ISAG - Trabalho de Projeto
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Recent Submissions
- Manual de Acolhimento ao Estudante: uma Ferramenta de Comunicação e IntegraçãoPublication . Paiva, Magda; Borges, AnaEnquanto responsável pelos Serviços Pedagógicos do ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, apercebi-me da inexistência de um manual de acolhimento ao estudante que contribuísse para o processo de integração de novos estudantes na Cultura e Valores da organização. O Manual de Acolhimento e Integração para o Estudante do ISAG desenvolvido é teoricamente estruturado em quatro pilares: Gestão de Relacionamento (subdivido na Gestão de Relacionamento com o Cliente e na Jornada do Cliente); Comunicação Empresarial; Relações Públicas e Procedimento de Acolhimento e Integração. A elaboração do Manual foi antecedida do estudo e diagnóstico de situação decorrente da necessidade de o enquadrar no Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISAG. Desenvolvemos ainda um estudo estatístico com o objetivo de validar as questões que emergiam do trabalho técnico-científico e concluímos com a apresentação do Programa de Ação que operacionalizou e materializou o nosso objetivo: a implementação do Manual de Acolhimento no Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISAG.
- Plano de marketing para a empresa JAVR inspeções automóvelPublication . Gonçalves, Rui; Tavares, VictorEste plano de marketing tem o propósito de formular estratégias para a JAVR Lda., empresa que gere Centros de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) em Paredes e Viana do Castelo. O objetivo será melhorar a satisfação, retenção e expansão da base de clientes. Foi adotada uma abordagem mista, que incluiu a análise do ambiente em que opera, através de pesquisa de mercado e feedback de clientes, bem como a aplicação de uma análise SWOT para avaliar a posição da empresa no setor. Identificou-se que a qualidade dos serviços e a formação contínua dos colaboradores são fundamentais para a eficiência operacional e satisfação do cliente, sendo a comunicação eficaz, um elemento crucial para influenciar positivamente a perceção do cliente e a competitividade da empresa. A implementação de práticas de Customer Relationship Management (CRM) e investimento em tecnologia emergiram como elementos críticos para o sucesso, pelo que a adoção pela empresa de um marketing-mix focado na qualidade e inovação é essencial para que se distinga num mercado competitivo. Este trabalho tem como principal objetivo propor estratégias, centradas no cliente e na inovação tecnológica e que incrementem o volume de negócios, pretendendo, ainda, que as suas recomendações tenham relevância direta para a gestão estratégica da empresa.
- Estratégias de Marketing Digital para uma Agência Digital - Estudo caso: HBIPublication . Velho, Melissa; Pires, HenriqueA economia digital tem vindo a contribuir de forma eficaz para um crescimento da competitividade, devido à transformação digital e ao aparecimento dos novos modelos tecnológicos onde a peça-chave é o marketing digital (Kajale & Joshi, 2021). As organizações que utilizam o marketing digital ganham uma força maior por manterem o processo de negociação fácil (Haris et al., 2023). Assim, a competitividade no mercado das agências digitais tem-se intensificado, tornando-se essencial que estas se mantenham atualizadas. Neste contexto, o presente trabalho de projeto tem como estudo de caso a Agência Digital da empresa HBI. Partindo-se de uma breve revisão de literatura, e com base num diagnóstico interno e externo do contexto organizacional, desenvolveu-se a investigação com o principal objetivo de avaliar a estratégia de marketing digital da agência, para assim, propor um plano de ação que integra estratégias e ações digitais. Para tal, utilizou-se uma abordagem qualitativa, baseada na técnica de focus group para a recolha de dados juntos dos colaboradores da organização. Posteriormente, com recurso ao software NVivo, os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo categorial (Bales et al., 2009). O estudo possibilitou a compreensão de dados fundamentais para desenvolver um plano de estratégias e ações de marketing digital. Finalmente, apresenta-se ainda a estratégia de controlo e monitorização do Plano, fundamental para assegurar o seu sucesso. Em suma, este projeto engloba contributos primordiais para a Agência Digital HBI, criando valor e notoriedade, e auxiliando na obtenção de vantagens competitivas no mercado.
- Liderança de uma equipa e os seus impactos – área da saúdePublication . Cardoso, Guilherme; Almeida, AntónioNeste trabalho de projeto pretende-se entender o impacto da gestão/liderança de uma equipa na área da saúde e as oportunidades para melhorias contínuas. A liderança de uma equipa acaba por ser o pilar principal de uma organização e tem um papel crucial na eficácia e no sucesso de uma equipa, principalmente, na área da saúde, tanto para os profissionais como para os utentes/clientes. Por consequência, a capacidade de um líder em inspirar, motivar e orientar os membros da equipa, torna-se ainda mais significativo, dado a natureza sensível e desafiadora deste setor. No desenvolvimento deste trabalho de projeto teve-se presente os conhecimentos sobre conceitos teóricos como os diferentes estilos de liderança, a sua constante evolução e impactos nas equipas que lideram. Na segunda parte deste projeto, realizou-se um estudo qualitativo através de entrevistas de forma a entender como os gestores/líderes exercem a sua liderança na saúde publica em Portugal (Norte).
- Eventos em territórios de baixa densidade: desafios e oportunidades, o caso de BaiãoPublication . Almeida, Tomás; Mesquita, SusanaO papel dos eventos como impulsionadores de uma vantagem competitiva e criadores de valor para destinos é destacado neste trabalho, que procura compreender como tais eventos contribuem para o desenvolvimento, especialmente em territórios de baixa densidade. A abertura para novas experiências e culturas, ao explorar diferentes locais para a realização de eventos, é enfatizada como uma forma de expandir horizontes e criar memórias duradouras. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando uma revisão bibliográfica abrangente, uma entrevista com a Dra. Anabela Cardoso, Vereadora do Turismo, e um questionário distribuído através das redes sociais para a comunidade local e para os visitantes. A análise dos dados revela que a conceção e realização de eventos desempenham um papel significativo no desenvolvimento económico e sociocultural dos destinos. Embora as conclusões destaquem os benefícios dos eventos, algumas limitações, como a escassez de bibliografia, foram identificadas. Como sugestão para futuras pesquisas, destaca-se a importância de explorar estratégias que os destinos possam adotar para uma divulgação mais eficaz dos eventos, visando contribuir ainda mais para o desenvolvimento regional e o bem-estar tanto da população local quanto dos visitantes. Em última instância, o trabalho culmina com a proposta de um evento inclusivo e interativo que visa unir diferentes gerações, consolidando a importância dos eventos na promoção do desenvolvimento sustentável e também na criação de uma experiência enriquecedora para a comunidade e os visitantes.
- Business Plan for wholesale and retail trade of watchesPublication . Santos, Paulo; Borges, Ana PintoThis work of project presents a business plan for a watch trading business, aiming to demonstrate its feasibility. The study uses an approach based on a literature review on the main methodologies of analysis and evaluation of investment projects and financial metrics. The research details the necessary stages for the evaluation of the investment, including the market analysis, marketing strategy, operational plan, financial projections and the consequent feasibility analysis, with the identification of risks and determination of performance indicators. Through the market analysis, growth opportunities were identified, indicating a favourable market for this enterprise. Furthermore, the marketing strategies developed aim to effectively reach the targeted market, maximizing the chances of success. In the financial evaluation, revenues and expenses were estimated, as well as the projected cash-flows for the first years of operation. Based on these projections and the application of the appropriate financial metrics, it was concluded that the project presents a solid economic viability. All return and payback metrics demonstrate attractiveness for the investor, verifying the profitable potential of the venture. The combination of an auspicious market analysis, innovative marketing strategies and favourable financial results support the positive recommendation for the project implementation and provide a solid foundation for strategic decision-making and future entrepreneurial actions. This study contributes to the understanding of the evaluation processes of investment projects and highlights the importance of financial metrics in the analysis of business feasibility. Furthermore, it offers valuable insights for entrepreneurs looking to undertake in the watch trading sector.
- Plano de Potencialização do Restaurante “Viagem aos Sabores”Publication . Espanhol, Diogo; Hemsworth, KevinO seguinte trabalho de projeto, realizado no âmbito do Mestrado em “Direção Comercial e Marketing” ministrado no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG), foi desenvolvido com o objetivo de aumentar o potencial do restaurante “Viagem aos Sabores”, pertencente à Pousada de Sagres. O objetivo é propor a melhoria e modernização dos serviços existentes e criar propostas capazes de captar novos clientes a nível externo e interno. Foi aplicada uma Análise SWOT, de modo a identificar os principais pontos fortes e ameaças e um inquérito aos fatores mais valorizados pelos clientes. A revisão de literatura aponta caminhos de diferenciação ao nível da decoração, do mobiliário, da música e da qualidade dos serviços prestados como sendo determinantes na experiência positiva do consumidor. Os resultados empíricos apoiam em grande parte as hipóteses propostas e defendem que é de grande importância o desenvolvimento de uma forte satisfação do consumidor para o aumento da intenção de regresso e captação. Por sua vez, o desenvolvimento de técnicas de vendas e investimento em marketing digital são fortes aliados na potencialização de um restaurante. Ao longo do trabalho apresentado será possível verificar que de acordo com alguns autores, a satisfação do consumidor e o consequente sucesso de um restaurante, é influenciada por diversos fatores, entre os quais se incluem a atmosfera, a importância da marca e a potencialização das vendas.
- O Impacto do CRM na fidelização de clientes no mercado B2B - Caso da Loja das FerragensPublication . Bessa, Tiago; Monteiro, MárciaAtualmente, a personalização de produtos e serviços é uma característica altamente valorizada pelos clientes, cuja demanda tem crescido significativamente, especialmente devido ao aumento da concorrência no mercado. Essa tendência é particularmente evidente no setor industrial da carpintaria e mobiliário, onde a concorrência é vasta e as empresas estão em constante procura de se destacarem e inovarem em relação à concorrência. A personalização de produtos e serviços é considerada como uma prestigiada estratégia para se diferenciar da concorrência e ainda assim atender às expetativas e desejos dos clientes. O Marketing Relacional tornou-se cada vez mais uma estratégia utilizada pelas empresas, tem como objetivo o estabelecimento de uma relação de confiança e lealdade entre a empresa e os clientes. Nesta estratégia, é essencial conhecer o perfil e as necessidades dos clientes, de modo a poder personalizar o atendimento e as ofertas. Dessa forma, a implementação de um sistema de CRM (Customer Relationship Management) pode ser considerada uma estratégia inovadora e eficaz e inovadora de modo a garantir a customização, que porventura reforçará a relação entre a empresa e o cliente. Durante a realização deste projeto, foi percebido que na Loja das Ferragens, há falhas na recolha e armazenamento de informações dos seus clientes. Assim a conceção do presente projeto implica a criação de um sistema de CRM, que ajude a empresa a melhorar o seu desempenho em relação aos seus clientes. Este estudo tem como objetivo explorar as vantagens oferecidas por um sistema de CRM e conceber uma estratégia para a sua implementação na empresa.
- A otimização da experiência física do consumidor como impulsionador da notoriedade e da lealdade - o caso da Delta CafésPublication . Mendes de Abreu, Rafaela Alexandra; Neves Gomes Lopes, Jorge Manuelii RESUMO Num cenário empresarial extremamente competitivo e saturado, presenciámos uma era de disrupção, ao qual é extremamente importante não só conquistar os consumidores com base nos seus ideais e hábitos comportamentais, assim como nutrir as relações humanas. A experiência de marca é concebida para estimular, envolver e relacionar os consumidores através de estratégias sensoriais e experienciais, sendo fundamental para a propagação da notoriedade da marca e para a lealdade da mesma. As marcas devem envolver os consumidores e transmitir-lhes os seus benefícios como sendo atraentes e indispensáveis, não só para os inspirar, mas também para obter uma vantagem competitiva perante a saturação do mercado. A presente dissertação visa perceber de que modo a experiência física é impactante na notoriedade e lealdade da marca e o contributo que pode dar em recorrer ao marketing experiencial e sensorial. Foi adotada a metodologia de abordagem qualitativa, recorrendo à realização de três entrevistas que foram sujeitas à análise de conteúdo e à respetiva interpretação. Constata-se que foi possível recolher dados relevantes através da metodologia, as análises desenvolvidas e respetiva revisão de literatura, de modo a definir um plano de ação face aos objetivos delineados da marca. Os resultados obtidos poderão servir de base para estudos futuros no setor em causa.
- Plano de marketing Soneres - Iluminação Pública SAPublication . Gonçalves, Cátia Sofia Monteiro; Lopes, Jorge Manuel Neves GomesO principal objetivo deste projeto é a elaboração de um plano de marketing para a empresa Soneres, Iluminação Pública, SA. Como o nome indica é uma empresa dedicada à conceção e fabrico de sistemas integrados de iluminação pública, com uma organização empresarial com capitais 100 % portugueses. Empresa com mais de 60 anos de história, focada essencialmente na tecnologia led. A Soneres, apesar dos bons resultados que tem vindo a conseguir e de estar presente em todos os continentes, apresenta uma lacuna no que diz respeito à promoção e comunicação do produto, assim sendo, este projeto teve como objetivo ajudar a melhorar este aspeto, aumentando a sua notoriedade. Recorrendo a uma abordagem qualitativa, foram efetuadas entrevistas informais aos comerciais e ao diretor comercial e simultaneamente administrador da empresa, que permitiram a recolha de informação essencial para proceder ao desenvolvimento de estratégias para melhorar as lacunas existentes. Através de uma análise interna e externa, foram desenvolvidas ações para responder as estratégias implementadas, reforçando a importância de um departamento de marketing na empresa.