ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação
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- Proposta de programa de integração num jardim-escola - estudo de casoPublication . Gonçalves, MónicaO objecto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente num Jardimescola. Partimos para este projecto absolutamente convictos da sua premente necessidade, uma vez que estamos na presença de uma organização, que recebe com frequência novos docentes, cuja célere integração é totalmente prioritária, para o alcançar dos objectivos organizacionais. Com esta pesquisa pretendeu-se dar um modesto contributo para a melhoria do processo de integração, através da elaboração de uma proposta de programa. Deste modo, procurámos compreender como se processava a integração de novos docentes, fundamentalmente das necessidades e dificuldades que os mesmos vivenciavam no seu processo de socialização. Foi adoptada uma metodologia qualitativa do tipo estudo de caso. Foram escolhidos docentes pertencentes ao jardim-escola que estivessem dentro dos primeiros três anos de trabalho, ou seja, no inicio de carreira. As técnicas utilizadas para a recolha de dados, foram a observação directa, questionários, entrevista e análise documental, para posteriormente se proceder à triangulação dos dados que foram recolhidos. Concluímos que muito há a fazer neste domínio, o que levou à construção de uma proposta de programa de integração. Não pretendemos e estamos absolutamente convictos que com este projecto não encontrámos a solução para todos os problemas do Jardim-escola na integração dos seus docentes, mas estamos cientes da sua importância e que ao abrirmos esta janela, vai possibilitar o debate com o objectivo de melhoria e mudança, as quais temos plena consciência que em última análise, dependem da vontade e do envolvimento dos diversos actores educativos.
- O jogo e a criançaPublication . Duarte, José AdelinoNos dias que correm, temos assistido a profundas mudanças que afectam o mundo e a sociedade o que exige, por parte das escolas e dos que nela intervêm, uma reflexão para responder aos novos desafios dessa mesma sociedade. A sociedade privilegia cada vez mais o conhecimento. A escola pode e deve ser um espaço de inovação, de experimentação e de novos métodos. É imperativo implementar mudanças necessárias e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. Actualmente, o fácil acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, leva a que muitos alunos, por vezes, se sintam desmotivados pelos conteúdos ensinados na escola. Notamos um interesse cada vez maior pelas novas tecnologias e pelos meios audiovisuais. Desta forma, sentimos que é necessário um esforço suplementar, da parte do professor, para se adaptar aos interesses dos seus alunos de modo a integrá-los no trabalho escolar.
- Plano estratégico para uma escola E.B. 2,3 - Estudo de casoPublication . Neves, Silvia Rute Matias Marques dasÀ semelhança dos sistemas educativos de outros países, a realidade educacional portuguesa é, por um lado, influenciada por constantes mudanças ocorridas a uma escala global e, por outro lado, pressionada por múltiplas exigências sociais, políticas, administrativas e económicas. Trata-se, pois, de um contexto que reclama uma contínua adaptação a novos desafios, por parte das escolas. Estas, sob o signo de diversas iniciativas, actividades e planos e juntamente com uma autonomia cada vez mais instituída, tornam coerente uma concepção organizacional da escola, com a defesa da sua Visão, da sua Missão e dos seus Valores, apelando a uma dinâmica mais participativa e aberta ao exterior. Neste quadro inscrevemos, pois, um suporte reflexivo sobre a Escola, estruturado e materializado, por fim, com a proposta da estrutura de um plano estratégico, adaptável à realidade educativa de uma escola E.B. 2,3, proposta esta encontrada e sustentada numa abordagem investigativa qualitativa.
- A importância da participação dos pais na escola: proposta de um modelo efectivo de participação dos paisPublication . Dutschke, Mariana Soares BarrigaCom este trabalho procuramos verificar quais as variáveis que condicionam a participação dos pais na vida escolar dos seus educandos, buscando, em seguida, identificar acções que possam ser desenvolvidas para promover uma maior participação. Para a obtenção dos dados começamos por realizar um estudo de caso onde é possível verificar, com detalhe, a realidade da escola, e turma, onde o nosso projecto de investigação é realizado. Pretendemos validar o enquadramento social e escolar e as actuais formas de participação dos pais na escola, referindo as mais e menos eficazes. De seguida, e para melhor entender as barreiras e motivações à participação, realizamos entrevistas pessoais com pais. Com base no estudo do caso, nas entrevistas e na análise de outros estudos identificados na bibliografia, realizamos um questionário, respondido pelos pais das crianças. Em simultâneo enviamos, semanalmente, tarefas de fim-de-semana, que têm que ser realizadas em conjunto por pais e alunos, permitindo validar a motivação dos pais para participarem na educação escolar dos seus educandos. Como resultado, são verificadas motivações dos pais para uma maior participação como a necessidade de serem estimulados, a importância das actividades realizadas fora da escola, a necessidade de adequar as acções à sua disponibilidade pessoal e profissional e, a realização de menos actividades mas de elevada relevância. É ainda disponibilizado um questionário valido e estatisticamente fiável que permite a sua utilização em futuros trabalhos de investigação sobre este tema.
- O insucesso escolar em língua portuguesaPublication . Alves, Célia Maria VazO ensino da Língua Portuguesa continua a estar na ordem do dia, com níveis elevados de insucesso por parte dos alunos, tanto na avaliação interna das escolas, como nos exames, e reflectidos também nos estudos internacionais, situação que nos motivou a aprofundar o quadro teórico sobre as estratégias de aprendizagem da língua materna. Perante a nossa realidade profissional, elaborámos este estudo, de natureza qualitativa, que pretende constatar as causas e/ou motivos do insucesso escolar em Língua Portuguesa e desenvolver um Projecto de Intervenção para minimizar as dificuldades de cinco alunos do 4.º ano. Inicialmente, recolhemos informação de documentos, elaborámos os documentos para a recolha dos dados e planificámos as actividades a desenvolver durante o Projecto de Intervenção. Posteriormente, aplicámos inquéritos, realizámos entrevistas e uma observação. No final do ano lectivo, realizámos inquéritos aos alunos e uma observação com a finalidade de compreender o impacto que teve este projecto e se as estratégias foram as mais adequadas para os levar ao sucesso escolar.
- Falar e ler para encantarPublication . Jorge, VeraÉ fundamental que os Educadores de Infância que exercem a sua actividade em contexto de Creche tenham consciência clara acerca do benefício que a promoção do livro infantil e as práticas de mediação de leitura poderão trazer às crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses. Com a finalidade de saber mais sobre os primeiros contactos da criança daquelas idades com a palavra, o ritmo e, em especial, com o livro, na Parte I deste Relatório começa-se por abordar questões teóricas como o desenvolvimento cognitivo da criança, a relação estabelecida com o mundo que a envolve, o papel do livro infantil (onde se inclui o livro de literatura infantil) no seu crescimento, o contributo que, em situação de Creche, o Educador de Infância pode ter na promoção do livro, na mediação da leitura. Na Parte II, depois de se caracterizar a Creche onde nos propusemos a desenvolver um trabalho continuado de mediação da leitura, relatam-se as actividades realizadas no decurso do ano lectivo de 2008/ 2009: apresentam-se as propostas implementadas; dá-se notícia dos materiais seleccionados para promover a leitura, das actividades levadas a cabo, e das reacções das crianças.
- O papel do supervisor pedagógico na avaliação de desempenho do docente: estudo de casoPublication . Vicente, Sara Rute Gomes VicenteA avaliação de desempenho docente tem sido alvo de uma grande polémica, no entanto todos os intervenientes concordam que esta é fundamental e que levará a uma crescente melhoria do desenvolvimento profissional e, também, do desenvolvimento do contributo da própria escola. Desta forma, o objectivo central deste estudo, tem em vista, identificar qual o contributo que o supervisor pedagógico pode dar na avaliação de desempenho docente. Tem-se assistido ao longo do último ano a uma tentativa de implementação de um novo modelo de avaliação de desempenho docente e que tem suscitado nos docentes muita controvérsia, mas também despoltou nos mesmos um interesse redobrado sobre o processo de avaliação. Assim, a análise dos dados obtidos após o tratamento das entrevistas, permitiu descrever a importância da avaliação e do supervisor neste processo, com base nas perspectivas dos entrevistados.
- Acolhimento aos alunos estagiários da formação inicial: uma proposta de acolhimento e integraçãoPublication . Durão, Rita Luis SarmentoEste trabalho de investigação foi motivado pelo nosso contexto profissional e pela nossa necessidade de compreender, na sua generalidade, o conceito de supervisão pedagógica na formação inicial e especificamente, como é que o professor orientador da prática pedagógica desempenha um papel significativo na configuração do acolhimento do aluno estagiário, na concretização do seu estágio prático de formação - prática pedagógica. Temos consciência que a realização de um adequado acolhimento, só será possível compreendendo as suas linhas orientadoras e identificando as estratégias promotoras para o seu desenvolvimento. Estamos também convictos de que o acolhimento e integração do aluno estagiário da formação inicial na prática pedagógica é uma das fases de todo o processo de formação e como tal contribuem para a construção e desenvolvimento pessoal, social e profissional do futuro educador/professor. De facto a formação teórica fornece-nos indicadores sobre a produção de saberes por parte dos alunos, mas é, sem dúvida, na praxis que ele retém os seus saberes de referência, daí a importância primordial de proporcionar através do acolhimento, um processo de formação interactivo e dinâmico, um trabalho reflexivo sobre as práticas, que permita ao professor orientador compreender a globalidade do sujeito e em simultâneo, que possibilite a construção permanente da identidade pessoal do aluno.
- O professor e a hiperactividade na sala de aulaPublication . Gomes, JoanaUm dos principais objectivos deste estudo prende-se com a necessidade de investigar o impacto da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção nas crianças que frequentam o 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, associado às dificuldades de aprendizagem que emergem no seu percurso académico. Aliado a este objectivo, surge outro, que pretende averiguar de que forma os professores de ambos os ciclos organizam o seu trabalho e verificar que estratégias são implementadas de forma a orientar e colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos com PHDA.
- O poder e a autoridade do professor do 1º ciclo:principíos e acções para o desenvolvimento da profissão e da aprendizagem dos alunos:um estudo de casoPublication . Correia, João Pedro da SilvaEste estudo tem como objectivo a criação de princípios e acções para o desenvolvimento da profissão docente e da aprendizagem dos alunos, tendo em conta o poder e a autoridade inerente ao professor do 1.º ciclo. Surge também para que se possa perceber o tipo de poder que o professor possui na sala de aula e como é que este pode ajudar no processo de tomada de decisão. Trata-se de um estudo actual, com interesse para os diversos actores da organização escola, e que tem sido fortemente debatido na sociedade. Estamos convictos que este projecto servirá em absoluto os docentes desta instituição e não só. Ajudará também todos os professores que iniciaram a sua docência e que sentem dificuldades em desenvolver uma relação de poder e autoridade com os seus alunos. Pretendemos guiar e orientar professores e educadores de forma a desenvolver o poder inerente à profissão, de forma a torná-los líderes do grupo e, contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem. A partir de um estudo metodológico qualitativo do tipo estudo de caso, foram escolhidos docentes pertencentes ao jardim-escola e da escola superior de educação. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente, inquéritos directos, entrevista semi-estruturada, observação directa e análise documental. De seguida, procedemos à triangulação dos dados recolhidos, bem como à sua análise. Desta forma, concluímos que existe um desconhecimento por parte dos docentes em relação às relações poder que existem entre professor e aluno, bem como as diferentes fontes de poder que existem neste tipo de relação. Pretendemos com este estudo, criar ferramentas que possam ajudar a criar na sala de aula, líderes democráticos que respeitem os direitos e os deveres do aluno, sem que isso prejudique a sua autoridade e poder enquanto professor, e que benefície o aluno com estudante e como parte integrante de uma sociedade global, democrática e cívica.