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Abstract(s)
Este estudo tem como objectivo a criação de princípios e acções para o
desenvolvimento da profissão docente e da aprendizagem dos alunos, tendo
em conta o poder e a autoridade inerente ao professor do 1.º ciclo. Surge
também para que se possa perceber o tipo de poder que o professor possui na
sala de aula e como é que este pode ajudar no processo de tomada de
decisão.
Trata-se de um estudo actual, com interesse para os diversos actores da
organização escola, e que tem sido fortemente debatido na sociedade.
Estamos convictos que este projecto servirá em absoluto os docentes
desta instituição e não só. Ajudará também todos os professores que iniciaram
a sua docência e que sentem dificuldades em desenvolver uma relação de
poder e autoridade com os seus alunos.
Pretendemos guiar e orientar professores e educadores de forma a
desenvolver o poder inerente à profissão, de forma a torná-los líderes do grupo
e, contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.
A partir de um estudo metodológico qualitativo do tipo estudo de caso,
foram escolhidos docentes pertencentes ao jardim-escola e da escola superior
de educação. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados,
nomeadamente, inquéritos directos, entrevista semi-estruturada, observação
directa e análise documental. De seguida, procedemos à triangulação dos
dados recolhidos, bem como à sua análise.
Desta forma, concluímos que existe um desconhecimento por parte dos
docentes em relação às relações poder que existem entre professor e aluno,
bem como as diferentes fontes de poder que existem neste tipo de relação.
Pretendemos com este estudo, criar ferramentas que possam ajudar a
criar na sala de aula, líderes democráticos que respeitem os direitos e os
deveres do aluno, sem que isso prejudique a sua autoridade e poder enquanto
professor, e que benefície o aluno com estudante e como parte integrante de
uma sociedade global, democrática e cívica.
Description
Keywords
Autoridade Liderança Escola Tomada de decisão