes fatores contribuíram para o posicionamento da marca no contexto internacional.
Description
Keywords
Internacionalização; Marca; Vinho Verde; Estudo de Caso