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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho de projeto trata-se de uma análise da concorrência do Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Para realizar esta análise foi efetuada uma pesquisa documental e foi realizado um questionário de administração indireta.
Foram pesquisados vários autores que abordam assuntos relacionados com esta análise e foi selecionada uma lista de critérios de análise relevantes. Com base nesses critérios foi elaborado um questionário a aplicar a cada um dos concorrentes selecionados. Foram analisadas qualitativamente as respostas obtidas e a informação mais relevante foi sistematizada numa tabela para cada entidade.
Após esta análise poderá encontrar-se um conjunto de sugestões de melhoria que podem ser implementadas na instituição a fim de potenciar os seus resultados.
Por fim, foram analisadas também algumas cidades concorrentes da cidade do Porto como destino para a realização de eventos com base em alguns fatores considerados também relevantes.
No final deste percurso descobriu-se que há operadores a trabalhar numa estratégia de superpechincha próximo, ou mesmo abaixo do custo operacional, e há operadores a operar com uma estratégia de qualidade média.
Independentemente da estratégia seguida a existência de ligações aéreas diretas, a existência de boas acessibilidades, a proximidade de um aeroporto, a oferta lúdica no destino, uma boa rede de contactos e o budget são fatores altamente relevantes para o sucesso de qualquer empresa neste ramo.
Algumas instituições apresentaram debilidades, como a inviabilidade dos planos de negócio ou o não foco na atividade ligada á realização de eventos corporativos, debilidades estas que a Alfândega pode explorar.